Há muito poucos recursos abordando diretamente os desafios não-acadêmicos e problemas que os jovens empreendedores enfrentam ao longo de sua jornada. Sempre que possível, encorajamos os empresários mais experientes a orientarem a próxima geração de pessoas que procuram realizar seus sonhos. Pois é este insight e instrução privilegiada que irá fornecer a base para os empresários do amanhã. Pensando nos empreendedores jovens, conversamos com especialistas da área para as dicas essenciais para quem está começando. Alguns pontos importantes surgiram em todas as conversas, e nós reunimos eles no nosso artigo..

Empreendedorismo e dicas para iniciantes: tenha foco

Muitos empresários de primeira viagem sentem a necessidade de saltar para cada “oportunidade” que encontram. Oportunidades são muitas vezes lobos em pele de ovelha. Evite fazer o malabarismo entre múltiplos empreendimentos, ou você vai espalhar seus esforços e limitar a sua eficácia e produtividade. Faça uma coisa perfeitamente, não 10 coisas mal. Se você sentir a necessidade de saltar para outro projeto, isso pode significar algo imperfeito ou negativo sobre seu conceito e empreendimento original.

Dicas para empreendedorismo de sucesso: saiba o que você faz e faça o que você sabe

Não inicie um negócio simplesmente porque parece sexy ou possui grandes margens de lucro e retornos hipotéticos. Faça o que você ama. As empresas construídas em torno de seus pontos fortes e talentos terão uma maior chance de sucesso. Não é apenas importante criar um negócio lucrativo, também é importante que você esteja feliz gerenciando e crescendo dia a dia. Se seu coração não está no negócio, você não será bem sucedido.

Como empreender

Empreender é uma via de vários caminhos. Mas com foco, dedicação, e perseverança, é possível fazer o negócio funcionar e se perpetuar. (Foto: Entrepeneur)

Dicas de empreendedorismo para jovens: diga em 30 segundos ou não diga nada

De um encontro casual com um investidor até um cliente curioso, esteja sempre pronto para promover o seu negócio. Divulgue sua missão, serviço e objetivos de uma maneira clara e concisa. Ajuste o seu ritmo ao da pessoa. Menos é sempre mais no mundo empresarial.

Dicas de empreendedorismo com pouco dinheiro: saiba o que você sabe, o que você não sabe e quem sabe o que você não sabe

Ninguém sabe tudo, então não aja com arrogância como se você soubesse. Cerque-se de conselheiros e mentores que irão alimentá-lo para se tornar um líder e empresário melhor. Encontre indivíduos bem sucedidos e conhecedores com os quais você compartilha interesses comuns e objetivos de negócios mútuos que consideram de alta valia trabalhar com você no longo prazo.

Aja como se estivesse tocando uma startup

Esqueça escritórios extravagantes, carros rápidos e contas com altas despesas. Sua carteira é o sangue da vida de sua empresa. Pratique e aperfeiçoe a arte de ser frugal. Monitore cada centavo que sai da sua conta e verifique várias vezes cada despesa. Mantenha uma sobrecarga baixa e gerencie seu fluxo de caixa de forma eficaz.

Dicas de gestão empresarial: aprenda nos momentos difíceis

Nenhum livro de negócios ou plano de negócios pode prever o futuro ou totalmente prepará-lo para se tornar um empreendedor de sucesso. Não existe tal coisa como o plano perfeito. Não há estrada perfeita para o empreendedorismo. Nunca salte direto para um novo negócio sem qualquer pensamento ou planejamento, mas não passe meses ou anos à espera do “momento certo”!. Você se tornará um empreendedor mais completo quando testado em situações difíceis. A coisa mais importante que você pode fazer é aprender com seus erros, e nunca cometer o mesmo erro duas vezes.

Ninguém lhe dará dinheiro de graça

Ninguém vai investir em você sem querer algo em troca ou sem você apresentar um bom negócio. Se você precisar de grandes somas de capital para lançar seu empreendimento, volte para a prancheta. Encontre um ponto de partida em vez de um ponto final. Reduza os planos caros e as despesas grandiosas. Simplifique a ideia até que seja gerenciável como um empreendimento em estágio inicial. Encontre maneiras de provar seu modelo de negócios com um orçamento apertado. Demonstre seu valor antes de procurar investimento. Se o seu conceito for bem sucedido, suas chances de obter capital dos investidores irão melhorar drasticamente.

Seja saudável

Você será muito mais produtivo quando você cuidar melhor de si mesmo. O empreendedorismo é um estilo de vida, não uma profissão em que você trabalha 12 horas por dia ou mais sem se preocupar. Trabalhar até o ponto de exaustão vai queimar você e torná-lo menos produtivo. Não faça desculpas. Coma direito, faça exercícios e encontre tempo para si mesmo.

Aja mais, fale menos

Não fale algo a menos que você possa fazer. Fale menos, aja mais. Endosse seu negócio com entusiasmo, mas com bom gosto. Evite exagerar verdades e divulgar objetivos de longo alcance como certezas. Em suma, seja direto ao ponto, ou fique calado.

Saiba quando desistir de um negócio

Contrariamente à crença popular, um capitão esperto não afunda com o navio. Não se dedique a uma tarefa como tolo por causa do ego. Saiba quando é hora de desistir. Se sua ideia não funcionar, reflita sobre o que deu errado e os erros que foram feitos. Avalie o que você teria feito de forma diferente. Determine como você vai utilizar estas lições aprendidas para melhorar a si mesmo e seus empreendimentos futuros. O fracasso é inevitável, mas um verdadeiro empresário prevalecerá sobre a adversidade.

Como você empreende? Quais dicas ajudaram nos seus primeiros momentos como empreendedor?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)