Frequentemente, uma das primeiras perguntas que um empreendedor tem que responder é onde devo começar minha empresa? São Paulo poderia ser uma resposta óbvia, mas a grande população do estado, unida a uma falta de qualidade de vida, podem não atrair os empreendedores como antigamente. Então quais são as melhores cidades para empreender no país?

Conversamos com especialistas para descobrir o que exatamente faz um ótimo lugar para iniciar um negócio qualquer. As descobertas dos especialistas foram ótimas, mas talvez não tão surpreendentes para os empreendedores. Os elementos mais importantes para o sucesso nos empreendimentos podem ser encontrados em todo o país, se você estiver na mentalidade de procurar tais aspectos nas cidades mais promissoras.

Melhores cidades para empreender: apoio comunitário

Quase todos os especialistas mencionaram o apoio que obtiveram de sua comunidade como um aspecto importante de uma cidade empreendedora. Isso foi especialmente verdadeiro nas cidades do estado de São Paulo, melhores colocadas no ranking.

Proprietários de pequenas empresas estão sempre dispostos a ajudar uns aos outros, porque eles vêem nisso como uma forma de ajudar a comunidade como um todo. Em vez de competir por talentos ou oportunidades, pequenos empresários trabalham juntos para criar uma vibrante cena de empreendedorismo.

Além disso, cidades feitas para empreender também investem pesado na educação empreendedora e na conscientização das pessoas para entenderem melhor o que é empreender, fazendo com que a população local admire e incentive novas ideias.

Cidades onde esse aspecto é mais forte: cidades nos estados do nordeste e no Paraná.

Melhores cidades para empreender

Uma cidade que tem um clima melhor para o empreendedorismo pode ser tudo que seu negócio precisa para ter sucesso. (Foto: EconomicDevelopment.org)

Melhores cidades para empreender: custo de vida

Muitos empreendedores começam negócios em cidades menores por razões econômicas. Quanto menos você gastar em despesas gerais, mais você pode investir em seu negócio. É por isso que há uma explosão de atividade de inicialização em cidades que tem custos de vida baixos.

Muitas cidades estão enfrentando um monte de desafios, incluindo a perda de empregos na indústria e um declínio populacional. Embora a crise possa tornar tudo mais difícil, os especialistas afirmam que uma vantagem é o custo inferior à média de fazer negócios. Isso torna mais fácil para os empresários tentarem, falharem e tentarem novamente.

Em cidades em crescimento, proprietários de pequenas empresas observaram o custo de fazer negócios ainda é muito razoável, e a cidade tem um custo de vida inferior à média. Gastar menos em aluguel e outros serviços públicos permite que as pessoas paguem mais por talentos críticos nas áreas que precisam ter um diferencial em suas empresas.

As cidades com menores custos de vida para empreendedores são as dos estados do centro oeste, Minas Gerais e Paraná.

Melhores cidades para se abrir uma empresa: infraestrutura

Se você vive em uma cidade que suporta melhor as inovações tecnológicas, pode fazer uma grande diferença. Estes lugares oferecem recursos que tornam cada passo mais fácil, desde a obtenção de licenças de negócios até encontrar parceiros para suas ideias.

Estas cidades incentivam a criatividade e o empreendedorismo ao fornecer um ambiente ideal para a melhor qualidade de vida, incluindo um transporte público de qualidade, acesso amplo a rede elétrica e serviços públicos, além de uma internet com boa qualidade.

Nesse aspecto, as cidades do estado de São Paulo são incomparáveis, seguidas de longe pelas cidades dos estados do sul do país e as cidades do triângulo mineiro e da região de Belo Horizonte.

Melhores cidades para investir e empreender possibilitam que você crie raízes naquele ambiente

A maioria dos empresários quer lançar seus negócios em uma cidade onde eles vão viver por um tempo. Você pode até pensar em mudar-se para um grande centro, mas sua família pode decidir que é melhor fixar raízes em outros lugares, como cidades do interior.

Uma educação de alto nível, custo de vida baixo e uma boa infraestrutura também tornam acessíveis os ambientes para começar carreiras e criar famílias.

Todo empreendedor sabe que você vive o sonho de sua empresa, mas a coisa mais importante na vida é a família. Ser capaz de ver o jogo de futebol dos seus filhos ou a apresentação de dança deles é impagável, e grandes centros com pouca qualidade de vida e segurança impossibilitam isso.

Cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e interior de Minas Gerais são as melhores nesse aspecto.

E você, onde pretende empreender? O que faz uma cidade digna de seu empreendimento? Quais aspectos você julga mais importantes?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)