Como melhorar a qualidade de vida no trabalho e motivar funcionários?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Quando se trata de criar um ambiente de trabalho, bom design é mais do que um espaço bonito que impressiona os potenciais clientes. Eventualmente tudo se conecta: pessoas, idéias, objetos. A qualidade das conexões é a chave para a qualidade de vida. Mas como trabalhar essa qualidade no ambiente profissional?

No escritório, um ambiente inspirador se traduz em trabalhadores motivados, comprometidos, mais produtivos e mais felizes. O espaço físico de um negócio é crítico para o sucesso de uma empresa – especialmente uma pequena empresa que precisa encontrar maneiras de atrair e reter os melhores talentos para ganhar vantagens sobre seus concorrentes. Um design eficaz não significa necessariamente contratar um arquiteto e investir em materiais de construção caros, nem em metodologias complexas para organização do espaço. Considere estas maneiras chaves que um local de trabalho pode elevar a qualidade de vida do ambiente profissional.

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Qualidade de vida no trabalho nas empresas: a importância da flexibilidade

Os funcionários que podem escolher quando e onde trabalham são mais produtivos e tem uma melhor imagem sobre seus empregadores. Para que isso seja possível, é necessário projetar as estações de trabalho para que os membros da equipe possam se mover facilmente para melhor acomodar vários projetos, ou que possam mover literalmente o ambiente de trabalho para a melhor configuração possível a um dado projeto. Ofereça lugares em toda a instalação para atender quaisquer necessidades: salas de conferências e lugares para projetos de equipe menores, bem como espaço confortável para os esforços independentes. Isso pode incluir lugares relaxados para almoçar, mesas ao ar livre ou uma sala de estar com área de sofás confortáveis para relaxamento, com internet, um café, e até uma televisão para jogos ou distração com algum programa de TV, seriado, ou filme..

Melhora na qualidade de vida profissional

Um ambiente de trabalho bem construído é essencial para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, e pode influenciar muito na produtividade de todos os envolvidos. (Foto: City Calling)

Qualidade de vida no trabalho: construa o ambiente em relação a hábitos naturais

Para melhorar um espaço de trabalho existente, preste atenção para onde os funcionários naturalmente estão. Se conversas tendem a demorar na máquina de café, decore aquele ambiente específico. Invista em uma mesa alta e bancos altos para colocar lá, e mantenha uma tigela de frutas frescas reabastecida no mesmo local. Se os membros da equipe se reúnem em uma área ensolarada para o almoço, disponibilize o WiFi para a área e ocupe-a com mobiliário de exterior confortável. Pode parecer que essas ações diminuem a produtividade mas, na verdade, realizam o oposto disso no médio e longo prazo.

Exemplos de programas de qualidade de vida nas empresas: conexão entre as pessoas

Quando os funcionários tem uma linha de visão direta para seus colegas e gerentes imediatos, eles tendem a se sentir mais confiantes e engajados. Invista em uma exibição visual central dos projetos de equipe: Isso pode ser tão simples quanto usar um quadro branco ou quadro de avisos, ou algo mais elaborado como uma parede inteira para os trabalhadores poderem rabiscar metas ou fazer o brainstorm de ideias.

Quebrar paredes no ambiente de trabalho também funciona muito bem, literalmente. Um exemplo desse tipo de ambiente é o escritório do Facebook, onde não há paredes separando os funcionários e até o CEO da empresa trabalha no meio de todos eles. Nos escritório do Google, há vários espaços de convivência para que os funcionários discutam projetos e desenvolvam novos produtos e serviços.

Qualidade de vida no trabalho envolve também o meio ambiente

Os trabalhadores se dedicam mais ao trabalho quando o meio ambiente está envolvido. Isso não significa apenas colocar flores e plantas no ambiente de trabalho. Significa também mostrar a identidade da empresa. Por exemplo, há muitas empresas que colocam vários relógios com o nome de diferentes capitais e o horário nessas capitais logo na entrada da empresa. Isso pode mostrar a conexão da empresa com o mundo ao redor. Outra forma de conectar a empresa ao meio em que ela está inserida é nomeando salas de acordo com as cidades onde a empresa tem filiais, ou espalhando obras de arte dos países onde a empresa atua. Como você pode ver, há várias formas de colocar a marca no meio ambiente e melhorar a qualidade de vida no trabalho ao desenvolver uma identidade com a qual os trabalhadores se sentirão bem.

Iluminação e cores são importantes para a qualidade de vida nas empresas

Pesquisadores descobriram que os trabalhadores expostos à luz natural tinham mais energia e eram mais produtivos no final do dia do que aqueles que passavam o dia em um ambiente artificialmente iluminado. As cores brilhantes afetam o humor, também. Em geral, o azul é estimulante, o verde promove a calma e o amarelo provoca criatividade, e essas reações são universais (não relacionadas aos gostos pessoais, idade ou nacionalidade). Você pode introduzir realces de cor no ambiente profissional com quadros, papéis de parede, ou até mesmo móveis coloridos para realçar o ambiente.

Como você faz para melhorar a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho? Quais dicas daria para quem quer proporcionais mais benefícios de qualidade aos seus empregados?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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