Jornada com horário flexível: tudo que você precisa saber!
Existem vantagens para empregadores e funcionários quando o empregador permite que os funcionários trabalhem horários flexíveis. Se o horário de trabalho flexível envolve a compactação de dias úteis, o horário diário flexível ou o teletrabalho, existem desafios para o empregador e o empregado. Vamos dar uma olhada nas vantagens para os empregadores e funcionários que a negociação de um horário de trabalho flexível oferece.
Horário de trabalho com flexibilidade para funcionários
Com horários de trabalho flexíveis, os funcionários experimentam um bom número de benefícios. Um dos que muitos trabalhadores apontam primeiro é a flexibilidade para atender às necessidades da família, obrigações pessoais e responsabilidades da vida convenientemente. Se você tiver um horário flexível, poderá ir a uma conferência de pais e professores durante o dia, fazer uma aula de ioga ou estar em casa quando chegar a pessoa que repara a máquina de lavar.
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Configurações flexíveis de trabalho permitem que os funcionários trabalhem quando realizam mais, se sentem mais atualizados e gostam de trabalhar. Muitos gerentes acham que madrugadores são trabalhadores esforçados e corujas noturnas são preguiçosas. Não há evidências de que esse seja o caso – é simplesmente cultural.
Transporte de funcionários
A programação flexível inclui a capacidade de ajustar os dias e as horas de permanência no escritório e também permite que os funcionários trabalhem remotamente. Obviamente, com o deslocamento para um espaço de trabalho em casa, os funcionários evitam o tráfego e o estresse do deslocamento durante o horário de pico. Você pode se surpreender com a rapidez com que uma viagem pode ser feita se puder dirigir para o escritório às 10 h em vez das 8 h.
Os funcionários economizam dinheiro com um consumo reduzido de tempo de deslocamento e custos de combustível. Em algumas áreas, deslocamentos de mais de uma hora em cada sentido não são incomuns. Se esses funcionários têm permissão para trabalhar em casa, isso economiza duas horas de tempo, combustível e desgaste na estrada. Sem mencionar, menos pessoas dirigindo significa que é mais fácil para as pessoas que estão viajando.
Capacitação dos funcionários para o horário flexível
Os funcionários têm uma maior sensação de controle pessoal sobre o cronograma e o ambiente de trabalho. Uma razão pela qual as pessoas gostam de trabalhar sozinhas é a questão do controle. Ao permitir que os funcionários determinem seu próprio horário e ambiente de trabalho, você apela ao espírito empreendedor – o que pode ser bom para seus funcionários.
A flexibilidade incorporada também reduz o desgaste dos funcionários devido à sobrecarga. Flexibilidade significa que os funcionários podem fazer uma pausa quando precisarem, sem causar a ira de um chefe.
Custos com creche para funcionários
Dependendo do horário de trabalho flexível escolhido, pode diminuir as horas e os custos externos de atendimento infantil. É preciso ficar claro que, para todos os empregos, exceto para alguns, o trabalho em casa ainda requer cuidados com as crianças, porque você não pode trabalhar efetivamente enquanto também diverte uma criança.
No entanto, se um casal tem horários flexíveis, mamãe pode entrar no escritório às 6:00 da manhã e papai pode preparar as crianças para a escola. O dia de oito horas da mãe termina às 14 h. e ela pode encontrar o ônibus às 15 h, enquanto papai começa o dia de trabalho às 21:30 h. O resultado são dois empregos em tempo integral e renda sem custos com assistência à infância.
Principais vantagens do horário flexível de trabalho
Para os funcionários:
- Flexibilidade para melhor atender às necessidades familiares e pessoais
- Redução do tempo de deslocamento e despesas com gás
- Ter mais controle sobre o cronograma e ambiente de trabalho
- Pode trabalhar durante as horas que melhor se adequam aos seus ciclos de energia
Para os empregadores:
- Aumenta o moral dos funcionários
- Reduz o atraso e o absenteísmo
- Reduz a rotatividade de funcionários
- Melhora a imagem da empresa como um local ideal para trabalhar em família
Principais desvantagens do horário flexível de trabalho
Para os funcionários:
- Difícil para a equipe de escritório trabalhar tão eficientemente com a equipe de teletrabalho
- Trabalhar em casa pode enganar os entes queridos sobre sua disponibilidade
- Nenhuma linha divisória clara entre casa e trabalho
Para os empregadores:
- Alguns funcionários podem não trabalhar eficientemente sem supervisão
- Semanas de trabalho compactadas podem significar que a disponibilidade do cliente sofre
- Sentimentos de injustiça quando apenas alguns funcionários têm trabalho que pode ser feito remotamente
Empregadores ganham comprometimento
Com horários de trabalho flexíveis, os empregadores também obtêm benefícios. Desistir de algum controle dos horários de trabalho aumenta o moral, o envolvimento e o comprometimento dos funcionários com a organização. A opção também reduz a rotatividade, o absenteísmo e o atraso dos funcionários, permitindo que os funcionários cumpram as horas com as obrigações domésticas e familiares. O fluxo de projetos e trabalho pode aumentar à medida que os funcionários são capazes de trabalhar quando realizam mais, se sentem mais atualizados e gostam de trabalhar.
Mais possibilidades para os empregadores
Oferecer horários de trabalho flexíveis aumentará sua capacidade de recrutar funcionários de destaque. Você desenvolverá uma imagem como empregador de escolha com horários de trabalho flexíveis para toda a família. O fornecimento de opções pode estender seu horário de operação, o que é especialmente importante para departamentos como atendimento ao cliente.
A tecnologia em nuvem permite que os funcionários toquem documentos fora do ambiente do escritório. Em algumas empresas, isso permite à empresa expandir sua área de serviço para outros fusos horários ou até globalmente. Usando opções de trabalhadores remotos, a empresa pode contratar trabalhadores de áreas onde os salários por hora são mais baixos e reduzem as despesas gerais de remuneração. No entanto, deve-se tomar cuidado para que o esforço para diminuir os salários não prejudique o produto de qualidade do serviço que você fornece.
Os custos indiretos podem cair quando você emprega trabalhadores remotos. Você reduzirá os requisitos de espaço para escritórios e o custo de mesas, cadeiras, computadores e outros equipamentos necessários.
Desvantagens para os funcionários
Os funcionários que prosperam em um ambiente de escritório podem achar difícil trabalhar quando os colegas não cumprem o mesmo horário. Os esforços da equipe podem exigir planejamento e coordenação avançados dos dias e horários agendados dos funcionários. É por isso que muitos empregadores exigem dias e horários essenciais, durante os quais todos estão no escritório.
Não há uma definição clara entre trabalho e casa. Às vezes, quando você usa agendas flexíveis, isso significa trabalhar o tempo todo. Se o seu chefe permitir a flexibilidade de ir ao jogo de futebol de seu filho, ele poderá não se sentir culpado por ligar para você às 21:30 h.
Os trabalhadores remotos podem fazer com que vizinhos e amigos pensem que você não está realmente trabalhando, causando problemas nos relacionamentos. A família e os amigos podem ficar chateados quando você diz que não pode cuidar do filho ou deixar o técnico entrar em casa – porque, afinal, você fica em casa o dia todo. Trabalhar em casa – embora se torne mais comum – ainda é um conceito estranho para muitas pessoas.
Desvantagens para os empregadores
Alguns gerentes, que estão acostumados a ver quando seus funcionários chegam ao trabalho, observando o que os funcionários fazem o dia todo no trabalho e sabendo quando as pessoas saem para casa, têm problemas para se adaptar ao novo estilo de gerenciamento que exige confiança. Além disso, em departamentos orientados para equipes, as equipes ainda precisam se reunir, o que exige diretrizes definidas e o malabarismo de cronogramas.
Algumas pessoas aproveitam a flexibilidade e a capacidade de trabalhar em casa. Se um funcionário exige estrutura, pode ser difícil se concentrar no trabalho, e não nas tarefas domésticas e no entretenimento. Às vezes, as pessoas orientadas para o escritório veem seus colegas de trabalho em casa como preguiçosos porque não conseguem ver fisicamente sua produtividade.
Semanas de trabalho compactadas podem complicar a entrega de clientes – os clientes esperam atendimento 5 dias por semana durante o horário comercial e podem ser exigentes quando um funcionário não os atende. Por esse motivo centrado no cliente, os trabalhos que exigem responsabilidades voltadas para o cliente permitem apenas certos tipos de horário flexível. Dias inteiros trabalhando em casa não são uma opção.
Outros tipos de trabalhos, como fabricação na linha de montagem e assistência médica prática, como enfermagem, compartilham as mesmas desvantagens. Os empregadores lutam com justiça quando apenas certos funcionários podem trabalhar remotamente.
No geral, as vantagens geralmente superam as desvantagens e um bom gerente pode lidar com as desvantagens. A programação flexível tornou-se parte do que os funcionários procuram em seus pacotes abrangentes de benefícios a funcionários. Seus funcionários vão amar você; o empregador se beneficiará do moral geral positivo, que está associado ao aumento da produtividade.
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Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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