O empreendedorismo tem definições bem amplas. e muitas vezes usadas de forma errada. Mas como se define um empreendedor? O que diferencia das outras pessoas? Não há apenas uma resposta para essa pergunta, porque dentro do empreendedorismo há vários perfis de indivíduos que podem atuar na busca de oportunidades. Mas quais são esses tipos de empreendedor?

Tipos de perfil empreendedor: o que quer mudar o mundo

Este empreendedor é profundamente ciente do ambiente ao redor, tanto em uma escala local quanto global. Talvez esse perfil de empreendedor tenha sido um ativista ou ambientalista antes de começar, e é muito provável que tenha inclinações para tendências sustentáveis ao fazer negócios. Esse empreendedor busca ideias e cria empresas, que possam fazer um impacto positivo no mundo, acreditam que o sucesso é medido pelo impacto que ela causa no mundo. Quando se trata de mídias sociais, esse empreendedor tem um ótimo contato com o mundo. Você sabe que e está comprometido a viver de acordo com as palavras de grandes ativistas, mudando uma pessoa e uma empresa no mundo por vez para uma visão que mudará o ambiente onde vive.

Exemplos de empreendedores nesse perfil: Gandhi, Jacques Cousteau, Carl Sagan, Herbert “Betinho” de Souza, Paulo Freire.

Tipos de empreendedorismo: o inovador

Este empreendedor foca na criação de produtos ou serviços. A inovação é mais importante para empreendedores inovadores do que realmente possuir uma empresa. Este perfil tem uma habilidade para aparecer com ideias novas ou fazer velhas ideias funcionarem melhor. No entanto, isso também significa que podem precisar delegar mais e contratar profissionais qualificados para cuidar das tarefas que não gosta de fazer. Enquanto você confia em seus instintos, você também faz muita pesquisa. É provável que este profissional tenha o objetivo de criar um império dos negócios, e buscará sempre anotar novas ideias num papel ou bloco de notas no computador, smartphone, ou tablet.

Exemplos de empreendedores nesse perfil: Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Wozniak.

Quais são os tipos de empreendedores

Conhecendo melhor os tipos de empreendedores, é possível saber onde estão os pontos fortes e fracos de cada perfil, trabalhando para otimizar o desempenho no mundo dos negócios. (Foto: Youth Village)

Tipos de empreendedores: o oportunista

Pessoas com esse perfil de empreendedorismo tem um dom intuitivo e são capazes de escolher os locais certos e na época perfeita. Algumas pessoas podem chamá-los de impulsivos, mas isso é apenas uma outra maneira de dizer que eles são oportunistas, especialmente quando tantos de seus investimentos deram resultado. Como um empreendedor inovador, esse profissional também confia nos próprios instintos ao realizar pesquisas de investimentos. No entanto, este empreendedor precisa ser um pouco melhor no planejamento antecipado se quiser construir um império.

Exemplos de empreendedores nesse perfil: Warren Buffet, Flávio Augusto, Jorge Paulo Lemann.

Tipos de empreendedores: o eclético

Diversificação é a palavra chave para este investidor. Ele não tem medo de explorar tendências ou intervir quando necessário. Isso faz com que ele goste mais do risco, e realmente acredita que não há grandes recompensas sem grandes riscos. No entanto, esse empreendedor também sabe quando ouvir e como ouvir, o que significa que precisa encontrar os investidores, partes interessadas e parceiros certos para ser bem sucedido. Esse empreendedor provavelmente se tornou um empresário para tirar proveito do estilo de vida independente ou simplesmente porque não queria trabalhar para outras pessoas.

Exemplos de empreendedores nesse perfil: Larry Page, Sergey Brin, Jeff Bezos,  Li Ka-shing.

Tipos de empreendedores: o empreendedor serial

Este empreendedor é flexível e sempre olha para o futuro para a próxima grande oportunidade. O “cientista” dos empresários, pessoas com esse perfil podem ter um monte de estresse e escova passado experiências negativas com facilidade. Um líder total, você podem realmente ter dificuldade em aprender com os fracassos do passado. Eles medem o sucesso no quanto eles são melhores do que a concorrência e em quanto dinheiro ganham.

Exemplos de empreendedores nesse perfil:  Andreas von Bechtolsheim, Sir Richard Branson, Oprah Winfrey, Elon Musk.

Tipos de empreendedor: o amador

Este tipo de empreendedor ainda não é um chegou na maturidade do empreendedorismo, e provavelmente não vai conseguir chegar lá. esse perfil de empreendedor é rico com ideias, mas o trabalho mais básico ainda precisa ser feito. Se esse profissional ganhar na loteria, tem o potencial para começar um negócio próprio, tirar férias ou investir em um negócio que já começou. Ele quer desfrutar o estilo de vida próprio e se considera uma pessoa cheia de ideias e criativa, mas precisa de mais motivação para se tornar um dos outros cinco tipos de empreendedores genuínos.

Qual seu perfil de empreendedor?

Você se reconheceu em um desses tipos de empreendedorismo? Bom, você provavelmente se viu encaixado um pouco em cada um desses perfis. Empreendedores são profissionais diversificados, capazes de lidar com diversas oportunidades e situações. Ser um empreendedor não é uma coisa claramente definida. Estes indivíduos equilibram as vidas pessoais e profissionais, tentando ficar longe dos extremos. Alguns dias, um empreendedor pode ser um oportunista, e depois ser um visionário.

Ser empreendedor significa ser diferentes tipos de coisas em momentos diferentes. Isso torna uma profissão desafiadora, mas nunca chata.

Você se identificou com algum desses tipos de empreendedores? Qual? Como você empreende?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)