Quer tirar férias mas ser dono de seu próprio negócio tem dificultado isso pra você? Se está impossível tirar férias, você com certeza está fazendo algo errado, porque ninguém vive só de trabalho. Por isso, reunimos dicas para que mesmo o empreendedor mais workaholic possa ter um tempinho de descanso para si mesmo, os amigos, e para a família.

Dono do próprio negócio tirando férias: escolhendo o responsável no seu lugar

Antes mesmo de pensar sobre a tecnologia que você gostaria de usar para ajudar a gerenciar seu negócio enquanto você está ausente, a primeira coisa que você deve considerar é selecionar um de seus funcionários confiáveis ​​para se posicionar no seu lugar. Ter um suporte confiável que conheça seu negócio por dentro e por fora pode ajudar a trazer paz de espírito enquanto você estiver de férias. Garanta uma transição suave ao passar de tarefas rotineiras e inesperadas, juntamente com os procedimentos apropriados.

Comunicação é a chave para as férias do próprio negócio

Muito pode acontecer em um dia. Antes de relaxar para suas férias, percorra diferentes cenários e considere o quão envolvido você estará se algo acontecer. Você também deve avaliar como sua partida pode afetar sua equipe. Eles esperam que você faça verificações regulares? O seu substituto terá autoridade absoluta para tomar decisões? O que poderá ser considerada uma emergência? Todas estas são boas perguntas para fazer antes de se comprometer com as merecidas férias. Esclareça suas expectativas antecipadamente para que sua equipe de volta para casa saiba como e quando chegar a você.

Como tirar férias sendo dono de negócio?

Ter um negócio não significa que você não pode tirar um tempo para relaxar e descansar. Aliás, é importante que você consiga esse tempo para poder recarregar as baterias do empreendedorismo. (Foto: JenningsWire)

O empreendedor que quer tirar férias tem que definir limites

Assim como você deve definir limites com sua equipe, defina limites para si mesmo. Uma boa parte das pessoas em férias concordam que o smartphone é o item mais importante que eles levam nas férias, sem contar no uso diário dos dispositivos todos os dias. E, embora estejam de férias, verificar os e-mails de trabalho é a atividade mais comum nos smartphones. Dessa maneira, você não estará tirando umas férias se você está colado no seu telefone. Se você se comprometeu a efetuar o check-in por e-mail apenas uma vez por dia, escolha um  horário e fique com ele. As rotinas simples aliviarão suas ansiedades enquanto ainda lhe proporcionam o intervalo que você precisa. Dito isto, evite a tentação de verificar com mais frequência seu smartphone. Se você preparou bem sua equipe, eles não esperam uma resposta imediata enquanto você está curtindo suas férias.

Mantenha-se ligado com ferramentas de colaboração baseadas na web.

Se sua equipe usa uma ferramenta de colaboração baseada na web, use-a para permanecer atento ao que está acontecendo no negócio, mas dentro dos limites que você definiu para si mesmo. Com acesso a este tipo de ferramentas, você pode solucionar problemas em tempo real sem ficar amarrado à sua loja física. Em breve você perceberá que sua ansiedade foi infundada e que sua empresa está funcionando bem na sua ausência.

Programe uma videoconferência

Seu encarregado pela empresa na sua ausência pode estar muito bem preparado para gerenciar a empresa enquanto você está fora,  mas uma crise pode ser difícil de lidar sem sua contribuição. Em alguns casos, encontrar-se face a face, mesmo que seja por alguns minutos, pode ser tudo o que é necessário para acalmar os funcionários e mudar a situação. Ferramentas de videoconferência são perfeitas para conversas de vídeo ao vivo. Você pode usá-las em qualquer dispositivo, tornando fácil conversar e negociar as soluções para os mais diversos problemas.

A execução de um negócio durante suas férias é apenas um dos muitos desafios que os empresários enfrentam, mas, como a maioria das coisas, com um pouco de planejamento e preparação, isso pode ser feito.

Como você tira férias do seu negócio? Que dicas daria para empresários que estão tentando descansar da empresa?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)