Escolher o dia exato para as férias é o sonho de praticamente todo trabalhador. Porém, como a maioria já deve saber, é bem difícil conseguir definir uma data exata para suas férias, já que muitos fatores entram em conflito aqui e influenciam a data exata em que você poderá curtir aqueles bons momentos de relaxamento. Vamos entender um pouco sobre as férias do trabalho para ajudar nossos leitores na dúvida sobre a data de suas férias.

Quando um empregado tem direito a tirar suas férias?

Após 12 meses do contrato de trabalho. As férias devem ser concedidas no segundo ano no emprego. Sem 12 meses completos, a única possibilidade de férias é no caso de férias coletivas, como é o caso por exemplo dos professores na maioria dos estados, que tem ferias coletivas em janeiro ou dezembro. Caso as férias não sejam respeitadas, o empregado é remunerado pelo dobro do salário no período em que ficou sem férias, ou seja, após completos 2 anos sem tirar férias. Note que pode haver descontos de dias de férias se o empregado faltou sem justificativa.

O empregador é quem escolhe o período e férias

Não que não exista negociação. Porém, a palavra final é sempre do empregador. O ideal aqui é que sempre haja uma negociação e conversa conjunta entre empregados e empregador para definir datas que agradem a todos. Porém, vale lembrar que suas férias quando começarem não podem coincidir com domingos nem com feriados, contando 30 dias corridos a partir da data definida.

Férias no ambiente de trabalho

Planeje suas férias apenas após confirmar a data com seu empregador ou você poderá sair no prejuízo. (Foto: universofeminino.blog.br)

As férias poder ser fracionadas?

Salvo raras exceções, as férias devem ser ininterruptas.

Como negociar a data das minhas férias?

O primeiro passo aqui é manter sempre uma linha de comunicação diretamente com seu empregador ou setor de RH de sua empresa sobre os meses e datas em que acha mais apropriado tirar suas férias. Muitos pais preferem férias em dezembro ou janeiro, para aproveitar os momentos com os filhos. Outros preferem alguns meses específicos por causa de celebrações, como carnaval e outros. Através deste processo, saiba que são poucas as empresas que desconsideram completamente a vontade do empregado e você ainda pode fazer sua imagem com seus superiores. Se você quer uma data específica, ofereça-se para cumprir um horário diferenciado ou faça favores ao seu empregador. Você deve deixar claro que para ele será uma vantagem a flexibilidade das suas férias.

Ficou alguma dúvida? Pergunte nos comentários abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo!

50 comentários para “Posso escolher a data das minhas férias?”

  1. Val

    Estou planejando tirar 30 dias de férias em 10 de setembro (já negociado com meu gerente), mas a empresa diz que só concede férias no primeiro dia útil do mês. Posso exigir iniciar as férias no dia que desejo ou sou obrigada a aceitar a data que a empresa quer?
    Obrigada.

    • Equipe Ponto RH

      As férias devem ser em comum acordo e seguindo as leis trabalhistas dos períodos de aquisição e concessão.
      A empresa pode sim definir as datas. Algumas são mais flexíveis mas isso não é obrigatório.

  2. Guima

    O início das férias tem que ser sempre na segunda-feira ou pode se qualquer outro dia da semana (DE ACORDO COM A LEI)?

    • Equipe Ponto Rh

      Dia primeiro do mês das férias ou de acordo com a Convenção Trabalhista da sua categoria.

  3. Stefanny

    Na minha empresa pode tirar 15 20 ou 30 dias de férias, mais se eu quiser tirar 30 e eles só quiserem me dar quinze dias eles podem fazer isso?

    • Equipe Ponto Rh

      O que a Convenção Trabalhista da sua categoria diz sobre as férias? Pela CLT, todos os trabalhadores tem direito a 30 dias ininterruptos de férias. Porém, algumas categorias, como professores, tem direito a mais dias. Confira com seu sindicato.

  4. Delma

    Vou fazer 1 ano agora dia 12/09 gostaria de tirar ferias em outubro, falei com o meu gerente ele me disse que na empresa só tira ferias quando esta proximo a vencer duas o que eu faço? mandei um e-mail pro rh mas nimguem me respondeu o que eu devo fazer?

    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato com o Sindicato da sua categoria profissional e veja com eles quais são as regras para as férias.

  5. Sil Araújo

    Olá, completei um ano de carteira ass. Em 01/08 e gostaria de iniciar minhas férias dia 28/09 (segunda). Minha dúvida é: tem alguma restrição em iniciar as férias sem ser no dia 1º?

  6. Pri Baxter

    Boa tarde! Fiz um ano de empresa em novembro e solicitei minhas ferias para dezembro com dois meses de antecipação, porém justifiquei em papel o porque dessa data a empresa não me encaixou nesse mes o que poderia fazer?

    • Equipe Ponto Rh

      Pri, entre em contato com seu sindicato para saber o que pode ser feito e como deve ser realizada a marcação de férias para a sua categoria.

  7. Edison

    Sou aposentado, e continuo trabalhando. É Um direito meu escolher a data que desejo pegar ferias? Existe essa lei.

    • Equipe Ponto Rh

      Entre em contato com seu sindicato Edison, para se esclarecer melhor.

  8. Vanderlei Ferriera Silvestre

    Sobre CLT, qual é a regra para ferias, pode no meio da semana, antes de feriado?

    • Equipe Ponto Rh

      Geralmente, começa no dia 01, Vanderlei, mas as regras variam entre diferentes categorias e sindicatos.

  9. Andre

    E no caso da empresa fracionar em 2 nossas férias por motivo de férias coletivas, ela pode escolher as duas datas destas frações?

    • Equipe Ponto Rh

      Depende do acordo coletivo da categoria. Converse com seu sindicato, Andre.

  10. Patricia

    Pedi minhas férias pra 10/2/16 há 2 meses, um empregador antecipou para o dia 29/1/16 mas só comunicou dia 22/1/16, queria saber se eu sou obrigada a aceitar essa data já que tinha pedido há 2 meses, alegaram que vou ter no mês de março a outra férias pra vencer, esse período que havia escolhido atrapalharia no mês subsequente que irá vencer a outra ferias

  11. Edna Araújo

    Boa noite. Fiz um ano de empresa dia 1 de julho do ano passado. Requisitei minhas férias para março deste ano. Já se passaram sete meses e até agora NADA. Sou OBRIGADA a tirar férias quando a empresa quiser? Ou seja, ferias compulsórias? Obrigada.

  12. Míriam Gomes Pereira da Costa

    No dia1/11/2016 estarei de férias, só que dia 5/12 completam duas férias. Isso pode acontecer?

    • Equipe Ponto Rh

      Pode, Míriam.

  13. Gabriele

    Minhas férias venceram em março, só que a empresa não quis me dar minhas férias em março. Sendo que querem me dar em Julho mais não estou de acordo, já que não tirei no mês que venceu, gostaria de tirar em outubro. Quero saber se posso escolher ou se sou obrigada a aceitar o mês de Julho? Obrigado.

  14. Thais

    Bom dia, tirei minhas férias ano passado 01/07/2015 e quero tirar este anona mesma data. A empresa pode se opor a me dar férias nesse período? Obrigada

    • Equipe Ponto Rh

      Pode Thais, desde que sua Convenção Trabalhista não tenha nada que especifique outros direitos. Converse com seu sindicato.

  15. Qeise

    Bom dia, Já tenho 4 anos que tiro as minhas ferias sempre no período de dezembro, pois esse ano a empresa quer mudar, tenho algum direito que eu possa recorrer? Por tirar a anos sempre no mesmo período e já tenho programações?

    • Equipe Ponto Rh

      Qeise, converse com seu sindicato para saber se há alguma obrigação quanto às datas de férias.

  16. Alessandra Moraes

    Boa noite minha duvida e que tenho 3anos de empresa nos dois aos tirei ferias entre maio e abril porém neste ano a empresa adiou minhas ferias para novembro ate ai tudo bem, porém a empresa não esta me dando opção de datas esta dizendo que só posso tirar dia 21novembro eu gostaria de ter mais opção de datas tem algum argumento conforme a lei que posso utilizar para mudar isso.

  17. Thulio

    Assinei meus papéis e recebi as férias 20 dias, porém continuo trabalhando para poder tirar mas na frente, no final da semana vou fazer uma cirurgia e o atestado é de 30 dias. Tenho direito as férias visto que foi acordado pela empresa que eu trabalhasse e tirasse mais tarde?

    • Equipe Ponto Rh

      Depende, Thulio. É Importante conversar com o RH da sua empresa e conversar com seu sindicato, para entender as regras de férias para sua categoria.

  18. Simone

    Olá meu empregador quer me dar ferias em agosto/16…mas neste mes tenho uma cirurgia marcada dia 12/08/16…ele pode me obrigar a tirar ferias neste mes?

    • Equipe Ponto Rh

      Não há regra específica para a data das férias Simone, a não ser que o sindicato da categoria diga diferente. Confira com seu sindicato se há alguma regra mais específica para férias. Se não houver, ele pode te dar as férias quando quiser sim, respeitando os prazos legais.

  19. Noeli

    Gostaria de saber se a uma regra p gozar as ferias
    Pois eu fiz 1 ano em março einha colega. Final de abril, mas ela ganhou ferias sntes doque eu

    • Equipe Ponto Rh

      Noeli, depende. Veja com o sindicato se há alguma regra específica para férias na sua categoria.

  20. Simeia

    Olá estou com férias vencidas e em Setembro já vence a segunda
    Gostaria de saber se quando meu chefe querer me dar se sou obrigada a pegar?

    • Equipe Ponto Rh

      Simeia, consulte seu sindicato. Ele é obrigado a dar as férias assim que você já tem o período de aquisição completo.

  21. Darlan Diogo

    A empresa pode dar férias meio de mês
    No caso meu dia 15 de uma mês a 15 de outro mês ou só no começo de mês
    É se eu tenho o direito de pedir começo de mes

    • Equipe Ponto Rh

      Darlan, depende do que está na Convenção Trabalhista da sua categoria. Nosso artigo//www.pontorh.com.br/convencoes-trabalhistas-para-que-servem-onde-conseguir/ pode te ajudar sobre isso

  22. Reinilton R de Santana

    Bom dia a minha porgunta e que eu sempre tirei ferias no meu trabalho e julho só que o meu chefe veio me fala que naõ e possivel isso mais que previlegio do focionario que sou eu e verdade?

    • Equipe Ponto Rh

      Reinilton, em alguns casos é um direito garantindo pela Convenção do sindicato. Consulte nosso artigo//www.pontorh.com.br/convencoes-trabalhistas-para-que-servem-onde-conseguir/ para saber onde encontrar sua convenção.

  23. Maria

    Vou fazer um ano de c arteira assinada no mes que vem.já posso tirar ferias? Quais os meus direitos? meu salário bruto é 1058; com descontos é 910

    • Equipe Ponto Rh

      Pode Maria, mas tem que consultar seu sindicato. Os valores você tem que consultar o contador da sua empresa.

  24. Roliane Garcia

    Entrei na empresa dia 01 de Setembro de 2011, já sai de férias e claro, mas quero saber o seguinte:
    No ano de 2015 sai de férias em 20 de Maio de 2015 e voltei dia 18 de Junho de 2015. Posso sair de férias outra vez? Minha empresa sairá dia 01 de Setembro de 2016. Obrigado

    • Equipe Ponto Rh

      Roliane, se completou um ano de trabalho, sim, pode sair de férias, mas sua empresa tem que respeitar as regras da Convenção Trabalhista de sua categoria.

  25. Aline

    Oi.estou de licença maternidade e volto dia 06/06, meu gerente me ligou dizendo que eu só voltaria dia 07/07, pois tiraria minhas férias no mês de junho, porém vence as férias dia 14/07, o rh não autorizo, e ele me aviso encima da hora, posso recorrer em tirar agora mesmo assim?

    • Equipe Ponto Rh

      Aline, tem que ver com seu sindicato.

  26. Jessica

    A última vez que tirei férias foi em julho de 2015. Nesse ano de 2016 eles podem me dar férias em julho? O dia que entrei na empresa foi 17/01/2011.

    • Equipe Ponto Rh

      Podem, mas você tem que confirmar com o RH da empresa. Existem categorias profissionais com regras específicas para as férias, que devem ser respeitadas.

  27. Petter A.

    Tenho uma duvida, sempre tiro ferias em janeiro a mais de 10 anos a empresa pode mudar essa data sendo que e contra minha vontade!

  28. Warlen

    Olá boa noite tirei ferias quando fiz 12 meses certinho, este ano de 2016 queria tirar no mesmo mes que tirei no ano passado e possivel.

  29. Atieli Souza

    Olá, tirei o restante de dias de ferias que tinha vencido em fevereiro, logo em março venceu outra. Possi tirá -la agora em junho? Tem algum prazo de distancia de umas ferias para outra?