Marketing Digital para leigos

Em Empreendedor e autônomo! MEI e ME! por André M. Coelho

O marketing é fundamental para o sucesso das empresas de todos os tamanhos. Fazê-lo direito significa promover o seu produto e serviço para o público-alvo certo e de forma convincente. Isso fará com que seus clientes queiram comprar de você, que é o objetivo final de cada negócio. Mas na era da Internet, o marketing tem que existir em mais do que apenas jornais e revistas: ele tem que estar online, também. Os novos empresários e pequenos empresários muitas vezes não sabem por onde começar ou quais ferramentas usar para tornar suas campanhas de marketing digital eficazes. Mas para ajudar quem está começando nesse mundo, aqui está uma visão geral dos componentes de marketing digital mais importantes que você deve investir para levar uma pequena empresa para o próximo nível.

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Marketing digital para leigos: websites

Alguns estudos afirmam que metade das pequenas empresas não tem um site, e muitos empresários dizem que é muito caro ou não aplicável ao seu negócio. No entanto, ter um site ajuda a conectar sua empresa quando as pessoas estão pesquisando online, e torna mais provável que seu negócio será descoberto.

Se o seu negócio é um hobby ou se você está apenas começando, existem muitas ferramentas que você pode usar para construir seu site por si mesmo. Mas se você pode dedicar um orçamento para esse fim, pode ser melhor ter um desenvolvedor web profissional construindo um site para você, pois há uma série de fatores que você tem que levar em conta, como otimização de mecanismos de busca (SEO).

Ao decidir sobre o seu URL ou domínio, tente incluir o nome da sua empresa e uma palavra que descreve o que você faz, pois isso irá ajudá-lo a ser encontrado.

Como fazer marketing digital

O Marketing Digital bem executado é uma das formas mais baratas de você trabalhar a divulgação da sua empresa, e fará um ótimo trabalho para aumentar seus lucros. (Foto: SkilledUp)

Marketing digital: a pesquisa

As pessoas pesquisam decisões de compra online. Se eles não encontrarem você, eles provavelmente vão encontrar o seu concorrente. Ter um site bem otimizado é a melhor opção para garantir que seu público alvo possa encontrá-lo na web.

Se você não pode ter um site otimizado para resultados de mecanismos de pesquisa, ou se você não tem tempo para construir um site, verifique pelo menos se sua empresa está listada no Google My Business, garantindo que informações como endereço, horário de atendimento, e formas de contato, estão disponíveis no site.

Para ajudar seu site a aparecer como resultado de um mecanismo de pesquisa, certifique-se de que está usando palavras-chave corretas em seu site. Isso significa usar as palavras que as pessoas usam para pesquisar seus produtos e serviços no conteúdo, nas meta-descrições do site (código que diz ao Google sobre o que seu site fala sobre), bem como nos cabeçalhos HTML, e em seus posts nas redes sociais.

Marketing digital para pequenos empresários: email e chat

Seu endereço de email e meios para contato (como chats e serviços de mensagens instantâneas) devem ser profissionais e exclusivos para seu domínio. Por exemplo, se o seu endereço de email for de um dos sistemas de email gratuitos da Web, como o Gmail do Google, parece que sua empresa é menos estabelecida ou profissional do que as concorrentes. Para o bem de sua marca, use um endereço de email apropriado de seu próprio domínio, tal como [email protected].

Marketing digital nas mídias sociais

Como proprietário de uma pequena empresa, o trabalho é realizado com recursos limitados. Muitos não tem tempo para gerenciar várias contas de mídias sociais, mas a boa notícia é que não é preciso.

Escolha uma ou duas contas de redes social, e trabalhe muito bem com elas. As plataformas que você escolher dependerão de seu público alvo. Usa aquelas de onde a maioria dos clientes virão.

Há também ferramentas que automatizam posts de mídias sociais para você, o que economiza tempo que você teria que, de outra forma, gastar com postagens manuais. Porém, a melhor maneira de construir seu público é passar algum tempo nas redes sociais pessoalmente, investindo em se conectar com seus potenciais clientes.

Propaganda digital

Há muitas maneiras diferentes de usar a Internet para anunciar sua pequena empresa. A boa notícia é que é muito menos caro para anunciar online do que é para executar anúncios tradicionais em um jornal ou revista.

Os anúncios online atingem mais pessoas, são mais segmentados e é muito mais fácil medir seu sucesso com a ajuda de ferramentas de análise de web gratuitas ou acessíveis. Você pode anunciar em plataformas de redes sociais, como ao usar opções de publicidade pagas. Você também pode executar anúncios de mecanismos de pesquisa usando o Google e outras plataformas, para obter o máximo para o seu investimento.

https://youtu.be/cmgFvd-Hslw

Campanhas de email, newsletters, e contatos em redes sociais

É comum que as pessoas usem as redes sociais com mais regularidade do que emails, mas isso não significa que você deva abandonar o correio eletrônico como fonte de clientes. Se usado corretamente, newsletters podem ter um enorme retorno sobre o investimento em marketing digital. Você pode também fazer correntes de propaganda pela internet, com seus contatos nas redes sociais e postagens na página da sua empresa.

A coisa mais importante a lembrar é ter certeza de que você tem a permissão expressa da pessoa para quem você está enviando um email ou mensagem antes de contatá-los ou adicioná-los à sua lista de lista de email.

Faça cursos e atualizações sobre marketing digital

Comece com sua campanha de marketing com a ajuda de cursos e livros sobre o assunto. Há vários blogs, sites, e informações disponíveis gratuitamente na web e que podem te ajudar na formação do seu negócio. O estudo é a alma de um negócio bem sucedido, e quanto mais tempo você dedicar a isso, mais chances você terá de fazer seu marketing digital brilhar.

Como você investe no marketing digital da sua empresa? O que você conhece sobre o marketing digital?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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