Todos estamos conscientes de que as mídias sociais tiveram um tremendo impacto em nossa cultura, nos negócios e no mundo em geral. Os sites de redes sociais são algumas das atrações mais populares na Internet. Eles revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam e se socializam na Web.

No entanto, além de ver fotos de filhos de amigos nos Facebook, ou ficar  lendo sobre o último corte de cabelo de um famoso no Twitter, quais são alguns dos impactos reais, tanto positivos como negativos, que as mídias sociais tiveram em nossa sociedade?

Aqui está um olhar mais atento sobre o efeito das mídias sociais sobre política, negócios, socialização, bem como alguns dos efeitos negativos, como o cyber bullying e a privacidade.

Impacto das redes sociais na política

Todo político que valha alguma coisa precisa se envolver no movimento das redes sociais. Isso ocorre porque os sites sociais têm desempenhado um papel importante em muitas eleições em todo o mundo, inclusive no Brasil. As redes sociais também serviram para reunir pessoas por uma causa e inspiraram movimentos de massas em vários países. Os últimos protestos políticos no Brasil foram resultado de interações nas redes sociais.

Impacto das redes sociais nos negócios

As empresas inteligentes da Net estão usando mídias sociais para anunciar seus produtos, criar fidelidade de clientes e muitas outras funções. As interações e comentários dos clientes ajudam as empresas a entender o mercado e ajustar seus produtos e estratégias. Muitas empresas organizam concursos e cedem prêmios para entusiasmar os consumidores para visitar sua página com mais frequência. Comparado com propagandas de televisão e outras formas caras de marketing, a presença nas mídias sociais é um meio barato e eficaz para melhorar a imagem e a popularidade da marca.

Redes sociais

As redes sociais causaram um grande impacto na sociedade e vem mudando até a dinâmica de como as pessoas interagem entre si. (Foto: iStock)

Impacto das redes sociais na sociedade e socialização

As redes sociais oferecem a oportunidade das pessoas se reconectarem com seus velhos amigos e conhecidos, fazer novos amigos, trocar idéias, compartilhar conteúdos e imagens e muitas outras atividades. Os usuários podem se manter a par dos últimos desenvolvimentos globais e locais e participar de campanhas e atividades de sua escolha. Os profissionais usam sites de redes sociais como o LinkedIn para melhorar suas perspectivas de carreira e negócios. Os alunos podem colaborar com seus pares para melhorar sua habilidade acadêmica e habilidades de comunicação. Você pode aprender sobre diferentes culturas e sociedades conectando-se com pessoas de outros países.

Efeitos negativos das redes sociais

Infelizmente, há algumas desvantagens também para redes sociais. Muitos introvertidos e usuários socialmente reclusos colocam muita ênfase na interação virtual e ignoram o mundo real lá fora. Outros problemas incluem:

Cyber ​​Bullying e Assédio

Se você não é cuidadoso, pessoas sem escrúpulos podem fazera o bullying cibernético e o assédio em sites sociais. Crianças em escolas, mulheres e jovens no geral podem ser vítimas de ataques online que podem criar tensão e angústia. Se você é uma vítima do bullying cibernético, não deixe isso passar, mas tente tomar as ações legais apropriadas contra o atacante.

Impacto na produtividade

Muitas empresas bloquearam as redes sociais no seu escritório na Internet pois os funcionários viciados podem se distrair nesses sites em vez de se concentrar no trabalho. De fato, estudos mostram que as empresas podem perder bilhões de dólares por ano em produtividade devido ao vício de mídias sociais entre funcionários.

Privacidade

Se você não tiver cuidado, o que você publica na Net pode voltar a assombrá-lo. Revelar informações pessoais em sites sociais pode tornar os usuários vulneráveis ​​a crimes como roubo de identidade, perseguição, etc. Muitas empresas realizam uma verificação de antecedentes na Internet antes de contratar um empregado. Se um potencial funcionário publicou algo embaraçoso nas mídias sociais, isso pode afetar drasticamente suas chances de conseguir o emprego. O mesmo vale para nossos relacionamentos, assim como nossos entes queridos e amigos podem saber se publicamos algo indesejável nas redes sociais.

A mídia social tem suas vantagens e desvantagens, como revelado neste artigo. Cabe a cada usuário usar os sites sociais com sabedoria para melhorar sua vida profissional e social e ter cuidado para garantir que eles não sejam vítimas de perigos. Como vocês lidam com as redes sociais? Qual o impacto delas na sua vida?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)