Os seres humanos gostam de permanecer delimitados por regras de modo a ter diretrizes sobre o que não fazer em situações específicas. As regras são diretrizes escritas que precisam ser adotadas pelas pessoas em um ambiente particular, pois, de outra forma, existem disposições para lidar com violações dessas regras. Se houver regras para orientar ações e comportamentos de indivíduos em uma organização, uma sociedade possui normas que estão em leis não escritas a serem seguidas pelas pessoas. Existem muitas semelhanças entre regras e normas, o que pode confundir às pessoas. No entanto, apesar da sobreposição, existem diferenças que precisam ser destacadas.

O que são regras sociais?

Se você trabalha em uma fábrica e há uma regra que solicita aos funcionários que não fumem dentro da fábrica, você sabe que o tabagismo é proibido dentro daquele ambiente, e você será punido por violar esta disposição. Da mesma forma, existem leis escritas que orientam o comportamento dos alunos na escola, de modo a manter a disciplina e a ordem. Existem regras de trânsito que garantem uma movimentação suave de veículos, pois, de outra forma, haverá um caos total.

Assim, torna-se claro que as regras são diretrizes provenientes da autoridade e que precisa de adesão dos membros da organização. As regras destinam-se a assegurar o bom funcionamento de uma organização e também a prevenir o caos e contratempos. Há disposições para lidar com violações dessas regras, como a punição que é medida para os infratores.

Regras e normas

As regras e normas contribuem igualmente para um ambiente mais equilibrado e sem problemas. (Foto: Politico)

O que são normas sociais?

As normas são as leis não escritas em uma sociedade que rege as ações e comportamentos dos seus membros. As pessoas conhecem o comportamento que se espera delas e também as ações e comportamentos que devem evitar em todas as circunstâncias.

Por exemplo, levantar uma mão para apertar a mão de alguém que conhecemos é uma norma social que é uma forma de cumprimentar um indivíduo. Sabemos que devemos obedecer nossos mais velhos e respeitar nossos pais.

Estas são normas sociais que aprendemos a seguir por viver em uma sociedade. Não há leis para punir uma pessoa que viole as normas sociais, embora as pessoas que as violem sejam certamente desprezadas pela sociedade e condenadas ao ostracismo por suas ações. Os relacionamentos ilícitos são contra as normas sociais e, como tal, as pessoas consideram um tabu.

Qual a diferença entre regras e normas sociais?

Tanto as regras quanto as normas governam as ações e os comportamentos das pessoas, mas violar as regras é algo passível de punição, enquanto não há punição por não seguir uma norma. As regras geralmente são escritas, enquanto as normas são leis não escritas. As regras são feitas pelas autoridades de uma organização para assegurar o bom funcionamento da organização, como por exemplo as leis de trânsito. As regras permitem que as pessoas saibam o que fazer e o que não fazer em uma situação específica. Normas são comportamentos esperados das pessoas quando interagem com outros membros da sociedade.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)