Estratégia competitiva: o que é? Exemplos!
Estratégia competitiva é um termo muito usado no marketing, principalmente entre as empresas líderes no mercado. Porém, esse termo gera muitas dúvidas e questionamentos, e pretendemos esclarecer como ela realmente funciona e dar alguns exemplos de estratégia competitiva sendo postos em prática.
Estrategia competitiva: o que é?
Estratégia competitiva é definida como o plano de longo prazo de uma determinada empresa a fim de ganhar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes no setor. Destina-se a criar uma posição defensiva em uma indústria e a gerar um retorno maior sobre os investimentos. Esse tipo de estratégia desempenham um papel muito importante quando a indústria é muito competitiva e os consumidores recebem produtos quase similares.
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Exemplos de diferencial competitivo de uma empresa pela liderança de custo
Aqui, o objetivo da empresa é tornar-se o produtor de menor custo na indústria, alcançando este objetivo através da produção em larga escala, o que permite que a empresa atinja grandes economias. A alta utilização da capacidade, o bom poder de barganha e a implementação de alta tecnologia são alguns dos fatores necessários para alcançar a liderança em custos. Os produtos chineses são um grande exemplo desse tipo de vantagem competitiva, oferecendo produtos a um baixo custo devido à grande quantidade de produção.
Empresas com vantagem competitiva pela liderança de diferenciação
Sob esta estratégia, a empresa mantém características únicas de seus produtos no mercado, criando assim um fator diferenciador. Com essa liderança de diferenciação, as empresas visam alcançar liderança de mercado. E as empresas cobram um preço superior pelos produtos devido aos recursos de alto valor agregado. A marca e a qualidade superiores, os principais canais de distribuição, o suporte promocional constante etc. são os atributos de tais produtos. KTM e BMW são grandes exemplos desse tipo de liderança no mercado de motocicletas, com um atendimento exemplar e não seguido por outras marcas. A Apple é outro exemplo no setor de tecnologia, com produtos altamente diferenciados em relação aos seus concorrentes.
Exemplo de vantagem competitiva conseguida por uma empresa brasileira no custo de foco
Sob esta estratégia, a empresa concentra-se em segmentos de mercado específicos e mantém seus produtos a preços baixos nesses segmentos. Essa estratégia ajuda a satisfazer consumidores suficientes e ganhar popularidade. As empresas C&A, Renner, e outras varejistas conseguem lidar muito bem com esse tipo de estratégia. Ainda no mercado da moda, as Havaianas conseguem manter uma liderança nos custos, com artigos na moda e com status agregado.
Foco de diferenciação como estratégia competitiva
Sob esta estratégia, a empresa pretende diferenciar-se de um ou dois concorrentes apenas em segmentos específicos. Este tipo de diferenciação é feito para atender às demandas de clientes que se abstenham de comprar produtos de concorrentes somente por falta de pequenas características. É uma clara estratégia de marketing de nicho. A loja ThinkGeek, por exemplo, é muito famosa por seus produtos voltados apenas para o público Nerd. A Whole Foods, nos EUA, é também uma empresa que apela para um público de nicho.
Sem seguir qualquer uma das estratégias competitivas acima mencionadas, torna-se muito difícil para as empresas sustentarem na indústria competitiva.
Exemplos de estratégia competitiva
Pode haver vários exemplos com base nos quatro parâmetros acima. Vamos apresentar alguns exemplos extras de cada tipo de estratégia.
Liderança de custo
Smartphones de diversas marcas estão oferecendo produtos de boa qualidade a um preço acessível que contém todos os recursos que um telefone premium de marcas como Apple ou Samsung oferece, e com qualidade semelhante ou até superior em alguns aspectos.
Liderança de diferenciação
A BMW oferece motocicletas que são diferentes de outras marcas de motos. As motos BMW são mais tecnologicamente avançadas, possuem melhores recursos e tem serviços personalizados na concessionária. O mesmo é verdade para os carros da marca.
Custo de foco
A Havaianas tem produtos relativamente simples no mercado, e sabe que se o valor ficar muito caro, as pessoas passarão a não comprá-los mais. Por isso, é importante que ela mantenha um custo que atinja seu público, sem perder mercado para outras marcas.
Foco de diferenciação
Ao focar no público Nerd, a loja ThinkGeek consegue direcionar melhor seus esforços de marketing e decidir também quais serão os produtos que entrarão a venda, reduzindo custos de operação e aumentando as margens de lucro, além de se tornar uma referência mundial para o mundo Nerd.
.Quais estratégias você usa na sua empresa? Quais pretende começar a utilizar?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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