Se você pedisse a um grande líder do mundo pelo segredo para o sucesso, a resposta seria simples: ouvir. Isso porque os melhores líderes não são necessariamente os melhores em falar ou ditar, mas sim para ouvir, para entender. Ser líder exige um grande impulso para aprender, razão pela qual reunimos uma lista dos livros que vão te ajudar a se tornar um líder melhor e ensinar habilidades essenciais de liderança.

Livro A Essência do Líder, de Warren Bennis

Ao examinar todas as qualidades definidoras da real liderança, esse livro serve como um guia orientador para as características de formação de um bom líder, e as estratégias que podem ser usadas para alcançar todas as características de liderança. O livro busca definir o que é liderança através do autoconhecimento e metas pessoais bem definidas, se tornando uma referência inicial para qualquer um que queira conquista um cargo de liderança através da própria capacitação.

A Arte da Sedução, de Robert Greene

Como um livro elogiado por pessoas por diversos empreendedores ao redor do mundo, A Arte da Sedução de Robert Greene examina a relação entre poder e manipulação. Embora muitos considerem este livro uma peça enfadonha, Greene oferece mais, detalhando a dinâmica de poder e os comportamentos das pessoas. Acredite ou não, o livro realmente segue o exemplo de como ser um cara legal pode ser uma coisa boa (e também trabalhar para sua vantagem).

Trabalhe 4 Horas por Semana, de Timothy Ferriss

O foco principal dessa obra é ajudá-lo a maximizar sua eficiência e produtividade no trabalho. O objetivo é cortar a desordem e, consequentemente, ajudá-lo a viver um estilo de vida mais livre de estresse e de sucesso. Como consequência, fica muito mais fácil também ter mais tempo para as coisas da vida, e aproveitar os resultados do seu sucesso.

Livros para líderes

Livros de liderança vão te auxiliar a conquistar novos caminhos e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades essenciais para um líder de sucesso. (Foto: Matt Morris)

O Líder 360 Graus, de John C. Maxwell

Nos conceitos trabalhados pelo autor nesse livro, ele começa a trabalhar a ideia de que é possível exercer uma liderança muito mais abrangente e influenciadora em uma empresa a partir até mesmo de cargos de médio escalação em uma empresa. Os conceitos ensinados no livros ajudam a conquistar novos horizontes e aumentam as oportunidades para a empresa, carreira, e sua vida pessoal.

O Livro de Ouro da Liderança, de John C. Maxwell

Mais uma obra de John C. Maxwell, é um livro que está constantemente sendo atualizado a partir das experiências do próprio autor desde quando ainda era um adolescente. O livro fala de todas as experiências do autor como líder, com as lições pessoais dele sobre a liderança e como se tornar um líder, com dicas fundamentais para qualquer um que busque melhoras na carreira ou na vida pessoal.

As 48 Leis do Poder, de Robert Greene

O primeiro livro de sucesso de Greene, As 48 leis do poder, aborda alguns conjuntos diferentes de leis que lidam com a dinâmica de poder. Estes são incrivelmente úteis para qualquer um que se esforça para estar atento na formulação de uma abordagem à liderança.

A Quinta Disciplina, de Peter M. Senge

As organizações hoje inseridas no mercado global tem de ser muito mais dinâmicas para responder às demandas, oportunidades, e crises. Por isso, uma organização que está constantemente aprendendo tem muito mais chances de ser bem sucedida do que uma organização que tem uma mentalidade mais engessada. Peter M. Senge compartilha seu aprendizado sobre como liderar e contribuir para uma organização que está constantemente aprendendo e criando oportunidades para todos os seus membros contribuírem para uma empresa melhor, mais competitiva, e com mais chances no mercado.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R Covey

Provavelmente um dos livros de auto-ajuda mais populares de todos os tempos, os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes fornecem os princípios básicos sobre como se tornar uma pessoa mais produtiva, contribuindo para que você, em qualquer cargo, se torne uma pessoa que lidera pelo exemplo e não apenas pelas exigências.

A Startup Enxuta, de Eric Ries

A Startup Enxuta oferece conselhos obtidos da carreira do empreendedor Eric Ries. Ries desenvolve uma filosofia no livro sobre como tendemos a olhar para nossos processos de forma errada, levando a maioria das empresas ao fracasso. Em vez disso, ele coloca seu foco no que o negócio deveria representar, bem como o que as pessoas querem.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Empresas, relacionamentos pessoais, sua carreira, suas conquistas, tudo tem um elemento em comum: pessoas. Ainda um clássico nos livros de relações interpessoais e liderança, esse livro de 1936 ensina como lidar com os mais diferentes indivíduos e influenciá-los das melhores maneiras possíveis.

Quais livros sobre liderança você recomenda? Quais livros mais te ensinaram sobre liderar equipes?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)