10 livros sobre autoconhecimento

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Se você está lendo isso, provavelmente está interessado em auto-aperfeiçoamento pelo autoconhecimento. Isso é uma ótima coisa porque a auto-aperfeiçoamento é absolutamente uma mudança de vida.

Auto-aperfeiçoamento pelo autoconhecimento é o esforço de constantemente tentando melhorar a si mesmo, de todas as formas que você pode pensar. Melhorar sua mentalidade, fortaleza mental, energia, confiança, hábitos, habilidades sociais, carreira, negócios e vida geral, são uma parte desse esforço.

A auto-aperfeiçoamento e o conhecimento de si mesmo tornou-se um assunto incrivelmente popular nos últimos anos, que cria algumas boas notícias e algumas más notícias. A boa notícia é que há muita informação lá fora no assunto na forma de livros, blogs e vídeos. A má notícia é que, porque temos muita informação, é difícil determinar quais informações são valiosas e qual é o lixo total.

É aí que este artigo entra. O objetivo é mostrar os 10 melhores livros para começar com auto-aperfeiçoamento.

Esta lista não é de forma alguma abrangente, pois o assunto da auto-aperfeiçoamento é tão grande. Mas ler os livros nesta lista é um excelente começo e colocará a base para o resto da sua jornada.

Como ganhar amigos e influenciar pessoas é um dos maiores livros de autoconhecimento

Como ganhar amigos e influenciar as pessoas, escrito poor Dale Carnegie é o livro mais fundamental sobre as habilidades de pessoas já escritos.

Publicado em 1936, foi comprado mais de 30 milhões de vezes e é de longe o livro de auto-ajuda mais bem reconhecido.

O livro quebra as habilidades das pessoas em regras fáceis de seguir, 30 deles para serem exatas. Eles cobrem tópicos que vão de como fazer pessoas como você, ganhando as pessoas ao seu modo de pensar, como formar relacionamentos genuínos e, em geral, os fundamentos de interagir com as pessoas de maneira eficaz.

As próprias regras são muito simples e fáceis de seguir. Coisas como:

Não criticar, condenar ou reclamar

Ser generoso com elogios

Lembrar-se do nome deles

Ser genuinamente interessado em outras pessoas

Se você já se perguntou como ser umaa pessoa altamente sociável, todos amam, então este livro é para você.

Citações do livro “Como ganhar amigos e influenciar pessoas”:

“Ao lidar com as pessoas, lembre-se de que você não está lidando com criaturas de lógica, mas com criaturas se cheias de preconceito e motivadas pelo orgulho e pela vaidade”.

“Você pode fazer mais amigos em dois meses, tornando-se interessado em outras pessoas do que você pode em dois anos tentando obter outras pessoas interessadas em você.”

“Qualquer tolo pode criticar, reclamar e condenar – e a maioria dos tolos o faz. Mas é preciso caráter e autocontrole para ser compreensivo e perdoar. ”

“Ações falam mais alto que palavras, e um sorriso diz: ‘Eu gosto de você. Você me faz feliz. Estou contente por te ver’.”

“Você não pode ganhar uma discussão. Você não pode porque se você perder, você perde; E se você ganhar, você perde.”

Pense e fique rico para sua jornada do autoconhecimento

Pense e fique rico de Napoleon Hill é uma reunião dos 13 hábitos mais comuns de pessoas ricas e bem-sucedidas, de acordo com um estudo de 500 desses indivíduos ao longo de 20 anos.

A beleza deste livro é que se concentra nas coisas fundamentais e essenciais, em vez de casos muito específicos. Coisas como mentalidade e estratégia geral, em vez de recomendar caminhos de carreira específicos que não se aplicam a todos.

Na verdade, podemos quebrar os 13 capítulos do livro para essas duas principais lições de mentalidade e estratégia.

Mentalidade, sendo que você deve acreditar que pode fazê-lo, para se convencer totalmente de que é possível e continuar indo em face da adversidade

Estratégia, sendo que um deve ter como objetivo adquirir conhecimento especializado, tomar decisões rápidas, e passar tempo com pessoas que também são bem sucedidas ou pelo menos com o objetivo de

Leia se você quiser entender a mentalidade, estratégia e estrutura geral que você precisa se tornar bem sucedida.

Citações do livro “Pense e fique rico”:

“Você é o mestre do seu destino. Você pode influenciar, dirigir e controlar seu próprio ambiente. Você pode fazer sua vida o que você quer que seja.”

“Mais de quinhentos dos homens mais bem sucedidos disse ao autor, seu maior sucesso veio apenas um passo além do ponto em que a derrota já os tinha atingido”.

“O caminho do sucesso é o caminho da busca contínua do conhecimento.”

“A única limitação é aquela que se estabelece na própria mente.”

“Esse é um dos truques de oportunidade. Ela tem um hábito malicioso de escorregar pela porta dos fundos, e muitas vezes se torna disfarçado sob a forma de desgraça, ou derrota temporária. Talvez seja por isso que muitos não reconhecem oportunidades “.

Leitura para autoconhecimento

O autoconhecimento é uma forma de crescer como indivíduo e conquistar novos espaços no mundo. (Imagem: Jaywalker Lodge)

Desenvolver o autoconhecimento com o clássico meditações

Meditações por Marco Aurélio é o único livro do tipo já publicado.

Marco (121 dC a 180 dC) foi o imperador de Roma durante a altura do império. Este livro é seu diário pessoal que ele escreveu todas as manhãs antes de começar o dia e todas as noites antes da cama. Ele colocou todos os seus pensamentos privados sobre sua própria auto-melhoria, incluindo:

Lembretes motivacionais para si mesmo

Pensamentos filosóficos sobre os quais ele estava meditando em

Reflexões sobre seus pensamentos e sentimentos

Toda a escrita é relativa e muito prática porque foi escrita por Marco por si mesmo pessoalmente, em vez de ser uma publicação formal. É muito crua, é como ler uma coleção de pequenas citações e conselhos de vida para si mesmo. É também a introdução perfeita à filosofia estoica, uma vez que é a mais acessível e prática.

As meditações são particularmente boas para demonstrar como se parece com o auto-aperfeiçoamento. Não está fingindo até que você faça ou fingindo ser tudo áspero e duro. É sobre colocar em esforço consistente para agir da melhor maneira possível, com sabedoria e virtude.

Citações do livro “Meditações”:

“Você tem poder sobre sua mente – não eventos externos. Perceba isso, e você encontrará força. ”

“Tudo o que ouvimos é uma opinião, não um fato. Tudo o que vemos é uma perspectiva, não a verdade.”

“Não gaste não mais tempo argumentando sobre o que um bom homem deveria ser. Seja um.”

“Se você está angustiado por qualquer coisa externa, a dor não é devido à coisa em si, mas à sua estimativa disso; e isso você tem o poder de revogar a qualquer momento. ”

“Quando você acorda de manhã, pense em que privilégio é estar vivo, pensar, desfrutar, amar …”

Livro Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida, escrito por Seneca, será o livro mais visualizado e transformador que você todos lidos.

Seneca foi um filósofo estoico – que é a mesma filosofia que Marco Aurélio seguiu. Grande parte da escrita da Seneca sobre o estoicismo é na forma de letras e ensaios. Encontramos o mais poderoso neste livro onde Seneca oferece conselhos críticos sobre como viver uma vida feliz, bem sucedida e plena.

Seneca coloca as coisas em perspectiva clara: a maioria das pessoas desperdiçam seu tempo sobre o estresse, preocupação e outras coisas sem sentido. Ele enfatiza que o tempo é a coisa mais valiosa que temos. Não devemos deixar que outras pessoas ou nossos próprios sentimentos nos afaste da vida realmente viva. Concentrando-se em gastar nosso tempo em coisas que nos dão cumprimento e felicidade é a única maneira de levar uma vida rica.

Simplificando, sobre a brevidade da vida é um guia prático para tirar o máximo proveito do seu tempo e vida.

Citações do livro “Sobre a brevidade da vida”:

“Não é que tenhamos tão pouco tempo, mas que perdemos muito. … A vida que recebemos não é curta, mas nós fazemos isso; Nós não estamos doentes, mas usamos o que temos perdidamente. ”

“Eles perdem o dia em expectativa da noite e a noite com medo do amanhecer”.

“As pessoas são frugais para guardar sua propriedade pessoal; Mas assim que se trata de tempo desperdiçados, eles são mais desperdiçados com a única coisa em que é certo ser mesquinho.”

“Muitas vezes, um homem muito velho não tem outra prova de sua longa vida além de sua idade.”

“Nós sofremos mais frequentemente na imaginação do que na realidade”

Livro de autoconhecimento O Poder do Agora

O poder do agora por Eckhart Tolle é uma cura para a ansiedade.

Se você já sofreu de ansiedade, saberá que parece estar preso em sua própria cabeça. Você está sempre pensando no futuro e o que poderia acontecer. Tolle argumenta que esse pensamento é a maior coisa que causa ansiedade e apresenta estratégias acionáveis ​​para viver mais na realidade.

Aqui está um dos seus melhores conselhos: desligue seu cérebro. Deixe de lado seus pensamentos e pare de pensar totalmente. Basta agir imediatamente. Depois de começar a se mover e agir, você descobrirá que sua ansiedade vai embora. Você ficará tão absorto no momento presente que se esqueça do medo do futuro. É uma maneira muito mais feliz de viver – você gosta mais de coisas quando você está agindo no momento e não está pensando nisso.

Eu recomendo este para qualquer um que sinta que eles não estão vivendo no presente ou têm sentimentos de ansiedade. Este livro ajuda em trazê-lo de volta à realidade e viver uma vida mais completa.

Citações do livro “O Poder do Agora”:

“Perceba profundamente que o momento atual é tudo que você tem. Faça do agora o foco principal da sua vida. ”

“Qualquer ação é muitas vezes melhor do que nenhuma ação, especialmente se você ficar preso em uma situação infeliz por um longo tempo. Se é um erro, pelo menos você aprende algo, caso em que não é mais um erro. Se você permanecer preso, você não aprende nada. ”

“Não é incomum que as pessoas passem toda a vida esperando para começar a viver”.

“Toda a negatividade é causada por um acúmulo de tempo psicológico e negação do presente. Desconformidade, ansiedade, tensão, estresse, preocupação – todas as formas de medo – são causadas por muito futuro, e não presente suficiente. Culpa, arrependimento, ressentimento, queixas, tristeza, amargura, e todas as formas de não perdoar são causadas por muito passado, e não presente suficiente. ”

“Se você pegar o interior direito, o exterior vai cair no lugar. A realidade primária está dentro; realidade secundária fora. ”

Livro de autoconhecimento O Poder do Hábito

O poder do hábito de Charles Duhigg é o guia definitivo para a construção de hábitos.

Seus hábitos colocam a fundação da sua vida. Com bons hábitos como dormir o suficiente, exercitar e ficar focado no trabalho, você constrói uma boa vida. Maus hábitos constroem o oposto.

Duhigg apresenta os melhores métodos apoiados pela ciência para construir melhores hábitos. Ele demonstra que hábitos sempre funcionam em loops de 3 etapas:

Sugestão – algo desencadeia a seção de rotina do loop hábito, como ver uma lata de refrigerante na geladeira

Rotina – a ação que acontece, como beber o refrigerante em vez de ir para uma corrida

Recompensa – aquela sensação prazerosa que você recebe de agir para fora a rotina, como saborear aquela bebida açucarada deliciosa

Ele então mostra como você pode ajustar cada passo no loop para construir bons hábitos e quebrar os ruins. Depois de entender como fazer isso, você pode construir uma vida incrível.

Aprenda a colocar a fundação para uma vida bem sucedida pelos hábitos de construção. Depois de fazer, você está perfeitamente configurado para conquistar o resto de seus objetivos agora que você tem uma base sólida de hábitos positivos.

Citações  do livro “O Poder do Hábito”:

“A mudança pode não ser rápida e nem sempre é fácil. Mas com o tempo e o esforço, quase qualquer hábito pode ser remodelado. ”

“Campeões não fazem coisas extraordinárias. Eles fazem coisas comuns, mas elas os fazem sem pensar, rápido demais para a outra equipe reagir. Eles seguem os hábitos que aprenderam “.

“Como as pessoas fortaleceram seus músculos de força, o fizeram com a força de vontade em uma parte de suas vidas – no ginásio, ou um programa de gestão de dinheiro – essa força se derramou no que elas comeram ou no quão duro trabalharam. Uma vez que a força de vontade se tornou mais forte, ela tocou tudo.

“A força de vontade não é apenas uma habilidade. É um músculo, como os músculos em seus braços ou pernas, e fica cansado, pois funciona mais, então há menos poder sobrando para outras coisas.”

“Este é o verdadeiro poder do hábito: a percepção de que seus hábitos são o que você escolhe para serem.”

Livro Influência: a psicologia da persuasão

Influência: A psicologia da persuasão por Robert B. Cialdini ensina uma habilidade de vida crítica: a psicologia humana.

Aprender sobre a psicologia é útil porque ajuda você a entender as pessoas em um nível realmente profundo. A psicologia trata dos mecanismos subjacentes que controlam como nossas mentes pensam e tomam decisões. Este livro explica como você pode usar esses mecanismos para sua vantagem para influenciar as pessoas – e evitar serem influenciadas.

Que palavras você deve usar para negociar um salário mais alto?

Como os profissionais de marketing e vendedores usam truques psicológicos para você passar mais dinheiro?

Como você pode falar, vestir-se e agir de uma maneira que faça as pessoas a veem como uma figura de autoridade?

A influência dá respostas a todas essas questões, apoiada pela pesquisa cognitiva de psicologia. Além disso, muitos exemplos práticos para tornar as coisas mais claras.

Este livro é fundamental para aprender como navegar efetivamente ao mundo, influenciar os outros e vender-se. Você precisará disso a qualquer momento você tentar negociar, vender um produto, comercializar algo, ou para se defender contra alguém tentando influenciá-lo.

Citações do livro “Influência: a psicologia da persuasão”:

“Um princípio bem conhecido do comportamento humano diz que quando pedimos a alguém para nos fazer um favor, seremos mais bem sucedidos se fornecermos um motivo. As pessoas simplesmente gostam de ter razões para o que fazem.”

“Muitas vezes não percebemos que nossa atitude em relação a algo foi influenciada pelo número de vezes que fomos expostos a ela no passado”.

“Há uma tendência humana natural para não gostar de uma pessoa que nos traz informações desagradáveis, mesmo quando essa pessoa não causou as más notícias. A simples associação é suficiente para estimular nossa antipatia “.

“Pessoas que passam por uma grande quantidade de problemas ou dor para alcançar algo tendem a valorizá-lo mais do que pessoas que atingem a mesma coisa com um mínimo de esforço.”

“O negociador verdadeiramente talentoso, então, é aquele cuja posição inicial é exagerada o suficiente para permitir uma série de concessões que produzirão uma oferta final desejável do adversário, mas ainda não é tão estranha a ponto de ser visto como ilegítimo desde o início.”

Livro de autoconhecimento As 48 leis do poder

As 48 leis do poder por Robert Greene é o guia mais definitivo da estratégia e da dinâmica do poder.

O trabalho duro sozinho não vai te pegar onde você quer ser. Um dono de CEO ou Top Business trabalham duro, talvez até o dobro da quantidade da pessoa média. No entanto, eles ganham renda anual que são muitas vezes a pessoa média. Eles são capazes de fazer isso porque entendem a estratégia. Eles conhecem os movimentos que devem fazer para ganhar vantagens na vida.

Ao mesmo tempo, é preciso também ser capaz de se defender contra pessoas maliciosas. Talvez você esteja perfeitamente feliz com sua situação atual, mas isso não significa que outras pessoas não vão te machucar. Poderia haver colegas no trabalho em busca de políticas de escritório ou algum conhecimento tentando danificar sua reputação.

Entender a estratégia e a dinâmica do poder ajudarão você com todas essas coisas. As 48 leis do poder ensinam tudo.

Citações do livro “As 48 leis do poder”:

“Sempre dizer menos do que o necessário” – Lei 4

“Ao pedir ajuda, apelo aos interesses auto-interesses dos outros, nunca para sua misericórdia ou gratidão” – Lei 13

“Finja Ser um tolo para pegar um tolo – apareça mais tolo do que sua marca” – Lei 21

“Faça suas realizações parecerem sem esforço” – Lei 30

“Seja real à sua moda: aja como um rei para ser tratado como um” – Lei 34

Livro de autoconhecimento Maestria

Maestria por Robert Greene é sobre aprender a se tornar um mestre da vida.

O domínio da palavra neste contexto é definido como a realização da habilidade absoluta e conhecimento de uma coisa particular. Pode ser qualquer coisa de um esporte que você toca, arte que você cria, empresa que você constrói ou o campo do trabalho em que você está. É a maior conquista porque, nesse nível, você se tornou um com o seu trabalho. Você produz trabalhos únicos e incríveis que são realmente gratificantes e recompensadores para você.

Greene usa as histórias de mestres históricos e modernos para explicar como se pode alcançar o domínio para si mesmos. Você vai ouvir sobre as jornadas de tais mestres como:

Leonardo da Vinci

Charles Darwin.

Albert Einstein

Paul Graham.

Como esses mestres começaram? Onde, e como eles aprenderam? O que eles fizeram ao longo de suas vidas que os trouxeram para o nível de maestria? Greene mostra como é uma combinação de persistência, trabalho duro, paixão, criatividade e ousadia.

O domínio lhe ensinará esses princípios subjacentes de como persistir e dominar o trabalho de uma vida. Isso lhe dará um profundo sentimento de realização e a experiência do verdadeiro sucesso.

Citações do livro “Maestria”:

“O futuro pertence àqueles que aprendem mais habilidades e os combinam de maneiras criativas”.

“O tempo que leva ao domínio depende da intensidade do nosso foco”.

“Tudo o que acontece com você é uma forma de instrução se você prestar atenção.”

“Mestres e aqueles que exibem um alto nível de energia criativa são simplesmente pessoas que conseguem manter uma parte considerável de seu espírito infantil, apesar das pressões e demandas da idade adulta.”

“Se tivermos falhas ou contratempos, não devemos os esquecer porque eles ofendem nossa auto-estima. Em vez disso, refletimos sobre eles profundamente, tentando descobrir o que deu errado e discernir se há algum padrão para nossos erros. ”

Livro pra o desenvolvimento pessoal O Homem em Busca de um Sentido

O Homem em Busca de um Sentido por Viktor E. Frankl é um livro sobre como encontrar o seu propósito na vida.

Muitas pessoas lutam com isso, pois acham difícil escolher uma coisa para cometer sua energia e o trabalho da vida. Mas, a fim de se sentir realmente realizado, verdadeiramente feliz até o seu núcleo, você deve encontrar o seu propósito. Frankl foi capaz de, embora ele se tornasse vítima para os nazistas.

Frankl sofreu anos de horror indescritível nos acampamentos de morte nazista. Durante esse tempo, ele testemunhou algo extraordinário: alguns dos prisioneiros sobreviveram e sequer prosperaram durante seu cativeiro. Este prosperar foi resultado de encontrar seu propósito na vida, mesmo em circunstâncias tão difíceis.

Através de sua história, Frankl é capaz de mostrar que o propósito não é algo que a vida nos dá, é algo que você deve definir por si mesmo. Você escolhe seu propósito e depois vive todos os dias. Isso é o que esses prisioneiros fizeram: eles definiram seu propósito. Para alguns, era mostrar força para suas famílias. Para Frankl, era para sobreviver o suficiente para sair, escrever sobre o que viu durante seu cativeiro.

Citações do livro “O Homem em Busca de um Sentido”:

“Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a nos mudar”.

“Tudo pode ser retirado de um homem, mas uma coisa: a última das liberdades humanas – para escolher a atitude de alguém em qualquer conjunto de circunstâncias, para escolher o próprio caminho”.

“De certa forma, o sofrimento deixa de sofrer no momento, encontra um significado, como o significado de um sacrifício”.

“Nenhum homem deve julgar a menos que ele se peça em absoluta honestidade se em uma situação semelhante, ele pode não ter feito o mesmo.”

“Mas não havia necessidade de se envergonhar de lágrimas, pois as lágrimas aborreceram que um homem tinha a maior coragem, a coragem de sofrer”.

Auto-aperfeiçoamento e o autoconhecimento fazem parte de uma jornada maravilhosa, a mais valiosa que você jamais terá em sua vida. Aproveite o tempo para começar bem lendo livros que tanto inspiram quanto ensinam. E não se esqueça de sugerir os livros nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário