Vamos ser honestos: todos nós agimos de forma tóxica, prejudicial em um momento ou outro de nossas vidas. Nenhum de nós é imune a oscilações de humor tóxicos ocasionais, mas muitas pessoas estão mais evoluídas, equilibradas e conscientes, e tais ocorrências acontecem apenas raramente em suas vidas. Se o seu comportamento tóxico é uma ocorrência comum, ou você convive com pessoas tóxicas, é fundamental para a sua felicidade e sucesso ser capaz de reconhecer quando você está se comportando negativamente e conscientemente mudando sua mentalidade quando necessário.

Pessoas tóxicas: a psicologia da inveja

Não deixe a inveja (ou ciúme) obter o melhor de você. A inveja é a arte de focar apenas nas conquistas de outras pessoas em vez das suas. Não há nada atraente ou admirável sobre esse comportamento. Então pare de comparar sua jornada com a de todo mundo. Sua jornada é sua viagem, não uma competição. Você está em competição com uma pessoa só: você mesmo. Você está competindo para ser o melhor que você pode ser. Se você quiser medir seu progresso, compare-se com quem você era ontem.

Significado de pessoa tóxica: aquela que leva tudo pro lado pessoal

As pessoas são tóxicas porque eles acreditam que tudo o que acontece em torno deles é um ataque direto a eles. Ou que tudo, de alguma forma, está sendo falado sobre eles. A verdade é que o que as pessoas dizem e fazem para você é muito mais sobre eles mesmo do que sobre você. As reações das pessoas a você são sobre as perspectivas e experiências delas. Se as pessoas pensam que você é incrível, ou acreditam que você é a pior pessoa, mais uma vez, isso diz mais sobre eles do que sobre você. Não estamos sugerindo que devemos ser narcisistas e ignorar todos os comentários dos outros. Estou dizendo que tanta mágoa, desapontamento e tristeza em nossas vidas vem de levar as coisas para o lado pessoal. Na maioria dos casos, é muito mais produtivo e saudável deixar de lado a boa ou má opinião de outras pessoas sobre você e operar com sua própria intuição e sabedoria como guia, ou trabalhar com críticas construtivas, que sempre terminam com sugestões de como você pode melhorar.

Cuidados com pessoas tóxicas

Se você é uma pessoa tóxica ou convive com pessoas tóxicas, é hora de tomar providências para mudar as coisas antes que sua vida fique prejudicada. (Foto: Entrepreneur)

Pessoas tóxicas na família e no trabalho agem sempre como vítimas

Outro comportamento tóxico é a queixa persistente que alimenta o sentido de vitimização. Acreditar que você é uma vítima, que você não tem poder para exercer e nenhum poder sobre a direção de sua vida, é uma postura tóxica que mantém você preso. Todos nós temos acesso a muito mais poder, autoridade e influência sobre nossas vidas do que inicialmente acreditamos. Quando você parar de reclamar e se recusar a se ver como uma vítima indefesa, você verá que você é mais poderoso do que você é capaz de perceber, mas apenas se você optar por aceitar esta realidade.

Pessoas tóxicas no trabalho e na família acumulam dores e perdas

Uma das lições mais difíceis na vida é superar. Seja a culpa, raiva, amor ou perda. A mudança nunca é fácil, e você luta para segurar os sentimentos e você luta para deixá-los. Mas muitas vezes, superar é o caminho mais saudável para a frente. Limpa os pensamentos tóxicos do passado. Você tem que emocionalmente libertar-se das coisas que uma vez significaram muito para você, para que você possa ir além do passado e a dor que isso traz para você. Novamente, é preciso muito trabalho para deixar ir e reorientar seus pensamentos, mas vale a pena cada pouco de esforço que você pode reunir.

Pessoas tóxicas tem pensamentos negativos obsessivos

É muito difícil estar em torno de pessoas que se recusam a deixar de lado a negatividade, que falam incessantemente sobre as coisas terríveis que podem acontecer e tem acontecido, os desprezos que sofreram e as injustiças da vida. Essas pessoas obstinadamente se recusam a ver o lado positivo da vida e as lições positivas do que está acontecendo. O pessimismo é uma coisa, mas permanecer perpetuamente bloqueado em uma mentalidade negativa é outra. Só ver o lado negativo e operando a partir de uma visão que tudo é negativo e está contra você, é uma forma distorcida de pensar e viver, e você pode mudar isso.

Pessoas tóxicas tem uma falta de autocontrole emocional

A incapacidade de gerenciar suas emoções é tóxica para todos ao seu redor. Todos nós conhecemos essas pessoas, pois são aquelas que explodem com raiva e lágrimas sobre o menor problema. Gritam com o funcionário da padaria por conta da fila, gritam com os empregados por um pequeno erro que eles cometeram, ou perdem a linha com os filhos por terem derramado suco no chão. Se você achar que está excessivamente emocional, perdendo a calma a todo momento, pode precisar de alguma ajuda externa para ajudá-lo a ganhar controle sobre suas emoções e entender o que está na raiz de sua angústia interior. Há mais do que o que aparece superficialmente, e uma ajuda psicológica e psiquiátrica pode ajudar a pessoa a entender o que realmente está acontecendo.

Pessoas tóxicas fazem julgamentos superficiais sobre os outros

Nem sempre julgue uma pessoa pelo que te apresentam. Lembre-se, o que você viu é muitas vezes apenas o que essa pessoa escolheu para te mostram, ou o que eles foram levados a mostrar com base em seus próprios estresses e dores interiores. Infelizmente, quando outra pessoa tenta fazê-lo sofrer de alguma forma pequena, geralmente é porque eles sofrem profundamente dentro de si mesmos. Seu sofrimento está simplesmente derramando. Eles não precisam de punição ou ridicularização, eles precisam de ajuda. Se você não pode ajudá-los, deixe-que eles busquem as próprias soluções.

Falta de empatia e compaixão é um aspecto de pessoas tóxicas

Um dos comportamentos mais tóxicos, a falta de empatia, decorre de uma falta total de compaixão pelo próximo, da preocupação com os outros. Vemos isso todos os dias, com as pessoas sendo devastadoramente crués e prejudiciais para os outros apenas porque eles podem. Eles atacam as pessoas online de uma forma covarde, usando, por exemplo, o anonimato da internet como um escudo. Crueldade, trapaças, e ferir os outros por qualquer motivo é tóxico, e isso machuca a você também. Se você encontrar-se colocando alguém para baixo, pare o que está fazendo. Procure bem e encontre a compaixão em seu coração, e perceba que estamos todos juntos no mesmo barco.

Pessoas tóxicas trapaceiam e pegam atalhos fáceis só porque podem

Trapacear é uma escolha, não um erro, e nunca uma desculpa. Se você decidir trapacear ou pegar atalhos fáceis, e você conseguir enganar alguém de alguma coisa, não acho que essa pessoa é uma tola. Perceba que esta pessoa confiou em você muito mais do que você merecia. Seja maior do que isso. Não faça coisas imorais simplesmente porque você pode. Não trapaceie. Seja honesto consigo mesmo e com todos os outros. Faça a coisa certa. Integridade é a essência de todas as pessoas bem sucedidas.

Pessoas tóxicas constantemente escondem a verdade

As pessoas não podem se conectar com você se você está constantemente tentando se esconder de si mesmo. E isso se torna uma situação verdadeiramente tóxica no momento em que se apegam a sua personalidade falsa. Então lembre-se, não importa qual idade, raça, sexo ou sexualidade você seja, por baixo de todas as suas máscaras, você é uma pessoa boa. Cada um de nós tem oportunidades para se destacar e missões a cumprir sendo nós mesmos. Comemore ser diferente, fora do padrão, sua própria criação especial. Se você se sentir como um peixe fora da água, por todos os meios encontre um novo rio para nadar. Mas não mude quem você é: seja quem você é. Não negue a si mesmo, melhore a si mesmo.

Pessoas tóxicas precisam de afirmações e validações constantes

Pessoas que constantemente se esforçam para ter uma validação por outras pessoas são tóxicas. Homens e mulheres que tem a constante necessidade de provar seu valor mais e mais, e constantemente querem conquistar todos ao seu redor, são involuntariamente tóxicos. Há coisas maiores na sua vida, e com certeza, esse objetivo maior não está relacionado sobre o que você é capaz de alcançar pelos olhos dos outros. É sobre a jornada, o processo, o caminho, e o que você está aprendendo, como você está ajudando os outros a aprender também, e o processo de crescimento do qual você se permite participar.

Pessoas tóxicas são perfeccionistas

Como seres humanos, muitas vezes perseguimos a perfeição impossível. Fazemos isso quando estamos procurando a casa perfeita, o cargo de trabalho ideal, os melhores amigos ou amantes. O problema, é claro, é que a perfeição não existe. A vida é uma jornada contínua, em constante evolução e mudanças. A casa perfeita, o trabalho ideal, o melhor amigo ou amante eventualmente irão para um estado de imperfeição. Mas com um pouco de paciência e uma mente aberta, ao longo do tempo, essas imperfeições se transformam. A casa se transforma em um lar, o trabalho imperfeito evolui para uma carreira, o amigo imperfeito evolui para seu melhor companheiro, e o amante imperfeito evolui para um companheiro confiável para toda a vida. É apenas uma questão de deixar o perfeccionismo de lado, e passar a aceitar melhor as coisas da vida.

Como você lida com a toxicidade em você e ao seu redor? Quais são os hábitos saudáveis que você adotou para fugir de pessoas tóxicas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)