As pessoas prepotentes tendem a pensar que estão sempre corretas, estão presas em falsas crenças e se recusam a ouvir outras pessoas. Eles podem usar linguagem condescendente, intimidar aqueles que os rodeiam, tornarem-se intolerantes às pessoas, ou simplesmente agir de maneira rude.

Não é fácil estar constantemente em torno desses tipos de pessoas porque podem começar a atrapalhar sua autoconfiança. Você pode não saber o que dizer, como se impor ou dizer às pessoas prepotentes educadamente sua própria opinião. No entanto, você merece ter sua voz ouvida e ser tratado com respeito.

Se você sempre parece atravessar caminhos com pessoas prepotentes, experimente estas dicas. Você poderá descobrir estratégias para lidar com essa pessoa em sua vida com dignidade.

Pessoas arrogantes e orgulhosas podem ser superadas com sua própria autoconfiança

Uma das melhores maneiras de enfrentar uma pessoa prepotente é mostrando-se com sua própria autoconfiança. Entre em um encontro com uma pessoa arrogante sabendo que você é forte, digno e seguro. Quando você se sentir mais em sintonia com você, será menos provável que os comentários de uma pessoa arrogante cheguem até você. Isso irá proibi-lo de ser vulnerável. Uma pessoa arrogante pode ser incapaz de se relacionar com você e, em vez disso, dizer coisas cruéis. No entanto, você pode deixar esses comentários passarem quando você se sentir seguro sobre si mesmo.

Use a psicologia das pessoas arrogantes e prepotentes para seu próprio crescimento

Você pode usar esse encontro como uma oportunidade para melhorar suas habilidades de escuta, tolerância de outras pessoas e refletir sobre como você interage com os outros. Qual é a sua fraqueza? Você é frustrado, impaciente ou um ouvinte ruim? Tente virar sua abordagem negativa habitual e praticar o contrário. Ouça essa pessoa sem julgamento, procure entender o que os motiva e aponte para aprender uma maior tolerância às pessoas que são diferentes de você. Por outro lado, as pessoas prepotentes tendem a procurar pessoas tímidas ou fechadas porque é fácil crescer sobre esse tipo de pessoas. Se você tiver dificuldades nesta área, talvez queira melhorar sua assertividade. Reflita sobre maneiras de se defender quando interagir com essa pessoa.

Lidando com pessoas prepotentes

Lidar com pessoas prepotentes exige um pouco de preparo e uma dose cavalar de paciência. (Foto: Zestfor)

Lembre-se de que as pessoas arrogantes e prepotentes são inseguras.

Encontre empatia em si mesmo se puder. Embora as pessoas prepotentes tendam a intimidar e procurar dominar e controlar, é um reflexo do medo de serem controladas. A pessoa arrogante tem dificuldade em admitir ter errado, se apegando a falsas crenças e se recusando a levar em consideração as opiniões de outras pessoas. Muitas pessoas arrogantes tem menos experiência de vida por causa da incapacidade de serem mais abertas. Embora seja difícil simpatizar com alguém assim, lembre-se de que eles ainda são humanos e que você deve tratá-los com respeito, independentemente das circunstâncias. Não se incline para o nível deles, em vez disso, apenas reconheça suas próprias falhas e inseguranças.

Não deixe que a prepotência da pessoa chegue até você.

Isso pode ser muito mais fácil dizer do que fazer. Tome alguns pressupostos de que a pessoa não está tentando ser rude em relação a você e, em vez disso, tente ver além disso. O que você pode obter desse encontro? Existe uma história profunda que valha a pena conhecer? Faça o que puder para superar o nariz em pé e tente ignorar os comentários jocosos. Pelo menos, você pode fazer uma história engraçada para contar seus amigos mais tarde. Isso ajudará você a soltar o estresse que a pessoa prepotente causa em você.

Dê às pessoas prepotentes uma chance

Esta pessoa pode ser encantadora apesar do seu esnobismo evidente, por isso vale a pena dar-lhes uma chance, especialmente se alguém for novo. Às vezes, as pessoas novas estão nervosas, então aproveite o tempo para tentar ver sua verdadeira natureza e personalidade. Ouça atentamente e dê-lhes a chance de falar livremente. Você pode encontrar um tópico de conversação que você possa envolver com eles que vai mais fundo? Eles continuam a ser pouco atraentes e irritantes ou começam a mostrar bondade e integridade? A partir daí, você pode decidir quem é a pessoa realmente e agir de acordo.

Mude o tópico da conversa com a pessoa prepotente

Se nada estiver funcionando, encontre um caminho para a transição para um novo tópico de conversa. Isso pode tirar o poder da pessoa arrogante, especialmente se eles são pegos desprevenidos. As pessoas arrogantes são mais propensas a dominar uma conversa sobre um tema no qual eles se sentem bem. Se você mudar para algo que é neutro, algo que você conhece, ou não pode ser facilmente discutido, então você pode ter uma conversa mais produtiva com a pessoa. Se eles tentam retornar a um tópico antigo, exprima que você já falou seus pontos de vista e que deseja discutir outras coisas.

Discoreo educadamente.

Você não é um saco de pancadas ou um espelho. Você tem direito a falar quando tem pontos de vista em desacordo. Existem maneiras educadas de explicar a uma pessoa que você não concorda com eles. Use uma frase como “você tem um ponto interessante, mas eu acho que não é o mesmo para mim por causa de X” ou ” sua visão é uma forma de olhar para o assuno. No entanto, na minha experiência X é que é a realidade”. Se a pessoa continuar a tratá-lo com desrespeito, não retalie.Saiba pra si mesmo mesmo que você provou seu ponto e é o melhor que você poderia fazer.

Seja sincero com as pessoas prepotentes

Se nada está funcionando e a pessoa prepotente continua a ficar nervosa, considere ser honesto com eles. Você não precisa recorrer a gritar, jurar ou argumentar. Você pode dizer-lhes que você acha que eles estão sendo arrogantes de forma educada e firme. Certifique-se de se defender e dar exemplos claros de como eles machucaram ou irritaram você. Eles podem estar com raiva primeiro, mas isso pode levar a mudanças positivas. Se a situação se intensificar ou a pessoa não responder de forma amável, basta sair da situação e deixá-la em paz. Infelizmente, nem tudo pode ser consertado.

Infelizmente, nem todo mundo no mundo está disposto a estar aberto a opiniões diferentes ou tem a capacidade de admitir quando estão erradas. Se você está enfrentando uma pessoa arrogante e prepotente, não deixe que eles te destruam e, em vez disso, levante-se, aja com cortesia e seja sincero. Enfrente-os com confiança!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)