A arrogância é um conjunto de comportamentos em que as pessoas pensam e agem como se elas fossem melhores do que outros, muitas vezes expressando um sentido sobrestimado de auto-importância, auto-confiança e auto-estima. Estes indivíduos podem ser bastante desagradável para lidar.

Portanto, uma recomendação fácil seria evitar as pessoas arrogantes a todo custo. Infelizmente, você já pode ter alguém que é arrogante em sua vida, seja em casa, trabalho ou escola, e não é sempre uma opção remover essa pessoa da sua rotina. Por estas circunstâncias inevitáveis, existem algumas estratégias que podem ajudar a lidar com a arrogância.

Como lidar com pessoas difíceis: foque no objetivo!

Indivíduos arrogantes que estão em posições de liderança ou superiores podem ser particularmente arrogantes. É melhor não ficar em confronto ou diretamente em oposição. Os chefes e líderes de equipes arrogantes não são muito receptivos a feedbacks ou críticas. Portanto, desde o início, é necessário salientar claramente a importância das metas e objetivos que precisam ser atendidos, bem como definir claramente o seu papel no grupo. Ao fazê-lo, você pode colocar o foco na tarefa em destaque, afastando os indivíduos, e melhorando o clima organizacional.

Em casa, com amigos, ou em situações onde não há um objetivo claro a ser atingido, tente focar em assuntos que não tratem de indivíduos, mas coisas, ou assuntos não relacionados a coisas pessoais. A exemplo, você pode conversar com amigos arrogantes sobre seriados, comédias, mas não conversar sobre assuntos pessoais, ou pedir conselhos sobre decisões na sua vida.

Lidando com pessoas arrogantes

A arrogância pode acabar com qualquer relacionamento, pessoal ou profissional. Mas aprendendo a lidar melhor com ela, você consegue superar as dificuldades impostas por esse tipo de comportamento. (Foto: www.zestfor.com)

Como lidar com pessoas autoritárias e arrogantes: obtenha feedback dessas pessoas

Sempre que você ver que uma conversa com uma pessoa arrogante está indo para uma discussão, desde o início comece com as seguintes palavras: “eu quero que nós tenhamos uma boa relação. Vamos falar sobre algumas ideias que irão nos ajudar a trabalhar melhor em conjunto”. Felizmente, isso pode ter efeitos positivos na diminuição de qualquer atrito que possam ocorrer a partir de suas críticas, que podem ser muitas, bem como aumentar o desempenho de outras pessoas que estão no mesmo ambiente.

Ao lidar com uma pessoa arrogante, que geralmente também é autoritária, lembre-se de que há mais pessoas envolvidas nesse ambiente, e estas também sofrem com os problemas de relacionamento. Conte com elas também para ajudar na tarefa de lidar com os arrogantes.

Como lidar com pessoas difíceis: no trabalho, em casa, em qualquer lugar, não seja um capacho

Indivíduos arrogantes não respeitam facilmente os sentimentos dos outros. Aqueles que interagem com eles podem ser menosprezados, criticados e colocados para baixo. Para evitar ser gravemente afetado por isso, você deve ser firme em quem você é e o que você representa. Não permita que uma pessoa arrogante tire vantagem de você e com a arrogância, cresça sobre sua pessoa.

Mantenha suas conversas curtas e simpáticas com as pessoas arrogantes

Se você decidir expressar uma opinião contrária a de uma pessoa arrogante, então é melhor ser o mais breve e simpático possível. Os indivíduos arrogantes são mais propensos a perderem o controle quando há pessoas com opiniões muito contrárias às deles. Ao ser mais simpático e mantendo suas opiniões de forma mais conservadora, evitam-se conflitos desnecessários com pessoas arrogantes.

Seja tolerante e compassivo com pessoas arrogantes

Entrar diretamente confronto com uma pessoa arrogante vai te levar a lugar nenhum, exceto talvez para um lugar de extrema frustração. No entanto, sendo tolerante com pessoas arrogantes, exige uma maior compreensão das causas do seu comportamento. Em muitos casos, a arrogância é usada como um meio de lidar com sérios problemas pessoais. Quem sabe sua compreensão não pode ser o pontapé inicial para a pessoa sair dessa situação complicada, não é?

Como você lida com pessoas arrogantes? Quais conselhos daria para quem tem que lidar com esse tipo de pessoa no trabalho?

2 comentários para “Como lidar com pessoas arrogantes?”

  1. Michelle

    Trabalho em uma empresa, a 10 meses, sou vendedora e estou grávida a 4 meses.
    Acontece que, querem me mudar de função, passar de vendedora para assistente adm., Como é feito a média salarial?

    Muito obrigada.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Michelle, depende bastante. Tem que verificar com o sindicato.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)