Ao longo de sua carreira profissional, se você está escalando a escada corporativa em uma multinacional ou está trabalhando para uma pequena organização sem fins lucrativos, você vai encontrar vários tipos diferentes de chefes. Cada um deles terá suas próprias peculiaridades, seus próprios processos e suas próprias mentalidades, e se você quiser sobreviver, você precisará aprender a lidar com todos eles. Conhecendo alguns tipos de chefes pode te ajudar a lidar melhor com cada um deles.

Os tipos de chefe que dão muita liberdade

Esse tipo de chefe orgulha-se de dar aos seus trabalhadores liberdade e flexibilidade, talvez até um pouco demais. Ele não interferirá com seus projetos mas, ao mesmo tempo, ele pode dar-lhe uma direção limitada para começar. Ele acredita que todos os trabalhadores farão o seu melhor com mínima interferência, que é ao mesmo tempo empolgante e desconcertante. Se você acabar trabalhando para esse chefe, saiba que a comunicação será a chave; Se você precisar de ajuda, você terá que pedir. Se algo não estiver claro, você precisará expressar sua opinião. Caso contrário, você será deixado sozinho para lidar com isso.

O tipo de chefe aproveitador

O chefe aproveitar pode cair em qualquer uma das várias categorias. Ela pode estar desesperado por escalar a escada corporativa e apenas focar em como o trabalho dos outros o faz aparecer para os olhos de seus superiores. Ela pode ser narcisista ou egocêntrico. Ele também pode gostar da sensação de ter poder sobre os outros. Em qualquer caso, ele é dominador e inflexível e pode impor regras e prazos rígidos para você. Esta é uma posição desafiadora para muitos, mas você pode lidar com isso fazendo compromissos onde você pode, e se comunicando abertamente sobre como esse estilo afeta sua capacidade de trabalho.

Tipos de chefes

Diferentes tipos de chefes precisam ser lidados de diferentes maneiras para que se obtenham os melhores resultados no ambiente de trabalho. (Foto: Entrepreneur)

Os tipos de chefe microgerenciadores

O microgerenciamento é difícil para qualquer pessoa lidar com qualquer um. Esse tipo de chefe gosta de cavar os detalhes, dizendo-lhe o que fazer e como fazê-lo, às vezes para cada minuto de todos os dias. Você pode expressar sua opinião, mas é improvável que o microgerenciador mude. Em vez disso, é melhor manter sua distância nas tarefas que mais lhe interessam, dar feedback e tentar construir mais confiança, pois a maioria dos microgerenciadores nasce de ansiedades internas.

O tipo de chefe amigo

Esse tipo de chefe quer ser seu amigo no local de trabalho. Ela sempre te cumprimenta com uma disposição alegre, será suave quando se trata de feedback ou conselhos, e não estabelecerá prazos rígidos. Por um lado, você terá mais flexibilidade em suas tarefas e ações, mas, por outro lado, você terá críticas menos construtivas sobre as quais construir suas habilidades. Aqui, você terá que pedir comentários diretamente, e talvez seja necessário elaborar a disciplina para estabelecer mais limites, objetivos e diretrizes para você.

O tipo de chefe desfocado

Esse tipo de chefe não tem foco, nem pelo menos consistência em foco. Ele vai começar a semana exigindo um conjunto de metas ou objetivos de trabalho, mas no meio da semana, ele muda de ideia. Ele pode ficar entusiasmado com uma nova campanha de marketing baseada nas Redes Sociais, mas perde completamente o interesse quando outra nova plataforma de mídia capta sua atenção. Ele tem muita energia, mas as prioridades mudam radicalmente, muitas vezes tornando difícil para qualquer pessoa razoável manter-se. É difícil lidar com isso, mas a melhor abordagem é se comunicar com frequência sobre as prioridades, proteger suas apostas apenas investindo completamente quando você tem certeza de que uma prioridade irá se manter, e não levar para o pessoal quando houver uma mudança de metas para você.

O tipo de chefe apático

O chefe apático compartilha algumas semelhanças com o chefe que dá muita liberdade, mas é um pouco mais destrutivo em seus processos. Considerando que o chefe que dá liberdade ainda tenta capacitar os funcionários, dando-lhes mais liberdades e menos interferências, o chefe apático realmente não se importa com seu trabalho ou, pelo menos, com a posição de gerente. Ela será difícil de se comunicar e indiferente aos seus maiores sucessos e fracassos. Se você é o tipo que prospera no feedback, isso será difícil para você. A melhor abordagem é reunir feedback de colegas para manter o foco em suas tarefas e na execução delas.

O tipo de chefe autocrático

Um tipo comum de chefe em diversos ambientes de trabalho, é o chefe que gosta de mandar em todos, geralmente de maneiras que ajudam pouco ou quase nada na execução de projetos. Ele não gosta de delegar tarefas e acabar criando panelinhas de funcionários para executar o que é mais importante, simplesmente porque ele não quer confiar em outros. É um chefe que tem uma margem de tolerância muito baixa para erros, e geralmente vai excluindo do círculo de trabalhadores aqueles que cometeram alguns erros, sem ajudá-los na correção. Para lidar com esse tipo de chefe, é importante insistir no feedback e também buscar seus colegas de trabalho para poder melhorar e trabalhar em equipe com mais eficiência.

O tipo de chefe equilibrado

O chefe equilibrado é o tipo mais raro de chefe, porque ele incorpora tantas qualidades diferentes ao mesmo tempo e as mantém razoavelmente equilibradas. Ele lhe dará flexibilidade sem aliená-lo, será acessível sem cruzar a linha profissional e mudará de ideia sem perder o foco em seus objetivos originais. Se você acabar trabalhando para um chefe equilibrado você é um afortunado, pois todos tendem a prosperar nessa ambiente.

Nenhum tipo de chefe é inerentemente “ruim” ou “bom”. Sim, pode ser irritante ou frustrante lidar com um ou outro, mas há algumas vantagens para esses estilos que você não pode ver. Esta é uma lista de arquétipos. Todo chefe que você conhece será um ser humano único, com seu próprio conjunto de pontos fortes e fracos. Alguns podem cair em várias categorias. Outros não entrarão em nenhuma. Isso simplesmente existe como um guia para ajudá-lo a navegar sobre alguns dos mais comuns e mais desafiadores estilos de gerenciamento que existem.

Que outros tipos de chefes vocês conhecem? Com quais tipos de chefes vocês já tiveram que lidar?

Marcadores: ,

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)