Você trabalha com alguém que leva pausas para o almoço de duas horas, faz dezenas de telefonemas pessoais e cochila na cadeira? Ou talvez eles frequentam o banheiro com dada frequência, ou navegam na web durante todo o dia, enquanto você corre para manter-se com a sua carga de trabalho diária. Não é raro se deparar com um colega de trabalho preguiçoso, e eles nem sempre são fáceis de lidar.

Há algumas coisas que você pode fazer para aliviar o problema e fazer com que este profissional ruim se toque dos problemas que ele está causando. Aqui estão dicas para lidar com um colega de trabalho preguiçoso, que não está rendendo o que deveria.

Não deixe que eles te distraiam

Não gaste seu dia focando no fato de que seu preguiçoso colega de trabalho está constantemente verificando Facebook, mensagens de texto ou roncando na mesa ao lado da sua. Tente se concentrar em seu trabalho. Os seres humanos são engraçados dessa forma: nós vamos passar mais tempo focando no fato de que o nosso colega não está fazendo seu trabalho do que seria fazer o trabalho nós mesmos. Comece assim sua aproximação com o caso.

Não foque na questão da justiça

A vida não é justa. As pessoas costumam dizer que é injusto que o funcionário preguiçoso não paga pela sua preguiça, mas no final do dia, isso realmente não muda nada. Ao apontar que não é justo, nós simplesmente nos sentiremos mal e a situação não muda. Em vez disso, concentre-se em ser o melhor que você pode ser.

Não deixe isso afetar sua atitude

Se você perder seu tempo e energia em estar zangado ou irritado sobre o seu colega preguiçoso, seu desempenho no trabalho pode começar a escorregar e você pode ser menos agradável como companhia. Um colega hostil é tão ruim quanto um preguiçoso.

Não seja um dedo duro

Isso pode fazer você olhar como um puxa saco, por isso não o faça. Mas isso não significa que você não deve falar. Isso é complicado. Depende da situação e do chefe. Alguns chefes podem dizer, ‘Obrigado por me avisar. Eu vou investigar’, enquanto outros podem dizer-lhe: ‘Não é o seu trabalho se preocupar com a performance de seus colegas de trabalho’. Poderia fazer você ficar mal. Mas se você vai para o seu chefe e dizer, ‘Eu estou em um ponto onde eu não posso ir mais longe com este projeto porque eu estou esperando pelo José terminar a sua parte. O que podemos fazer sobre isso?’. Isso mostra o ponto de vista sem o seu parecer como um dedo duro. Se eles explicitamente pedirem para você avaliar a performance de seus colegas de trabalho performance, você deve ser honesto. Porém, antes de chegar a esse ponto, chegaremos ao momento onde você irá conversar com este colega. Vai depender de qual momento chegar primeiro e você não ode mentir para seu chefe.

Ambiente de trabalho complicado

Lidar com um colega de trabalho problemático, preguiçoso é muito mais uma gestão de sua paciência do que a real intervenção no trabalho dele. (Foto: www.savvysugar.com)

Não deixe que os caminhos dele passem para você

Não seja  sugado pela rotina de pausas para o almoço de duas horas e dezenas de idas ao banheiro ou bebedouro. Se começarem a conversar com você, que eles saibam que você está ocupado. É tentador seguir a liderança deles, se eles estão se safando com ela, mas não caia nessa armadilha. Porém, cuidado para não ser mal educado e ser tratado como arrogante ou rude.

Não deixe que o seu trabalho se torne a sua responsabilidade

Se você estiver na mesma equipe ou compartilha as mesmas responsabilidades, não pegue o trabalho que eles não estão fazendo. Lembre-os de tarefas e prazos, mas não deixe que ser babá de seus colegas preguiçosos consuma muito do seu precioso tempo.

Não deixe que eles afetem o seu sucesso

Um colega preguiçoso pode impedir o seu progresso. Se o seu chefe percebe o trabalho não está sendo feito, não deixe que a culpa caia sobre você. Esta é sua oportunidade de falar, se você não tiver feito isso. Mas novamente, isso vai depender de qual situação surgir primeiro e criar a oportunidade para falar com o colega é melhor do que deixar que a situação vire uma bola de neve e chegue até seu chefe.

Use a oportunidade para se tornar um líder

Esta pode ser sua chance de realmente provar que você pode lidar com situações difíceis. Quando você vai para o seu chefe, diga-lhe que você já percebeu o seu colega não está recebendo seu trabalho, de modo que você gostaria da oportunidade de ser um líder. Então, se aproxime de seu colega e diga que quer ajudá-lo a cumprir metas e prazos. O inverso também é possível, conversar com seu colega e assim, começar a ajudá-lo a ser um melhor profissional. Tudo vai depender da sua relação com seu chefe e com seu colega de trabalho e qual te dará a liberdade primeiro para uma conversa.

Não faça fofoca ou reclame com outros colegas

Não é profissional. Você poderia causar mal-entendidos e mágoas. Por isso, ressaltamos sempre neste artigo a importância de conversar com o colega ou seu chefe.

Comunique-se com seu colega de trabalho

Ele ou ela pode não ser preguiçoso. Ao invés disso, eles podem ter pouca clareza de suas tarefas e prazos. Seja claro sobre metas, prazos e compromissos. Às vezes não é que eles são preguiçosos, é que eles não têm uma boa maneira de organizar o seu trabalho ou gerenciar seu tempo. Há sempre uma chance de que eles estão preocupados com uma questão pessoal, também. Precisamos lembrar que a vida acontece. Eles poderiam ser distraído por uma questão de saúde ou problema familiar. É necessário um pouco de compreensão aqui

Conclusão: diálogo é a alma do negócio

Somos seres humanos. E nosso comportamento é 100% influenciado pelo que acontece em nossas vidas. Ao dialogar e conversar com outras pessoas, conseguimos mostrar melhor quem somos, onde estamos e para onde queremos ir. Deixar claro aos nossos amigos e colegas de trabalho irá ajudar bastante a encontrar um consenso, um ponto de equilíbrio. A partir daí, conseguiremos ajudar essa pessoa que não tem rendido e também, conseguiremos nos ajudar a criar um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável.

2 comentários para “Como fazer um colaborador perceber que não está rendendo?”

  1. Gabriel Messias

    Muito bom, no meu trabalho existe essas pessoas preguiçosos, mas vou fazer dessa maneira pra mudar o ambiente do trabalho.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Teste e volte aqui pra contar como foi sua experiência!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)