Às vezes as pessoas reagem a situações difíceis sendo agressivas. Então, como você lida com a agressão? Qual é a melhor abordagem? A agressão no local de trabalho pode ser verbal ou física, como gritar ou bater na mesa. As pessoas tendem a uma agressão quando entram em conflito e querem defender seus interesses à custa de outros.

Como lidar com pessoas agressivas no trabalho?

O comportamento agressivo é destrutivo e precisa ser tratado de forma direta e tranquila. Isso exige assertividade e uma abordagem equilibrada, sendo emocionalmente inteligente para lidar com conflitos. Aqui está uma pequena lista de dicas simples para lidar com pessoas agressivas no trabalho e evitar que o comportamento se repita.

O tempo para esfriar a cabeça é essencial ao aprender como lidar com ofensas no trabalho

O comportamento agressivo pode ser assustador. Também é um bom sinal de que a pessoa com quem você lidava perdeu o autocontrole. Portanto, dê um tempo para esfriar. Escolha outra hora para falar quando há menos acontecimentos. Alternativamente, altere a localização. Mova-se para uma sala de reuniões ou corredor. Dê a si mesmo um tempo para esfriar a cabeça e não se arrepender do que vai falar ou fazer depois.

Lidar com ofensas e agressividade significa saber apontar esses problemas

Diga aos indivíduos diretamente e calmamente que não há necessidade de se irritar. Esta afirmação simples é muitas vezes suficiente para as pessoas refletir sobre seu comportamento e se acalmarem. Reconheça seus sentimentos e mostre que você se importa: “Eu entendo que você está com raiva. Agora vamos descobrir o que vamos fazer”. Use esse momento para tirar um tempo para descansar e relaxar também.

Agressão no trabalho

A agressão no ambiente de trabalho deve ser endereçada o quanto antes para que não se agrave e piore demais o convívio no ambiente profissional. (Foto: wiseGEEK)

Não lute nem incentive brigas

Não use fogo com fogo. Nunca envolva um comportamento agressivo com mais do mesmo, uma vez que isso só irá desencadear mais agressão. Em vez disso, fique calmo e deixe a agressão passar por você. Quando você tem que falar, fale com calma. Desta forma, você está no controle. Seu objetivo sempre deve ser uma situação onde todos saem ganhando.

Dê valor às ideias ao lidar com a pessoa agressiva

Reconheça idéias ou fatos importantes que eles transmitem, pois isso ajudará a difundir a agressão e ajudá-los a se tornar mais aberto às suas idéias. Além disso, reconhecer as idéias deles não significa que você concorda com elas. Nunca dê lugar a alguém que use agressão para conquistar seu espaço. Isso só vai incentivar que a pessoa continue usando o grito para conquistar seu lugar na empresa.

Apresente novas informações para chamar a atenção da pessoa agressiva

Use estratégias para abrir caminho para ser melhor ouvido. Apresente novas informações para chamar a atenção deles. Por exemplo, indique benefícios específicos, novas idéias ou algo de interesse que não tenha sido mencionado anteriormente. Portanto, use muitas perguntas para esclarecer a situação. Isso faz você ganhar tempo para acalmar a situação.

Não evite os conflitos

O conflito entre pessoas é inevitável. Nunca evite conflitos. E não ataque ou prejudique os outros quando estão se impondo por algo que desejam. Pessoas agressivas vêm de uma posição em que eles acham que estão certos e você está errado. Portanto, ao lidar com pessoas agressivas no trabalho, seja assertivo, mantenha sempre o seu terreno e diga o que você tem a dizer.

Denuncie a agressividade aos seus superiores ou RH

Se você sentir que a agressividade ou ofensas ultrapassaram qualquer limite do aceitável, é hora de fazer uma denúncia para o RH ou seu superior no ambiente de trabalho. Assumimos que você faz isso após tentar resolver a situação diretamente com quem te agrediu, seguindo a ordem normal das coisas. Mas pode ser necessário que o processo seja intermediado. Portanto, faça sua parte para obter os melhores resultados.

Como se sente quando as pessoas são agressivas em relação a você? Como você reage? Que conselho você daria para lidar com pessoas agressivas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)