Quando precisamos saber sobre as políticas de um empregador ou nos sentimos frustrados com nossos chefes, optamos geralmente por ir diretamente ao gerente de recursos humanos (RH) de nossa organização. Ser um gerente de RH exige uma combinação de perspicácia nos negócios, conhecimento jurídico e habilidades pessoais. E alguns livros podem contribuir para que qualquer um entenda melhor sobre as melhores práticas de Recursos Humanos.

Obs.: alguns dos livros ainda não estavam disponíveis em português quando o artigo foi escrito. Porém, usando um leitor de ebooks e comprando os livros digitais é fácil fazer a tradução, e enriquecer seus conhecimentos.

Livros de recursos humanos: 100 maneiras de motivar as pessoas

Prático e fácil de usar, o livro de Steven Chandler sobre motivação ajuda os gerentes a entender melhor a arte e a ciência de fazer com que suas equipes trabalhem arduamente. Chandler ensina aos gerentes como motivar suas equipes de maneiras que minimizam o microgerenciamento enquanto maximizam a produtividade. Este livro também está focado no quadro maior da motivação e como os gerentes podem modelar comportamentos positivos de trabalho. Se você está reformulando ou criando um programa de reconhecimento de funcionários, esse livro é especialmente útil. Chandler fornece muitas idéias acionáveis ​​que os gerentes de RH podem compartilhar com outros líderes também.

O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios?

Charles Duhigg reconhece que os seres humanos são criaturas de hábitos no núcleo, e ele aborda como os hábitos moldam e nos impactam neste livro estelar. Essa ótima leitura ajuda os gerentes de RH a entender melhor como os hábitos são formados e como as pessoas podem quebrá-los. As ferramentas que a Duhigg oferece são incrivelmente compartilháveis, o que as torna ideais para gerentes de RH que conduzem avaliações de desempenho ou coaches. O Poder do Hábito também move os leitores porque vai muito além do entendimento básico de hábitos para examinar como eles são inconscientemente formados e como eles moldam a vida.

Failing Forward: transformando erros em etapas para o sucesso

Esta fascinante leitura de John Maxwell ensina os leitores a enxergarem além do desapontamento inicial com a incapacidade de ver o que pode ser aprendido com isso. Com base em observações da vida real, Maxwell afirma que os indivíduos mais bem sucedidos nos negócios não são aqueles que falharam o menor número de vezes, mas aqueles que conseguiram transformar suas falhas em experiências de aprendizado. Para gerentes de RH, este livro é uma visão perspicaz sobre como as pessoas podem aprender a superar e dominar sentimentos de derrota. As habilidades que as ações da Maxwell podem ser usadas pelos próprios gerentes de RH ou podem ser facilmente compartilhadas com outras pessoas em suas organizações. Este e outros livros do autor são ótimas lições de gestão e liderança em empresas.

Livros de RH

Bons livros de RH contribuirão para a aplicação das melhores técnicas na empresa para obter os melhores resultados. (Foto: LinkedIn)

Smart Staffing

A maioria dos gerentes de RH é obrigada a lidar com funções de recrutamento e de pessoal em algum momento de suas carreiras. Este guia de Wayne Outlaw ajuda os profissionais de RH a ver o quadro maior quando se trata de pessoal. Útil para gerentes de RH experientes e recém-chegados, o livro é uma cartilha sobre todos os aspectos do processo de recrutamento e pessoal. Com conselhos sobre tópicos que vão desde escrever anúncios para identificar recrutas estelares para manter os funcionários felizes, Outlaw se estabelece como um verdadeiro especialista no campo. O Smart Staffing é uma turma de pessoal intensiva em um livro, e é um volume que você pode consultar várias vezes para obter ajuda.

O livro de respostas de RH: um guia indispensável para gerentes e profissionais de recursos humanos

O departamento de RH é um dos mais movimentados da maioria das organizações, e espera-se que os profissionais que o supervisionam saibam as respostas para centenas de perguntas sobre emprego na queda da cabeça. É uma tarefa difícil, mas os gerentes de RH podem atendê-la com a ajuda deste livro exaustivo de Shawn Smith e Rebecca Mazin. Com respostas para mais de 200 perguntas que os gerentes de RH normalmente fazem, é um recurso para tudo, desde o recrutamento até a licença familiar e as demissões. Este volume é ideal para gerentes de RH novos e experientes.

Como profissional de RH, você é convidado a ajudar funcionários e líderes de organizações diariamente. Você pode melhorar as habilidades que você aprendeu na escola lendo esses grandes títulos e verificando outros livros de RH que precisam ler. É uma ótima maneira de aumentar seu conhecimento e sua confiança.

Conhece outros importantes livros de RH? Quais? Compartilhem os títulos que vocês recomendariam!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)