O que faz e quanto ganha um analista de RH?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Para empresas menores que têm um departamento de RH de um ou alguns, o termo “analista de RH” provavelmente não é familiar. No entanto, como a empresa cresce, pode ser útil que os poucos profissionais de RH existentes tenham uma compreensão geral de como delegar as muitas responsabilidades do Departamento de RH – é onde surge a posição de analista de RH.

Quando os departamentos de RH começam a crescer e expandir, a posição do analista de RH é uma posição que é primordial para a operação. Esta é muitas vezes uma das primeiras posições que é adicionada à equipe quando o departamento de RH chega a um ponto em que algumas das tarefas podem começar a serem entregues.

O que faz um analista de RH?

Um analista de RH é responsável por recrutamento, contratação e construção de equipe. Como os funcionários são o ativo mais valioso de uma empresa, isso não é um pequeno feito.

Os analistas de RH devem seguir as regras e políticas da empresa e certifique-se de que todos os procedimentos de contratação sejam até com regulamentos federais e locais. Os analistas de RH também podem ter que manter as guias nos funcionários que foram contratados, avaliando o desempenho do trabalho e tomar decisões sobre como encontrar substituições para funcionários que não estão cortando a mostarda.

Analista de RH

O analista de RH analisa dados e agrega informações importantes para a tomada de decisões pela equipe de recursos humanos. (Imagem: HR University)

Requerimentos para vagas de analista de RH

Dependendo da organização específica, as responsabilidades de um analista de RH podem incluir:

Usando aplicativos para a tela de funcionários em potencial

Desenvolvendo avaliações para funcionários potenciais e atuais

Recrutando e contratando novos funcionários

Criar e implementar programas de recursos humanos dentro da organização

Agendamento e supervisão de treinamento de novos funcionários

Implementando novas políticas e sistemas para os funcionários

Manipulando relatórios de RH que são arquivados por funcionários

Preenchendo e às vezes apresentando avaliações de desempenho de funcionários

Educar os funcionários sobre práticas e políticas de RH

Quais habilidades e qualificações devem ter um analista de RH?

A posição do analista de RH é geralmente uma posição de nível de entrada. A maioria das empresas requer um diploma de quatro anos, mas nenhuma experiência anterior. Como algumas faculdades e universidades não oferecem graus de RH, os gerentes de contratação podem estar à procura de candidatos a funcionários com graus em administração pública, negócios, desenvolvimento organizacional ou psicologia organizacional.

Habilidades e traços de personalidade para um analista de recursos humanos

Analistas de RH bem-sucedidos são muitas vezes pessoas orientadas para o detalhe, o que é útil quando se trata da extensa quantidade de papelada necessária para contratação e tarefas de recrutamento. Ser decisivo também é um importante traço de personalidade para um analista de RH ter, pois decisões rápidas são uma grande parte do trabalho. Por último, mas não menos importante, as habilidades das pessoas são obrigatórias para o analista de RH de sucesso, já que o analista de RH deve lidar com um fluxo infinito de diferentes pessoas dentro e fora da organização a cada dia.

Qual o treinamento para um analista de RH?

Enquanto um analista de RH não precisa de experiência prévia, há muitas coisas que um analista de RH deve ser bem informado antes de ser libertado para fazer o trabalho sozinho. Os analistas de RH devem ser educados nas leis trabalhistas, leis civis e políticas básicas da empresa. Os analistas de RH também devem receber treinamento mais especializado na gestão de pessoas, para que a cultura da empresa seja completamente compreendida e seja refletida naqueles que são contratados.

Quanto ganha um analista de RH?

Um analista de RH tem uma faixa salarial de 2 a 5 salários mínimos. São profissionais que vem de diversas áreas, tais como Psicologia, Administração de Recursos Humanos, e Administração.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário