10 dicas e tipos de softwares para RH

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Para ajudá-lo em sua busca pelo melhor software de recursos humanos, compilamos uma lista dos softwares de gerenciamento de RH que são essenciais para seu negócio. Listamos os aspectos mais importantes e quais tipos de softwares de RH farão a diferença para gerenciar seu negócio e fazer com que essa área da empresa tenha sucesso.

O que é software de RH?

O crescente mercado de software de Recursos Humanos (RH). Enquanto a maioria das empresas e indivíduos são um pouco familiarizados com pacotes de software de RH, a paisagem está mudando rapidamente com a adição de novos aplicativos.

O software de gerenciamento de RH já foi restrito a dados, folha de pagamento e benefícios dos funcionários. Mas o mercado se expandiu significativamente devido a fluxos de trabalho automatizados e demanda por tecnologia de nuvem. Essas mudanças nas expectativas do cliente e a maior disposição da força de trabalho para usar os modelos de autoatendimento agora significam tarefas de RH, como folha de pagamento, solicitações de tempo limite, gerenciamento de benefícios e gráficos orgulhosos, ocupando menos tempo administrativo

Isso tudo libera a equipe de RH para focar suas atenções no recrutamento, experiência em funcionários, gerenciamento de força de trabalho, cultura da empresa, branding e outras tarefas que agora caem sob o descritor de gestão de talentos.

Então, para sua área de RH poder focar no que é importante, vamos entender os tipos de software de RH que realmente devem estar disponíveis para sua equipe.

Sistemas de Informação de Recursos Humanos (HRIS)

Software de Informações de Informações de Recursos Humanos (HRIS) é um termo de guarda-chuva que inclui tantos tipos distintos de software, pois há empresas de software de RH. Esses produtos são conhecidos por muitos nomes diferentes, mas o objetivo desses sistemas multifuncional é armazenar dados de funcionários individuais, gerenciar a administração de folha de pagamento e benefícios e gerenciar os requisitos regulamentares e jurídicos da empresa.

Embora a quantidade de tempo em que os gerentes de RH relatassem trabalhar na entrada de dados manuais caíram, esses gerentes ainda gastam até 50% de seu tempo em tarefas manuais. Este tempo é seguido de perto por ajustes manuais (30,6 por cento) e gastar tempo de desligamento de tempo entre ferramentas de RH não padronizadas em toda a organização.

Os sistemas HRIS são projetados para simplificar e automatizar os três pilares tradicionais do HRM: folha de pagamento, tempo e participação e benefícios. E soluções modernas percorrem um longo caminho para reduzir a entrada manual de dados de informações dos funcionários. As empresas que procuram o software HRIS certas podem esperar ver essas características:

Os líderes no espaço de software de HRIS tendem a ser gigantes de software que exigem segurança significativa, mas prometem a segurança, a precisão e a segurança dos dados dos funcionários. Como o software de administração de RH armazena e gerencia os dados de identificação pessoal, a bancada e as informações fiscais de todos os funcionários, o software de gerenciamento de recursos humanos está sujeito aos regulamentos da indústria e deve permanecer atualizado com os requisitos de imposto estaduais, locais e federais.

Rastreamento do candidato e software de recrutamento de RH

O aumento dos sistemas de rastreamento de candidatos e software de recrutamento pode ser diretamente correlacionado com o aumento da automação de muitas das tarefas tradicionais de entrada de dados e administrativas que os funcionários da RH usavam para preencher seus dias com. Agora que os departamentos de RH não passam a maior parte do tempo calculando manualmente cartões de tempo e deduções de folha de pagamento, essas equipes podem se concentrar em atrair e contratar uma força de trabalho estelar.

Os sistemas de rastreamento do candidato, por outro lado, são frequentemente empregados por organizações que precisam de rastreamento do ciclo de vida dos funcionários e podem incluir módulos de desempenho e engajamento, além da tradicional placa de trabalho, currículo, entrevista e recursos integrantes.

Leia a visão geral e descrições detalhadas do recurso para software de rastreamento do candidato independente ou software de recrutamento especializado que se adapte ao seu negócio.

Softwares de RH

Bons softwares de RH ajudam na gestão do seu negócio. (Imagem: PCMag)

Sistemas de Gestão de Aprendizagem para RH

Sistemas de gerenciamento de aprendizagem, também conhecidos como sistemas de eLearning, acompanham a educação, certificações, qualificações e habilidades de um funcionário e conectam o funcionário com materiais ou cursos disponíveis para desenvolver essas habilidades. Um sistema assim pode funcionar como parte de um sistema completo ou ser incluído no software ERP, mas muitas opções autônomas também estão disponíveis para empresas de todos os tamanhos.

Um sistema assim tradicional permite que os gerentes aprovem treinamento, orçamentos e calendários ao lado de métricas de desempenho e avaliação. A maioria dos usuários desses sistemas criam seu próprio conteúdo de aprendizado que é hospedado em um servidor. Esses sistemas normalmente exigem especialistas em departamento internos e coordenadores de treinamento ou funcionários de RH com experiência em treinamento para construir módulos de aprendizagem e avaliação extensos.

Uma opção popular que muitas empresas com a falta de tempo ou recursos para construir seus próprios cursos de eLearning adotam é comprar assinaturas para plataformas de conteúdo de aprendizagem prontas. Embora não seja adaptado especificamente aos fluxos de trabalho ou processos internos da empresa, os alunos possam aproveitar os cursos especializados e específicos da ferramenta que aumentam sua produtividade e engajamento. Essas plataformas também fornecem registros de exportação de dados ou treinamento que os indivíduos podem portar para o HRIS, gerenciamento de desempenho ou plataforma de engajamento da empresa.

Software de gerenciamento de desempenho

O software de gerenciamento de desempenho é uma plataforma onde profissionais, gerentes e funcionários do RH podem se concentrar em avaliar as habilidades dos funcionários, definir metas para desempenho e rastrear melhorias ao longo do tempo.

Muitas empresas usam o software de revisão de desempenho para treinar funcionários de todos os níveis e prazos de habilidade e organizar e rastrear avaliações de desempenho anuais, trimestralmente ou através de atualizações semanais de pulso. Toda essa informação é armazenada em arquivos de funcionários e fornece funcionários e gerenciadores de RH e gerenciadores uma visão clara da maturação do empregado em um papel atual. Esta visão de ponta a ponta geralmente ajuda a equipe com iniciativas maiores de RH, como o planejamento de sucessão e o crescimento do emprego.

Os sistemas de desempenho geralmente incluem ou estão intimamente integrados com as ferramentas de engajamento e funcionários que dão às equipes uma melhor compreensão do movimento individual e geral em relação aos objetivos.

Software para envolvimento dos funcionários

Enquanto as ferramentas de gerenciamento de desempenho buscam construir um sistema integrado da contratação de se aposentar, o software de engajamento de funcionários ajuda as empresas a melhorar a experiência dos funcionários e aumentar o envolvimento individual e de equipe com as prioridades do trabalho diário. O software de engajamento mede os níveis atuais de engajamento da força de trabalho e procura fornecer feedback sólido e coaching para melhorar o nível de envolvimento do funcionário nas tarefas diárias.

Esses sistemas geralmente usam uma combinação de ferramentas de pesquisa, acompanhamento de fluxos de trabalho, gamificação e análise. Os usuários são solicitados diariamente ou semanais a fornecer feedback sobre suas prioridades de trabalho atuais, progresso para metas e sentimentos sobre seu próprio trabalho.

O software de experiência de funcionários é encontrado como um sistema autônomo, um recurso de um software HRIS ou ERP, ou como uma ferramenta integrada que funciona em conjunto com um sistema maior de HRIS, ERP ou desempenho ou desempenho de talentos.

Visite a visão geral do software de engajamento de funcionários para saber mais sobre este software de recursos humanos, incluindo principais

Inteligência artificial (AI) e aprendizagem de máquinas

O crescimento da IA e da aprendizagem de máquina no espaço de software é inegável, com quase 50% dos negócios dizendo que adotaram AI em pelo menos um aspecto de seus negócios. Atualmente, as empresas AI estão construindo ferramentas que ajudam os gerentes de RH com recrutamento e integralmente novos funcionários, e algumas empresas estão usando a tecnologia para fazer pesquisas de pulso mais inteligentes.

A aprendizagem de máquinas pode ser encontrada na maioria das vezes nos campos de eLearning e no software para entender melhor quais tipos de cursos funcionários devem tomar a seguir. Essas ferramentas também podem ser usadas para oferecer aos alunos novos recursos baseados em padrões e comportamento de aprendizagem estabelecidos. Eles também são úteis no recrutamento de ferramentas para reduzir os vieses de contratação e encontrar candidatos qualificados rapidamente.

A IA e a aprendizagem de máquinas ainda são relativamente novos campos de tecnologia que estão apenas encontrando aplicativos nos sistemas de RH. Espere ver grandes avanços dentro desses campos nos próximos anos, à medida que a tecnologia amadurece.

Gerenciamento de equipe e Gerenciamento de talentos

Tal como acontece com qualquer tendência no RH, gerenciamento de equipe, também chamado de gerenciamento de força de trabalho, estilos passam por balanços ao longo da escala de personalização. E enquanto maior personalização é uma enorme tendência em funcionários e gerenciamento de consumidores, muitas empresas acham que as equipes gerenciais de funcionários que compartilham objetivos de resultados semelhantes fazem sentido.

Essa tendência mudou como a administração e os funcionários se comunicam, como os gerentes e profissionais de RH analisam o desempenho e como toda a empresa analisa o envolvimento de funcionários. Espere ver esta tendência reproduzi-se na equipe de equipa e organizações empresariais. Embora talvez não afetasse totalmente o recrutamento, mas o gerenciamento da força de trabalho terá um efeito sobre entrevistas como gerentes precisarão garantir que os candidatos possam funcionar bem com suas equipes.

Serviços de consultoria de RH

As pequenas e médias empresas (SMBs) normalmente priorizam a equipe de RH, que podem criar atrasos ou dificuldades com processos Core HR como folha de pagamento e recrutamento. Felizmente, muitas empresas de software de RH começaram a oferecer serviços de RH como um add-on em seus pacotes. Com esses serviços, os fornecedores atuam como um provedor de serviços gerenciado pela RH, permitindo que essas pequenas organizações terceirem suas funções de RH.

Esses serviços de RH permitem que as empresas cubram essas funções centrais a um custo mais barato do que a contratação do pessoal interno. Também remove alguns dos fardos da força de trabalho do negócio, permitindo que eles melhorem sua própria produtividade e otimize seu departamento.

Melhor de cada tipo ou Sistemas integrados

Conduzido em grande parte pela mudança geral para o software em nuvem, muitas empresas agora optam por usar várias plataformas de RH separadas para gerenciar todo o ciclo de vida do funcionário em vez de contratar um HRIS totalmente característico. Esta escolha é às vezes financeiramente motivada, mas há muitos fatores em jogo aqui.

Os sistemas podem ser difíceis de implementar no início, exigindo vários meses ou anos de bordo (dependendo do tamanho da empresa). No entanto, uma vez que está no lugar, os HRIs podem atuar como uma fonte central de verdade para tudo relacionado às informações do empregado, incluindo:

As empresas que optam por implementar software separado para cada um desses itens podem encontrar conforto no modelo de assinatura de Saas que lhes dê a liberdade de alternar os provedores a qualquer momento, ou pode optar por implementar apenas cada software, pois se torna necessário para o crescimento da empresa.

Uma terceira opção empregada por muitas empresas é pular software HRIS e SaaS e implementar um sistema ERP. Este software tende a ser mais complicado do que os sistemas HRIS, mas pode incluir recursos vitais, como gerenciamento de cadeia de suprimentos e sistemas financeiros.

Software de Branding & Cultura empresarial

A cultura no local de trabalho e a marca da empresa afetaram todos os pontos no ciclo de vida do empregado. Estratégias de recrutamento que parecem mais parecidas com o marketing e os programas de saúde e bem-estar de funcionários, ajudam as empresas planejam e envolvem funcionários em culturas positivas da empresa. Esses programas ajudam as empresas a combater o aumento do custo dos problemas de saúde mental que impactam a perda de tempo e a cobertura de benefícios.

As empresas podem esperar que equipes de RH e funcionários individuais possam empurrar para o desenvolvimento profissional, eLearning, benefícios de bem-estar e maior atenção às culturas nocivas do local de trabalho do que nunca. Essas prioridades podem ser rastreadas e melhoradas através do uso de sistemas de RH, incluindo revisões de desempenho, e sistemas de recrutamento.

Precisa de ajuda com seu software de RH? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário