Os engenheiros de software trabalham em uma das indústrias de mais rápido crescimento atualmente existentes. À medida que a tecnologia evolui criando especializações em inteligência artificial, robótica, realidade virtual, gestão de dados e outros subcampos, novas oportunidades continuam a surgir. Esses profissionais unem as teorias e métodos de informática, engenharia e matemática para criar aplicativos, sistemas e redes de software, fazendo a sua integração nas tecnologias existentes.

Engenheiro de software: o que faz?

Conforme descrito acima, os engenheiros de software aplicam princípios tradicionais de ciência da computação e engenharia para criar, testar e avaliar aplicativos e sistemas de software. Mais detalhadamente, as tarefas típicas desta profissão de alto crescimento incluem:

Analisar as necessidades dos usuários em relação a um software específico

Fazer recomendações relacionadas ao software existente

Projetar componentes de software e, em seguida, determinar como cada um funcionará em conjunto um com o outro

Certificar-se de que um pedaço de software continue a funcionar corretamente, realizando análises de rotina e manutenção

Criar materiais de instrução que ajudem outros engenheiros de software ou desenvolvedores a utilizar o software existente ou a criar softwares próprios

Colaborar com outros engenheiros de software ou membros da equipe para ajudar a alcançar um objetivo comum

Os engenheiros de software servem funções variadas dependendo da sua empresa. Eles podem ajudar a criar bases de dados para armazenar informações constitutivas para um comitê de ação; auxiliar no desenvolvimento de um aplicativo móvel de compartilhamento de viagens; ou criar software de gerenciamento de projetos para uso público. Em suma, os engenheiros de software podem trabalhar em praticamente qualquer indústria, facilitando a evolução da saúde, produção, educação, governo, construção, aviação, produtos de consumo, entre muitos outros.

Um Analista de Sistemas e Engenheiro de Software possuem domínios de conhecimentos diferentes. O Analista de sistemas está focado em como o Software atende o seu propósito, enquanto o Engenheiro está focado na processo de produção de software com qualidade. Essa diferença é importante de conhecer para que não haja confusão entre as profissões.

Engenharia de software

O engenheiro de software exerce tarefas essenciais para o desenvolvimento de programas e apps que usamos no dia a dia. (Foto: MicroAd Vietnam)

Especializações do engenheiros de software

Os engenheiros de software podem buscar especializações únicas em sua área, incluindo:

Sistemas de jogos e entretenimento

Um engenheiro de software que se especializa em sistemas de jogos e entretenimento pode esperar projetar um aplicativo ou jogo, bem como o software utilizado pela plataforma em que o entretenimento é executado.

Sistemas digitais e embutidos

Esses engenheiros trabalham no projeto e implementação de sistemas embarcados, que são sistemas informáticos com funções dedicadas em um sistema mecânico ou elétrico maior. Os sistemas integrados são onipresentes entre os dispositivos eletrônicos hoje, desde celulares até aparelhos domésticos e dispositivos médicos.

Modelagem e simulação

Modelagem e simulação compreendem uma disciplina emergente que é crucial para tornar a pesquisa econômica. Isso requer engenheiros de software para projetar ou manter aplicativos ou programas que simulem processos específicos sem testes reais. A modelagem e a simulação ajudam a adquirir informações úteis e permitem uma tomada de decisão eficiente sem um processo de desenvolvimento significativo.

Gerenciamento de projetos de software

Como os engenheiros de software geralmente se encontram trabalhando dentro de uma equipe, eles podem ser responsáveis ​​pelo gerenciamento do próprio projeto em si. Isso requer um conhecimento detalhado das tarefas específicas, bem como a capacidade de gerenciar membros individuais para ajudar a facilitar o processo.

Engenharia de software de rede

Esta especialização em engenharia de software se concentra principalmente em redes e sistemas distribuídos, incluindo arquitetura de rede, programação e análise de rede e protocolos de transporte e camada de aplicação. Os engenheiros neste campo geralmente executam tarefas relacionadas à segurança da rede, também.

Estas são algumas das especializações mais comuns na engenharia de software, embora a crescente sofisticação da tecnologia continue a empurrar os limites do que é possível.

Onde estão as vagas para engenheiros de software?

Os engenheiros de software não só trabalham em startups produzindo aplicativos úteis, como também com agências federais que precisam de assistência com a criação e manutenção de software de bancos de dados; empresas de saúde que foram pioneiras em novos dispositivos médicos; plantas de fabricação de automóveis que buscam otimizar operações ou mesmo organizações sem fins lucrativos na esperança de desenvolver um novo sistema de rede. São cargos nas áreas de design de sistemas, edição de software, finanças e seguros, e fabricação de produtos informáticos e eletrônicos.

O dia a dia de um engenheiro de software

Em geral, as tarefas do dia-a-dia de um engenheiro de software dependem de suas responsabilidades individuais dentro da organização maior. Aqui está uma visão geral das responsabilidades de um engenheiro de software:

Criar e implementar serviços web e middleware eficazes para suportar aplicativos front-end

Analisar, codificar, testar, depurar e suportar programas e aplicativos.

Analise e definir os requisitos do sistema para serviços da Web

Trabalhar com outros profissionais para estabelecer critérios de teste

Validar códigos construídos contra critérios de teste

Fornecer relatórios de status regulares para gerenciar o desenvolvimento da plataforma

Garantir que o Sistema Tático de Gerenciamento da Internet permaneça funcional, disponível e suporte a prontidão da missão da unidade

Operar sob um nível mínimo de supervisão

Fornecer suporte de engenharia de campo para atualizações de software

Responsável pela integração, modificação, evolução, testes, gerenciamento de conhecimento, garantia de qualidade e gerenciamento de configuração

Ajudar a unidade com planejamento / configuração de rede, bem como se adaptar às mudanças para acomodar as revisões de arquitetura de rede conforme necessário

Manter a conscientização de mudanças em software, equipamentos e arquiteturas de rede para garantir que informações precisas sejam comunicadas ao cliente

Gerenciar o ciclo de vida completo do design de aplicativos, desenvolvimento e manutenção de aplicativos de nível empresarial

Executar análise de software, análise de código, análise de requisitos, revisão de software, identificação de métricas de código, análise de risco do sistema e análise de confiabilidade de software

Criar ensaios e conjuntos de teste de aceitação

Criar e manter scripts de teste de desempenho e estabilidade

Como é evidente a partir das descrições acima, as responsabilidades e competências dos engenheiros de software variam amplamente.

Quanto ganha um engenheiro de software?

A carreira do engenheiro de software começa no estágio, onde o profissional pode esperar ganhar cerca de 1,5 a 2 salários mínimos.

Um engenheiro de software trainee pode esperar ganhar até 4,5 salários mínimos em uma grande empresa, com uma média para outras empresas sendo de 3,5 salários mínimos.

Um engenheiro de software júnior pode ganhar até 5,5 salários mínimos em uma grande empresa, e a média é de 4 salários mínimos em outras empresas.

Um engenheiro de software pleno pode ganhar até 7 salários mínimos em uma grande empresa, e a média é de 5 salários mínimos em outras empresas.

Um engenheiro de software sênior pode ganhar até 9 salários mínimos em uma grande empresa, e a média é de 6,5 salários mínimos em outras empresas.

Um engenheiro de software master pode ganhar até 11 salários mínimos em uma grande empresa, e a média é de 8 salários mínimos em outras empresas.

Você já é um engenheiro de software ou está procurando saber mais sobre a carreira? Deixe sua participação nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)