Analista de dados: o que faz e quanto ganha?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Você já ouviu o título do trabalho “analista de dados” flutuando ultimamente e soa como uma carreira intrigante. A ideia de trabalhar com dados e tecnologia estimulou sua curiosidade, mas o que faz um analista de dados durante todo o dia?

Uma coisa é pensar sobre um emprego – e outra coisa para realizar esses deveres de trabalho todos os dias. Você precisa de todos os fatos antes de escolher prosseguir uma nova carreira. Nós fizemos a escavação para descobrir quais analistas de dados realmente fazem o dia todo. Leia para descobrir os deveres de trabalho diários que podem fazer parte de sua futura carreira.

O que é um analista de dados?

De um modo geral, um analista de dados recuperará e coletará dados, a organizá-lo e usá-lo para alcançar conclusões significativas. O trabalho dos analistas de dados varia dependendo do tipo de dados que estão trabalhando (vendas, mídias sociais, inventário, etc.), bem como o projeto cliente específico.

As empresas em quase todas as indústrias podem se beneficiar do trabalho de analistas de dados, desde provedores de saúde a lojas de varejo até cadeias de fast food. Os insights de que os analistas de dados trazem para uma organização podem ser valiosos para os empregadores que querem saber mais sobre as necessidades de seu consumidor ou usuário final.

Independentemente de qual indústria eles trabalham, os analistas de dados podem esperar gastar seu tempo desenvolvendo sistemas para coletar dados e compilar suas descobertas em relatórios que podem ajudar a melhorar sua empresa.

Os analistas podem estar envolvidos em qualquer parte do processo de análise. Em um papel de analista de dados, você pode ser incluído em tudo, desde configurar um sistema analítico para fornecer insights com base nos dados que você coleta – você pode até ser solicitado a treinar outros em seu sistema de coleta de dados.

Agora que você tem uma ideia do que os analistas de dados fazem em geral, você está pronto para cavar as especificidades de vida no trabalho como analista de dados.

Nós listamos as tarefas diárias de um analista de dados típico.

Funções de um analista de dados na produção de relatórios

Como analista, você gastará uma quantidade significativa de tempo produzindo e mantendo os relatórios internos e voltados para o cliente. Esses relatórios fornecem insights de gerenciamento sobre novas tendências no horizonte, bem como áreas que a empresa pode precisar melhorar.

Escrever um relatório não é tão simples quanto jogar números em uma página em branco e enviá-lo para o seu gerente. Analistas de dados bem sucedidos entendem como criar narrativas com dados. Para permanecer valioso, os relatórios, respostas e insights de que a análise de dados prevêem ser compreendidas pelo próximo tomador de decisão, que frequentemente não é analista.

Analista de dados na prática

O analista de dados é um profissional que avalia as informações para que decisões sejam tomadas. (Imagem: Udacity)

Trabalho do analista de dados em encontrar padrões

Os analistas de dados mais eficazes são capazes de usar dados para contar uma história. Para produzir um relatório significativo, um analista de dados primeiro tem que ser capaz de ver padrões importantes nos dados. No nível básico, os dados são usados ​​para encontrar tendências e insights que podemos usar para fazer recomendações aos clientes.

Relatórios em incrementos regulares, como semanais, mensais ou trimestrais, é importante, pois ajuda um analista aviso padrões significativos. Todos contribuem para um período de tempo abrangente, onde podem ver tendências ao longo do tempo.

Colaboradores dos analsitas de dados

Surpreso ao ver isso na lista? A palavra “analista” pode fazer você pensar em alguém que trabalha além do resto da empresa, mas isso está longe da verdade. A grande variedade de papéis de analista de dados e responsabilidades significa que você colaborará em muitos outros departamentos em sua organização, incluindo profissionais de marketing, executivos e vendedores. Você também provavelmente colaborará de perto com aqueles que trabalham na ciência de dados como arquitetos de dados e desenvolvedores de banco de dados.

Ser capaz de se comunicar bem é importante. Seu sucesso depende da sua capacidade de trabalhar com as pessoas – as pessoas que você estão reunindo as perguntas de pesquisa, colaboram que colaboram para executar o trabalho e as pessoas que você entrega a apresentação final.

Analista de dados na coleta e configuração de infraestrutura

Talvez o aspecto mais técnico do trabalho de um analista esteja coletando os dados em si. Isso geralmente significa trabalhar em conjunto com desenvolvedores da Web para otimizar a coleta de dados, de acordo com Pearson.

Esta coleta de dados é fundamental para analistas. Eles trabalham para desenvolver rotinas que podem ser automatizadas e facilmente modificadas para reutilização em outras áreas. Analistas mantêm um punhado de softwares e ferramentas especializados em seu arsenal para ajudá-los a realizar isso.

Analista de Dados x Cientista de Dados

Com tudo isso em mente, você pode estar se perguntando sobre outra função de dados proeminente – o cientista de dados. Embora seja seguro assumir que há alguma sobreposição no tipo de trabalho que eles fazem, existem diferenças significativas entre analistas de dados e cientistas de dados.

Como o papel de um cientista de dados é relativamente novo e às vezes nebuloso, aqueles no campo trabalharam para definir e diferenciá-lo do analista de dados. Vamos derrubá-lo com base em habilidades e deveres de trabalho.

Analistas de Dados:

Cientistas de dados:

Embora analistas de dados e cientistas de dados tenham diferentes origens e pontos fortes, lembre-se de que esses papéis podem ser um pouco squishy em como eles são definidos. Isso significa que as responsabilidades podem mudar dependendo da organização.

Tipos de analítica de dados

Em seu núcleo, a análise de dados é sobre responder a perguntas e tomar decisões. E assim como existem diferentes tipos de perguntas, há também diferentes tipos de análise de dados, dependendo do que você está esperando para realizar. Embora não haja glossário conjunto desses tipos de análise de dados, geralmente eles são assim classificados:

Respostas de análise descritiva: “O que aconteceu?”

Respostas de análises de diagnóstico: “Por que algo aconteceu?”

Respostas de análises preditivas, “o que é provável que aconteça?”

Respostas de análises prescritivas, “Que ação deve ser tomada?”

Os analistas de dados podem adaptar seu trabalho e solução para se adequar ao cenário. Por exemplo, se um fabricante for atormentado com atrasos e paradas não planejadas, uma abordagem de analítica de diagnóstico poderia ajudar a identificar o que está exatamente causando esses atrasos. De lá, outras formas de análise podem ser usadas para fixar essas questões.

Quais ferramentas usam os analistas de dados?

Analistas de dados dependem de várias ferramentas para coletar e fazer sentido de seus dados. Estas são algumas ferramentas comuns para um analista de dados:

Microsoft Excel

Sql

Software SAS

Google Analytics

Gerenciador de tags do Google.

Tableau

Google AdWords

O que há em uma descrição do trabalho de analista de dados?

Todos esses deveres de trabalho detêm até uma meta principal para analistas de dados: “Ao analisar dados, os analistas esperam mover os negócios de clientes para a frente com base em seus objetivos estratégicos”.

Os dados coletados sem exame adequado são inúteis. Um verdadeiro trabalho do analista de dados é agregar valor a uma empresa – ou seja seus próprios clientes. Através de tornar os dados que coletam de forma perspicaz e fácil de entender, fornecem valor adicional aos clientes para ajudá-los a tomar decisões informadas para seus negócios.

Quanto ganha um analista de dados?

Abaixo, a faixa de salário inicial para cientistas de dados em diferentes tamanhos de empresas:

Microempresas: júnior até 7 salários mínimos; pleno a partir de 7 salários mínimos; sênior a partir de 8 salários mínimos.

Pequenas: júnior até 7 salários mínimos, pleno a partir de 7 salários mínimos, sênior a partir de 8 salários mínimos

Médias: júnior a partir de 7 salários mínimos, pleno a partir de 7 salários mínimos, sênior a partir de 8 salários mínimos

Grandes Empresas: júnior até 7 salários mínimos, pleno aa partir de 7 salários mínimos, sênior a partir de 8 salários mínimos

Então, o que faz um analista de dados? Muito mais do que você imagina. Agora que você conhece o trabalho em equipe, habilidades técnicas e estratégias que entram nessa profissão atualizada, você pode estar considerando uma carreira de análise de dados.

Cobrimos os fundamentos da descrição do trabalho do analista de dados, mas se você quiser mergulhar em mais fundo, deixem suas perguntas nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário