Analista administrativo, o que faz? Quanto ganha?
Cargos de analista administrativo tem aparecido em muitas ofertas de emprego, e muitas são as pessoas que estão procurando mais sobre essa carreira para saber se a certa para eles. Com bons salários e boas projeções de carreira, o analista administrativo tem uma boa área de atuação, desde que ele saiba onde está indo.
O que faz o analista administrativo?
Um Analista Administrativo executa várias tarefas para organizações que trabalham nas áreas de administração, orçamento ou operações de negócios. Seu papel é tornar a empresa de seu empregador mais eficiente e lucrativa, analisando diferentes aspectos do negócio, como finanças e produtividade dos funcionários, e desenvolvendo estratégias e técnicas para aprimorá-los.
Leia também
Analistas administrativos geralmente trabalham em configurações de escritório e reportam-se a um gerente de departamento ou de projeto. Seu trabalho é amplamente concluído de forma independente, mas requer colaboração com a administração e supervisores de vários departamentos.
Descrição cargo analista administrativo nos deveres e responsabilidades
O tipo de empresa para a qual um Analista Administrativo trabalha determinará seus deveres e responsabilidades. Existem, no entanto, várias funções primárias comuns que quase todos os Analistas Administrativos podem esperar executar. Uma revisão das listas de empregos atuais identificou as seguintes responsabilidades principais.
Coletar informação
Como grande parte do trabalho do Analista Administrativo requer análise de dados, o Analista Administrativo deve ser especialista em localizar e coletar informações pertinentes. Isso pode envolver o trabalho com os chefes de cada departamento para recuperar relatórios e previsões, falar com especialistas no assunto, observar funcionários em ação, divulgar pesquisas ou obter documentação orçamentária. Os analistas administrativos devem ser capazes de determinar quais informações são necessárias e onde a melhor fonte dessas informações pode ser encontrada.
Analisar dados
Uma das tarefas mais importantes do Analista Administrativo é a análise de dados. Eles devem ser capazes de obter dados variados e muitas vezes complicados e realizar análises para ver onde seu empregador pode economizar dinheiro e aumentar a eficiência. Eles devem saber identificar tendências e poder prever tendências futuras. Eles devem ter conhecimento das práticas de análise de dados e estar confortáveis com estatísticas e cálculos matemáticos. A análise ajudará o Analista Administrativo a criar um plano de ação ou estratégias para oferecer ao seu empregador melhores práticas e lucros.
Fornecer apresentações e relatórios
O Analista Administrativo geralmente terá a tarefa de criar relatórios detalhados com base em suas descobertas de análise de dados e apresentar suas ideias à gerência. Eles devem ser capazes de criar representações visuais de dados, gráficos e diagramas e se sentirem confortáveis em falar em público. A capacidade de criar apresentações usando software como o Microsoft PowerPoint também é importante para o Analista Administrativo.
Habilidades da função de analista administrativo
Os analistas administrativos devem ser detalhistas e trabalhar bem em prazos apertados. Eles devem ser auto-motivados e ter aptidão para a matemática. Suas habilidades de comunicação devem ser impecáveis e devem possuir também grandes habilidades interpessoais. Além dessas características, os empregadores procuram candidatos com as seguintes habilidades.
Competências principais
Os empregadores querem Analistas Administrativos com estas competências básicas. Se você quiser trabalhar como analista administrativo, concentre-se no seguinte.
- Habilidades analíticas altamente desenvolvidas
- Domínio da matemática básica
- Conhecimento de práticas de operações de negócios
- Conhecimento prático dos programas do Microsoft Office Suite, especialmente Excel e PowerPoint
- Adepto nas práticas de pesquisa
Habilidades avançadas
Embora a maioria dos empregadores não necessitasse das seguintes habilidades, vários empregadores as incluem como preferenciais. Amplie suas opções de carreira incluindo essas habilidades em sua base de conhecimento:
- Experiência anterior em análise financeira e de tendências
- Formação ou grau em finanças, negócios ou áreas afins
Recursos para o analista administrativo
Há mais recursos úteis e informativos disponíveis na Web para os interessados em se tornarem analistas administrativos. Ao vasculhar a internet, você pode buscar revistas nacionais e internacionais de análise administrativa. Livros, como manuais de analista de negócios e de melhora de processos podem auxiliar na melhora do conhecimento e na entrega de resultados aos seus superiores. Grupos, fóruns de discussão, workshops e conferências são também formas de se manter informado e antenado com as novas tendências para os analistas administrativos.
Quanto ganha um analista administrativo?
Um analista administrativo pode ganhar de acordo com seu conhecimento, nível, e tipo de empresa em que está empregado. O nível de trainee vai até dois anos de experiência, júnior de 2 a 4, pleno de 4 a 6, sênior de 6 a 8 e master 8 anos ou mais.
Pequenas empresas:
- Trainee: até 1,5 salários mínimos
- Júnior: até 2 salários mínimos
- Pleno: até 2,5 salários mínimos
- Sênior: até 3 salários mínimos
- Master: até 3,8 salários mínimos
Médias empresas:
- Trainee: até 2 salários mínimos
- Júnior: até 2,5 salários mínimos
- Pleno: até 3,1 salários mínimos
- Sênior: até 4 salários mínimos
- Master: até 5 salários mínimos
Grandes empresas:
- Trainee: até 2,6 salários mínimos
- Júnior: até 3,3 salários mínimos
- Pleno: até 4 salários mínimos
- Sênior: até 5,1 salários mínimos
- Master: até 6,4 salários mínimos
E aí, o que acham da carreira de analista administrativo? Já está nessa carreira ou procurando mais informações sobre ela?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Plano de cargos e salários: como fazer?
Como funciona o setor financeiro de uma empresa?
Auxiliar administrativo, qual o CBO?
10 Trabalhos com Horários Flexíveis! Escolha o seu!