O gestor de resíduos é uma profissão que surgiu a partir de uma demanda por profissionais capazes de gerenciar a quantidade de resíduos produzidos por empresas de todos os tamanhos para estarem de acordo com a regulamentação ambiental vigente. Mas o que é esse profissional? E como é sua formação?

O que faz um gestor de resíduos?

A gestão de resíduos é de fato incrivelmente importante, tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para manter as comunidades de nossa nação limpas e arrumadas!

Os responsáveis ​​pela gestão de resíduos são responsáveis ​​por supervisionar e coordenar as atividades de eliminação, coleta de lixo e reciclagem de resíduos de maneira eficiente e ecologicamente correta.

A maioria dos funcionários de gestão de resíduos é empregada por agências de gestão de resíduos sob a administração de autoridades governamentais locais, enquanto uma porcentagem significativa também é empregada no setor comercial, principalmente por consultorias de infraestrutura e empresas privadas de gestão de resíduos.

Algumas pessoas também trabalham para departamentos governamentais e agências executivas, como órgãos ambientais municipais, estaduais e federais.

A gestão de resíduos é uma atividade orientada para os objetivos, com metas de eliminação definidas a nível municipal, estadual e federal. Não se preocupe, você não estará trabalhando como coletor de lixo se ingressar nesta profissão. Na verdade, você terá principalmente responsabilidades estratégicas e de supervisão.

Funções na gestão de resíduos

Normalmente, suas funções incluem: preparar, planejar e implementar estratégias de descarte seguro de resíduos, gerenciar orçamentos e garantir que todas as atividades de descarte de resíduos em sua jurisdição estejam em conformidade com as leis e regulamentações ambientais.

Como oficial de gestão de resíduos, você também estará colaborando com agentes de fiscalização ambiental para investigar casos de despejo ilegal e outros crimes ecológicos relacionados à eliminação de resíduos.

Você também pode estar gerenciando coletores de lixo diretamente, monitorando a eficácia de vários esquemas e interagindo com os membros da comunidade para entender suas necessidades, para que você possa fazer melhorias e ajustes vitais nos processos e procedimentos locais de gerenciamento de resíduos.

Administrador de resíduos

Um gestor de resíduos será responsável por direcionar corretamente os descartes de uma empresa de acordo com a legislação vigente. (Foto: InterpretOmics)

Salário de gestor de resíduos

Os salários anuais para os responsáveis ​​pela gestão de resíduos pode variar de acordo com a região e o tamanho da empresa, além de acordo com a experiência do profissional. Os salários abaixo são para gestores de resíduos que também exercem a função de gestor ambiental. Um gestor de resíduos, exclusivo, pode ter um salário um pouco menor.

Trainee (até 2 anos de experiência)

  • Empresa pequena: até 3 salários mínimos
  • Empresa média: até 4,3 salários mínimos
  • Empresa grande: até 6,5 salários mínimos

Júnior (2 a 4 anos de experiência)

  • Empresa pequena: até 4 salários mínimos
  • Empresa média: até 5,8 salários mínimos
  • Empresa grande: até 8,5 salários mínimos

Pleno (4 a 6 anos de experiência)

  • Empresa pequena: até 5 salários mínimos
  • Empresa média: até 7,3 salários mínimos
  • Empresa grande: até 11 salários mínimos

Master (6 a 8 anos de experiência)

  • Empresa pequena: até 6,3 salários mínimos
  • Empresa média: até 9,5 salários mínimos
  • Empresa grande: até 14,3 salários mínimos

Sênior (mais de 8 anos de experiência)

  • Empresa pequena: até 8,3 salários mínimos
  • Empresa média: até 12,4 salários mínimos
  • Empresa grande: até 18,7 salários mínimos

Carga de trabalho de um gestor ambiental

Trabalhar das nove às cinco é o modo como você ganha a vida. No entanto, os funcionários de gestão de resíduos precisam estar preparados para uma certa quantidade de trabalho de fim de semana, especialmente quando trabalham para cumprir os prazos de um projeto ou realizar investigações de emergência. Você estará viajando regularmente como parte do trabalho, não apenas para inspeções, mas também para o encontro de partes interessadas e organizações relevantes, como associações comunitárias.

Como começar a carreira como gestor de resíduos?

Não existe uma rota de entrada fixa para empregos na carreira gestão de resíduos, embora um diploma em gestão de resíduos ou um assunto relacionado, como ciência ambiental, engenharia civil, bioquímica, ecologia ou geologia, seja um bom ponto de partida. A maioria dos agentes de gestão de resíduos de nível básico são graduados, e a atuação nesse setor exige a formação.

Se você quiser se destacar da multidão e obter uma vantagem sobre os outros candidatos, você pode até fazer um curso de pós-graduação em gerenciamento de resíduos. Ganhar experiência prévia de trabalho através de programas de férias ou programas de voluntariado também será vital para melhorar suas chances de encontrar emprego.

Treinamento e carreira de gestor de resíduos

Embora a maioria dos empregadores ofereça esquemas práticos de treinamento e desenvolvimento, recomenda-se a conclusão de outros cursos de treinamento profissional e a obtenção de afiliação a órgãos profissionais, como o CREA. Isso servirá muito bem de duas maneiras: não apenas ajudará você a desenvolver conhecimentos específicos na área, mas também fortalecerá sua rede, permitindo a interação com outros profissionais.

À medida que sua carreira progride, você pode assumir uma posição de líder de equipe ou, eventualmente, se tornar o diretor de gerenciamento de resíduos em sua região. Muitos funcionários de gestão de resíduos que trabalham no setor público também optam por sair de sua área local e encontrar emprego em empresas privadas de gestão de resíduos. Essa transição do setor público para o privado pode permitir que você aumente seu potencial de ganhos e progrida na carreira mais rapidamente.

Ficou alguma dúvida sobre essa carreira? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)