Talvez você já tenha trabalhado em muitos projetos, e você acha que gostaria de fazer uma carreira na área de gerenciamento de projetos. O que exatamente faz um gestor de projetos bem sucedido, e o que é preciso para se tornar um? Quais as habilidades que você precisa?

Gestão de projetos: exigências para um gestor

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades que um projeto precisa para atender aos requerimentos da gestão de projetos. Mas qual o papel do gestor de projetos?

O gestor de projetos tem como função aplicar os conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender os requisitos de um projeto específico. Essencialmente, o gerente de projeto é responsável pelo sucesso ou fracasso de todas as ações no projeto.

Papel do gestor de projetos

O gestor de projetos é importante para fazer a empresa funcionar e os projetos seguirem em frente, sendo bem sucedidos. (Foto: www.cio.com)

Gestor de projetos: responsabilidades

Um gestor de projetos tem algumas importantes responsabilidades no gerenciamento de projetos:

Planejar, executar encerrar projetos: mantendo dentro do orçamento e do cronograma estipulado.

Gestão de equipes: o gestor de projetos é responsável por facilitar o compromisso e a produtividade, eliminando os obstáculos, e motivando os membros da equipe.

Gerenciar expectativas: alinhar os projetos aos objetivos do negócio, gerir as partes interessadas, e comunicar o status do projeto, objetivos atingidos e dificuldades inesperadas que surgiram.

Gerentes de projetos precisam conhecer um pouco de cada etapa dos processos, bem como os profissionais envolvidos e as habilidades que cada um deles precisa ter. Além disso, é importante lembrar que os gestores de projetos não são esperados para realizar todo o projeto sozinhos. Os gestores de projetos tem equipes que trabalham sob eles e que ajudam a alcançar todos os objetivos. No entanto, se algo anda errado com o projeto, o gerente de projeto é sempre responsável pelas falhas.

Como se tornar um gestor de projetos?

Não é raro que as pessoas caiam de paraquedas no papel gerente de projetos porque eles são os membros da equipe mais motivados, ou porque são bons comunicadores, não temem a responsabilidade e tem habilidades de gestão de tempo e organização superiores. No entanto, se você não está na posição onde você é parte de uma equipe de projeto ou já está sob a tutela de um gestor de projetos sênior, ou simplesmente quer procurar um cargo de gestor de projetos mas melhor qualificado para isso, algumas coisas você precisará fazer.

Leia blogs, sites, e livros de gestão de projetos. Comprometa-se à leitura de muito material sobre gerenciamento de projetos, diariamente e você vai se surpreender com a quantidade de informação que você vai reunir.

Busque informações em redes sociais. Pesquise por gerenciamento de projetos, e comece a ter várias ideias para o gerenciamento de projetos.

Assistir palestras, vídeos, e workshops de especialistas em gestão de projetos. São uma ótima maneira de obter dicas de gestão de projetos que são valiosas ferramentas. Há muitos destes disponíveis gratuitamente.

Participe de grupos de discussão de gestão de projetos. Grupos de discussão são uma forma gratuita e eficaz para formar uma rede com profissionais que pensam parecido com você. Pode ser em fóruns, grupos em redes sociais, ou até programas de bate papo. O importante é formar uma rede de discussão de ideias.

Project Management Institute. O PMI é uma instituição internacional voltada para os gestores de projetos. Você pode fazer uma prova para entrar no PMI como gestor de projetos, através de uma prova realizada pela instituição. Só tenha certeza de estudar bastante antes de fazer a prova de certificado PMP (Project Management Professional).

Se inscreva em uma pós ou MBA de gestão de projetos. Tenha aulas, adquira um certificado, e trabalhe para a obtenção e/ou manutenção do Certificação PMP. Garanta que você estará sempre um passo a frente dos outros.

Pratique a gestão de projetos não apenas na empresa, mas também no seu dia a dia. Dessa forma, você começará a melhorar como gestor sem sequer perceber. É difícil, mas é uma questão de tempo até você se tornar um bom gestor.

Você já é ou quer ser um gestor de projetos? Como você está fazendo para aprender mais sobre gerir projetos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)