Como fazer um modelo de projeto social?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

As propostas e projetos sociais são documentos longos com vários componentes, incluindo informações básicas, análise da situação atual e projeções futuras. As ONGs devem escrever cada parte da proposta com cuidado, com pesquisa aprofundada, conhecimento e planejamento detalhado. Neste guia gratuito, abordamos informações sobre os vários elementos de uma proposta padrão para ajudar as ONGs a se candidatarem a seu financiamento.

Capa de modelo para projeto social

Às vezes, uma página de capa também é chamada de página de título e, como o nome indica, é a primeira página que apresenta o documento ao leitor. A página de título fornece ao leitor as informações básicas sobre o conteúdo do documento (neste caso, a proposta). Ao redigir a proposta, atenção suficiente deve ser dada à preparação da capa, pois é a primeira coisa que o doador verá e uma capa bem preparada pode ajudar a criar interesse. A página de rosto deve:

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A página de rosto deve capturar a essência da proposta do projeto e chamar imediatamente a atenção do leitor. A maioria dos especialistas sugere incluir as seguintes informações na página de rosto:

Tabela de conteúdo de projeto de ação social

A tabela de conteúdo segue a página de rosto e fornece ao leitor uma lista organizada das várias seções e subseções da proposta. O leitor tem uma ideia clara da maneira como você organizou a proposta e pode passar para as seções mais relevantes para eles. As coisas a considerar ao criar a tabela de conteúdo são:

Escrevendo projetos sociais

A escrita de projetos sociais é necessária para conseguir financiamentos e doações com mais sucesso. (Foto: Dribbble)

Como fazer um sumário executivo?

O sumário executivo é considerado a parte mais valiosa e importante da proposta. O objetivo principal do resumo executivo é criar interesse em sua proposta e ajudar a convencer o doador de que sua proposta precisa de fundos. Em termos simples, ele ajuda a vender seu projeto. Pontos a serem considerados ao escrever o resumo executivo:

Você deve analisar pontos importantes relacionados ao problema, à solução, à exclusividade da proposta e ao motivo pelo qual sua organização é adequada para realizar esse projeto.

Ele aborda o porquê, como e o quê da proposta.

Restrinja o comprimento a uma página com aproximadamente 300 a 500 palavras.

Capta a atenção do doador e os excita a ler toda a proposta.

Partes importantes do sumário executivo:

Abertura / Problema (1-2 parágrafos): concentre-se na questão, no desafio e na necessidade. Inclua algumas pesquisas para demonstrar que você entende o problema.

Solução (1-2 parágrafos): indique a solução que você propõe para resolver o problema. Mencione a estratégia, o possível impacto, quantas pessoas se beneficiarão do programa, como / onde ele irá operar etc.

Requisito de financiamento (1 parágrafo): Explicação do valor estimado necessário para o projeto.

Organização e especialização (1 parágrafo): Fale sobre sua organização e pontos fortes. Enfatize como a sua organização é a melhor para implementar o projeto com sucesso.

Perguntas que o Sumário Executivo deve abordar:

As dicas para escrever um excelente resumo executivo são as seguintes:

Declaração do problema

Esta é uma seção importante da proposta, pois apresenta o argumento de por que seu projeto precisa de financiamento. Ele descreve os problemas e problemas que uma comunidade em particular enfrenta e como sua organização lidaria com o problema em questão. O objetivo principal desta seção da proposta é convencer o doador de que seu projeto é importante e que o problema que você pretende resolver é real. Ao mesmo tempo, o doador também deve esperar que seu apoio possa ajudar a resolver o problema e que existem soluções práticas para reduzir o problema.

Ao escrever esta seção da proposta, é essencial que você cite fatos e números como evidência do seu problema. Esses fatos podem ser de dados que sua organização coletou ou de artigos de pesquisa ou relatórios governamentais. Juntamente com a indicação dos dados para justificar o projeto, você também deve mencionar por que sua organização é adequada para a realização do projeto (mencione projetos semelhantes que você implementou). A declaração do problema deve responder: quem, o quê, onde, quando e por que:

Descrição do projeto social

Esta é a narrativa principal do seu projeto e fornece ao leitor todas as informações necessárias do projeto. Esta seção da proposta terá elementos importantes da proposta e descreverá a meta, os objetivos, a metodologia, os impactos, etc. do projeto para o leitor. Descreveremos os vários componentes da descrição do projeto abaixo:

1. Objetivo

O objetivo é uma declaração ampla que define o que você planeja fazer em um projeto. O objetivo define basicamente o objetivo da proposta, dando uma ideia ao leitor de qual problema sua organização pretende abordar. Como o objetivo da proposta mostra ao leitor sua intenção de resolver um problema específico, ele deve estar vinculado à declaração do problema. As dicas a seguir ajudarão você a definir uma meta de qualidade:

O objetivo deve ser consistente com a missão e a declaração de visão da sua organização

2. Objetivos

Depois de ter um objetivo lógico e bem fundamentado, você deve definir três / quatro objetivos que o ajudariam a alcançar o objetivo específico. Objetivos são declarações detalhadas que descrevem as maneiras pelas quais você pretende atingir a meta. Considere o seguinte ao enquadrar o objetivo da sua proposta:

Os objetivos devem abordar as 5 perguntas fundamentais: por que, o que, quando, onde, quem?

Os objetivos devem apoiar o objetivo: é muito importante que cada um de seus objetivos contribua e apoie na consecução do objetivo.

Os objetivos devem seguir uma ordem lógica.

Enquadrar objetivos SMART: SMART significa objetivos específicos, mensuráveis, realizáveis, realistas e com limite de tempo.

Use verbos de ação ao elaborar objetivos: use verbos ativos como criar, identificar, promover, aprimorar, aumentar e desenvolver etc.

Mantenha 3-4 objetivos: a maioria dos especialistas recomenda manter de três a quatro objetivos em uma proposta.

4. Atividades do projeto

Referem-se aos menores trabalhos identificáveis ​​e mensuráveis ​​planejados para a conclusão bem-sucedida do projeto. A definição das atividades ajuda a equipe do projeto a entender quais ações executar e a que horas. Toda atividade é associada a uma meta ou objetivo provisório definido. As atividades do projeto descreverão como cada um dos seus objetivos será alcançado. Perguntas-chave que esta seção deve responder:

Quais são as tarefas específicas?

Quem é responsável por cada tarefa?

Quais recursos são necessários?

Quando essas atividades ocorrerão e em que período?

Existem outras organizações em sua comunidade que atendem a um público semelhante?

Equipe e administração: Esta seção fala sobre os aspectos de gerenciamento de projetos. Aqui, você menciona sobre a equipe de implementação, o cronograma de implementação e outras coisas relacionadas. Você pode descrever as pessoas que serão contratadas como parte do projeto, juntamente com suas respectivas funções. Alguns dos pontos que podem ser considerados ao escrever esta seção:

Mencione o número de pessoas a serem contratadas para o projeto

Mencione sobre cada função

Descrever qualificações para cada função

5. Resultados do Projeto

As propostas de projeto devem explicar os resultados esperados que serão alcançados pelo projeto. Os resultados do projeto podem ser divididos em três tipos:

Saídas: são resultados imediatos obtidos após a implementação de uma atividade. g. Número de bombas manuais instaladas.

Resultados: Os resultados são os resultados a médio prazo que não são observados imediatamente, mas são sentidos após algum tempo. g. Melhoria na disponibilidade de água.

Impacto: O impacto geralmente é um resultado a longo prazo e geralmente não é alcançado durante o ciclo de vida do projeto. g. Redução do estresse hídrico nas aldeias

6. Cronograma do projeto

O cronograma do projeto indica quando as várias atividades e processos serão realizados durante o curso da duração do projeto. O objetivo principal da linha do tempo é ajudar a equipe do projeto a realizar as várias atividades de maneira oportuna e tranquila. Algumas maneiras de escrever a linha do tempo são:

Use um formato simples (tabela, gráfico de Gant)

Definir prazos realistas

Permitir algum tempo de buffer

8. Monitoramento e avaliação

Esta seção discute os mecanismos e procedimentos propostos para monitorar as atividades do projeto, a fim de garantir que todas as atividades ocorram conforme o planejado. Você deve ter um plano bem definido para monitorar as atividades do projeto e também para avaliar o sucesso do projeto. O monitoramento permite que a equipe do projeto verifique o progresso, enquanto a avaliação ajuda a equipe a avaliar dados e melhorar a implementação do projeto no futuro. Enquanto trabalhava no plano de avaliação, as seguintes perguntas devem ser abordadas:

Como o sucesso será medido?

O que você considera sucesso?

Como o resultado será medido?

Quais métodos serão usados ​​para avaliar os resultados?

Quem conduzirá a avaliação e quando?

9. Risco e assunção

Esta seção da proposta descreve os fatores externos que podem impactar o sucesso do projeto. A identificação dos riscos e premissas o ajudará não apenas no desenvolvimento de uma proposta mais sólida, mas também mostrará ao doador que você tem um bom entendimento dos fatores externos e internos. Além disso, analisando-os minuciosamente, você estará em uma posição melhor para mitigar os riscos e reduzir as chances de falha do projeto. Ao avaliar os riscos e suposições, você deve considerar:

Disposição política

Disponibilidade de recursos

Condições climáticas

Acessibilidade

Apoio do governo

Questões internas da organização (especialistas, treinadores e funcionários)

10. Sustentabilidade

Para sustentar os impactos de qualquer projeto baseado na comunidade, é essencial que sejam desenvolvidos vínculos adequados com a comunidade local, o departamento do governo e todas as partes interessadas relevantes. Você deve especificar claramente as medidas de sustentabilidade em seu projeto, para que o doador esteja convencido de que o projeto se sustentará mesmo após o término do financiamento. Ao descrever a seção de sustentabilidade, você deve mencionar o seguinte:

Participação: Descreva como o projeto garante a propriedade e a participação durante as fases de planejamento, implementação e monitoramento e avaliação do projeto.

Apoio das autoridades: explique sobre os vínculos que serão desenvolvidos com as autoridades locais, departamentos governamentais que ajudarão no sustento do projeto a longo prazo.

Sustentabilidade do projeto: descreva as medidas que serão tomadas para ajudar a garantir que as atividades do projeto continuem ou que o projeto terá um impacto duradouro após o término do financiamento.

11. Comunicação

Um aspecto importante do projeto é o plano de comunicação que será usado para disseminar os resultados do projeto e as principais aprendizagens do projeto. Sua proposta de projeto deve mencionar como garantir que os resultados do projeto sejam compartilhados com as partes interessadas e os grupos-alvo relevantes. Aqui você pode mencionar o seguinte:

Uso das mídias sociais

Tipo de relatórios que serão publicados

Manuais de campo e folhetos de treinamento

Workshops para compartilhar os resultados do projeto

Melhores Práticas

Estudos de caso

Orçamento do projeto social

Muitas vezes, a parte mais difícil de uma proposta é o orçamento. Enquanto estiver desenvolvendo o orçamento, envolva um dos membros da equipe financeira e os membros da equipe do projeto para se sentar e trabalhar com um orçamento provisório. Dê a essa equipe uma breve visão geral do que tudo o que você deseja fazer no projeto, para que tenha uma ideia para calcular os custos. Seu orçamento deve ser dividido em categorias como salários, benefícios adicionais, viagens, suprimentos e equipamentos.

Perfil da organização

O perfil da ONG é um documento importante que informa sobre a ONG, de onde ela veio e para onde está indo, quem está orientando e quem é impactado por sua ação. Um perfil fornece informações importantes sobre sua organização ao doador.

Nome da organização

Data estabelecida

Detalhes do registro

Detalhes do contato

Metas e Objetivos

História

Histórico de experiência

Estrutura de organização

Prêmios

Certificações

Anexo

Anexo é a informação adicional que você deseja enviar ao doador. Todos os documentos e relatórios adicionais devem ser apresentados como apêndice e não devem fazer parte do corpo principal da proposta. Os pontos a considerar ao preparar o anexo são os seguintes:

Todos os documentos devem ser numerados corretamente

Somente os documentos mais relevantes devem ser enviados

Os seguintes documentos podem ser anexados

CV da equipe do projeto

Evidência de status sem fins lucrativos da sua organização

Relatórios / dados de pesquisa para apoiar sua declaração de problema

Experiência relevante da ONG

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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