Tudo que você precisa para fazer um contrato freelancer fazer é esboçar alguns elementos específicos, certificar-se de que todos os envolvidos concordam com os termos, assinar o contrato e guardá-lo em algum lugar seguro. Definir expectativas claras serve como um elemento fundamental da excelente gestão de clientes. Veja o que é essencial que esteja no contrato, independente do modelo que você usar como base.

Contrato freelancer: descreva os serviços que você fornecerá

Tudo que você precisa fazer é listar os serviços que você estará fornecendo para o cliente. Sinta-se livre para torná-lo tão simples ou elaborado quanto você desejar. Por exemplo, em um contrato de jornalismo freelancer, você pode estabelecer 2 artigos para o site de um jornal por dia, e um artigo para o jornal físico por semana. Se você quiser ser mais detalhista, é possível estabelecer, por exemplo, 2 artigos por dia, com 600 palavras no mínimo, entregues todos os dias até o meio dia. Tudo vai depender da sua preferência de estilo pessoal e metas que você queira estabelecer. A chave principal aqui é que você descreva tudo o que é esperado de você para o projeto.

Seja claro sobre o que você não fornecerá no contrato de freelancer

Esta é um caso que pode te colocar em uma situação frustrante se você ignorá-la. Contratos de freelancing devem detalhar também o que não será fornecido ao cliente. Digamos que você é um designer gráfico e um cliente contratou você para ajudar com o design de um site na web. Se você não tem um contrato estruturado, você pode acabar fazendo marcas e logotipos que vão além do site web, como design da página nas redes sociais, entre outros. Por isso, deve ser específico que o trabalho não envolverá o design para redes sociais, ou outras plataformas que não sejam o site da empresa.

Como fazer um contrato freelancer

Um contrato freelancer deve ser bem detalhado, tanto para satisfazer as expectativas do cliente quanto para atender às suas capacidades profissionais. (Foto: Hongkiat.com)

Inclua uma cláusula sobre trabalho extra

Se você for realmente bom em seu trabalho, os clientes vão querer obter o máximo de seu talento. Isso é muito lisonjeiro, e pode ser fácil aceitar mais e mais trabalho em um esforço para manter os clientes felizes. Mas há muitas outras maneiras de agradar seus clientes. Por saber que há clientes que vão querer abusar da sua vontade, você vai querer compartilhar com o cliente que você não vai fazer trabalho extra de graça. Inclua uma folha adicional ao contrato que descreve quaisquer taxas específicas que você tem para outros serviços que você fornece, com um desconto se o cliente pedir pelos serviços antecipadamente, é claro.

Como fazer um contrato de freelancer: prazos

Os freelancers tem uma reputação infame de atrasar ou pedir adiamentos no meio de um projeto. Isso acontece frequentemente porque, como um freelancer, você carrega o projeto inteiro em seus ombros. Quando possível, construa sua agenda diretamente no contrato. Deixe claras as datas importantes, como as datas que você vai entregar cada parte do projeto, e data final de entrega. Você também vai querer mencionar contingências. O que será feito se algo acontecer e você ficar atrasado? Por exemplo, uma contingência pode informar que o freelancer entrará em contato com o cliente via telefone ou email antes do prazo de entrega do produto ou serviço, podendo adiar um máximo de X dias.

Limites também são importantes. Por exemplo, você pode definir o horário de trabalho (por exemplo, de 8 da manhã às 5 da tarde, de segunda a sexta-feira). Colocar sua programação regular em um contrato vai garantir que os clientes não vão entrar em contato com você quando você não estiver disponível. Comunicação é tudo para garantir a satisfação dos clientes.

Defina claramente os termos de rescisão do contrato

Um bom contrato freelance também inclui uma cláusula sobre o fim do relacionamento comercial. Isso acontece às vezes, e é importante que ambos os lados estejam protegidos se isso ocorrer. Com esta seção, você deve principalmente incluir um prazo para anunciar o fim de um contrato.

Se você é a pessoa que está cancelando o contrato, então é razoável dar aos clientes um prazo de 14 a 30 dias. Dessa forma, eles terão a oportunidade de encontrar um novo contratado. Da mesma forma, incentivar os clientes a fornecer um aviso de rescisão do contrato lhe darão a oportunidade de encontrar rapidamente um novo cliente.

Coloque no contrato as expectativas, datas, ou condições para os pagamentos

Saber como definir a sua taxa horária é a chave para ser bem sucedido nos trabalhos freelancer. Mas você tem que fazer mais do que calcular os valores. Você deve comunicar todos os custos para o cliente, juntamente com suas expectativas de pagamento. Você vai querer descrever coisas como o valor cobrado pelo projeto, o que será cobrado pelos trabalhos fora do escopo do contrato, como você espera receber o pagamento, datas para as parcelas adicionais, métodos para aceitar os pagamentos, condições para receber o pagamento (50% no momento da entrega da primeira etapa, por exemplo).

Esboçar expectativas financeiras não só fez dos pagamentos muito mais fáceis, mas também deixará seus clientes se sentindo muito mais confortáveis com os seus serviços. Quando eles sabem o que esperar, isso vai te ajudar a receber os pagamentos no momento certo, sem reclamações.

Uma das chaves para o sucesso é a prestação de contas. E isso é exatamente o que você terá quando você organiza este pequeno documento.

Você já teve alguma experiência em que um cliente esperava algo que você não concordou? Ou houve um momento em que você se esqueceu de algo que você deveria fornecer? Queremos ouvir sua experiência!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)