Quem procura trabalho freelancer, especialmente no ramo de eventos, precisar dominar certas habilidades, talentos, e passar confiabilidade para quaisquer potenciais empregadores. Nesse ramo de eventos, pontualidade e dedicação são as palavras chave para o sucesso.

Trabalho freelancer: como funciona?

O trabalho freelancer é um trabalho de caráter não permanente, parcial, e intermitente. Isso significa que você vai trabalhar apenas em alguns dias da semana ou do mês. No caso de eventos, isso significa trabalhar nos finais de semana ou feriados. Pode ser bem cansativo, mesmo com o dinheiro extra que o trabalho rende. Na maioria das vezes, o trabalho do freelancer em eventos é remunerado por dia de trabalho, pago no final do trabalho.

Trabalho freelancer em eventos: cuidado ao pedir emprego para os fins de semana

Se possível, não comece pedindo imediatamente para trabalhar exclusivamente nos fins de semanas. No ramo de eventos, funcionários e gestores experientes sabem que o final de semana é um horário cobiçado, porque é um horário com muita gente querendo trabalhar. Noites de sábado são muitas vezes programadas para dar preferência aos freelancers mais antigos, bem como outros fatores internos. É também necessário lembrar que nos finais de semana ocorrem os maiores eventos, e a empresa quer os mais experientes, para garantir que nada dê errado.

Assim, mesmo que o sábado seja a única noite que você tem disponível, tente começar o trabalho de freelancer em eventos durante a semana. Ou pelo menos tente pegar eventos nos domingos.

Se você precisar do trabalho para as noites de sábado, tente primeiro pegar um dia não muito movimentado, e que é difícil para achar freelancers. Tente também pegar um evento não tão popular e que pode ser difícil para o seu empregador arrumar pessoal, como eventos pela manhã. Isso vai te dar crédito para poder pegar eventos maiores e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.

Como trabalhar freelancer em eventos

Eventos de gala são uma ótima possibilidade para freelancers. Mas quem está começando nesse ramo, é melhor começar com eventos menores, para aprender as sutilezas do ramo. (Foto: admin.guestofaguest.com)

Trabalho freelancer eventos em SP, RJ, MG: tenha uma boa agenda

Seja muito claro com o seu empregador sobre quando você pode trabalhar, e quando você gostaria de trabalhar. Não faça pedidos confusos ou incertos. Quanto mais claro e mais firme você estiver com a sua programação, mais fácil será para o empregador acomodá-lo.

O calendário é seu aliado também. Pesquise com as empresas de eventos quais são os meses, semanas, e dias em que há eventos. Pode ser, por exemplo, uma palestra no meio da semana, ou uma festa de criança no domingo pela manhã. Veja na sua própria agenda se esses horários coincidem com seu tempo livre para o trabalho freelancer, e deixe esses horários sempre livres para o empregador. Afinal, ele vai te ligar contando que você possa trabalhar nesses horários.

Trabalho como freelancer em eventos: experiência e currículo

Seja muito claro sobre o seu nível de experiência, não apenas com o serviço de freelancer em geral, mas com este tipo específico de restaurante e este tipo específico de base de clientes. Seja para um evento familiar, ou um evento esportivo local, ou um sofisticado evento de gala, certifique-se o seu empregador compreende a sua familiaridade com o tipo de evento e de cliente. No currículo, deixe clara sua intenção com o trabalho freelancer: temporário? Permanente? Quer crescer na empresa? Trabalho para aumentar os recursos da família? Responda a essas perguntas com clareza no seu currículo de trabalho.

Se você não tem nenhuma experiência, ou pouca experiência com eventos, você precisa vender suas habilidades pessoais e sua capacidade de ajudar o seu empregador em causar uma grande impressão nos clientes. Esteja pronto para discutir como seu histórico de trabalho em outros campos se transportam para os eventos. Por exemplo, se você já trabalhou com telemarketing, pode ser uma boa ideia trabalhar diretamente com informações ao público. Já quem tem experiência em escritórios, trabalhar com verificação de convites e ingressos pode ser outra boa opção.

Para trabalhar de freelancer em eventos, aparência é fundamental

A apresentação é fundamental para arrumar um emprego freelancer em eventos. Quando você se aproxima de seu empregador pessoalmente, certifique-se de ficar de pé, sorrir, fazer contato visual direto e falar claramente. Suas roupas devem ser limpas, bem passadas, e esporte fino, sem exageros nem para mulheres, nem para homens. O seu potencial empregador estará olhando para você através dos olhos de seus clientes. Ele vai precisar de gostar do que vê.

Persistência, insistência, e muita disciplina para trabalhar em eventos

Se um empregador tem o seu currículo, e diz que fará uma ligação em breve, procure entrar em contato se ele não ligar de volta no prazo dado. Procure saber se há algum motivo, ou se ele não gostou de algo em seu currículo. Veja o que pode melhorar. Mostre interesse, mostre disciplina e vontade de trabalhar, e o empregador terá mais vontade em te contratar.

Procure empresas de organização de eventos não apenas na sua cidade

Pela internet, contatos pessoais, e mesmo classificados de jornais, você pode encontrar empresas de eventos não apenas na sua cidade, mas em cidades próximas. É comum para essas empresas contratarem e pagarem o transporte de pessoas de fora, já que cidades menores não tem o pessoal suficiente para atender a eventos maiores. Não espere, porém, que seja uma viagem de turismo: esses eventos são mais cansativos, e no fim do dia, tudo que você vai querer é sua cama.

Não pense que o trabalho freelancer, principalmente em eventos, é dinheiro fácil. É um tipo de trabalho fisicamente extenuante. Quando envolve lidar diretamente com o público, pode ser mentalmente extenuante, já que muita gente é mal educada, ou pode estar bêbada demais, até violentos. Se você consegue lidar com isso tudo com tranquilidade, o trabalho freelancer em eventos é uma ótima maneira de fazer dinheiro extra, ou uma porta de entrada para um ramo que fatura bilhões por ano.

Você já trabalhou em eventos como freelancer? O que achou do trabalho? Qual conselho daria para quem quer trabalhar freelancer em eventos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)