Embora trabalhar por conta própria tenha benefícios e desafios, se você gosta de trabalhar de forma autônoma e não se importa em lidar com tarefas comerciais pertinentes, conforme necessário, você pode gostar de ser um programador independente. Mas um programador também pode ser feliz sendo um profissional bem empregado, usando suas habilidades analíticas para pesquisar como operar no mercado. Programadores geralmente fazem dinheiro através de trabalhos freelance, em empregos de programação, através do desenvolvimento de jogos, aplicativos, ou websites, e serviços de consultoria. Como chegar nesse dinheiro é que é o caminho um pouco mais complicado, mas não impossível.

Como ganhar dinheiro programando na internet: freelancing

Procure sites de empregos freelance e faça seu cadastro. Destaque sua experiência, liste todas as linguagens de programação em que você é proficiente, e anote qualquer certificação ou especialização que você possa ter. Pesquise e se candidate a projetos que se adequem aos seus objetivos e atendam aos seus padrões. A chave do negócio aqui está em selecionar o melhor site de freelancing, com as melhores ofertas para os trabalhos. Se você passar por esses sites, você vai descobrir que muitas pessoas dependem deles para renda em tempo integral. Algumas pessoas compartilham muitas razões interessantes também para fazer freelancing, algumas delas incluindo:

Horário de trabalho flexível: alguns gostam de trabalhar à noite, e o trabalho freelancer torna isso possível.

Mais dinheiro: uma vez que você constrói uma boa reputação, você pode ganhar muito mais dinheiro do que um salário médio de uma empresa.

Interesse de trabalho: pode trabalhar em áreas de sua especialização e interesse, descartando trabalhos que não sejam de sua área preferida.

Relação com o cliente: pode interagir com o cliente diretamente, e pode formar uma relação de trabalho a longo prazo.

Você pode trabalhar como você deseja, e se você não quer trabalhar, apenas não precisa trabalhar.

Como ganhar dinheiro programando

Você pode ganhar dinheiro com a programação de diversas maneiras. Basta ter vontade, criatividade, e uma boa dose se perseverança. (Foto: Techno Nutty)

Como ganhar dinheiro com programação sites e agências de emprego

Ao pesquisar por empregos em sites e agências de emprego, você deve filtrar seus resultados para incluir apenas as posições que te interessam, sejam elas temporárias ou permanentes. Restrinja os resultados ainda mais para encontrar os anúncios perfeitos ao seu perfil.

Depois de se cadastrar nos sites, busque agências de emprego que atendam a profissionais de programação ou que procurem profissionais da área de tecnologia, e deixe-os saberem que você é um programador independente. Eles irão oferecer trabalhos freelance, contratuais, ou permanentes aos interessados.

Para ganhar dinheiro na programação, você dependerá de network, educação continuada, e organização profissional

Mesmo quem trabalha com máquinas e códigos dependerá de um bom network para conquistar clientes e futuros parceiros de negócios. Conecte-se com outras pessoas da indústria. Pergunte a outros programadores e aos profissionais relacionados como eles vem fazendo dinheiro, quais linguagens estão mais lucrativas e quais áreas buscam mais profissionais. Considere a possibilidade de aprender novas linguagens de programação, dependendo da demanda atual. Desenvolvimento profissional ativo pode torná-lo um candidato mais atraente e aumentar o seu valor como um programador, principalmente daqueles que se especializam bem em suas linguagens de programação.

E aproveite os vastos recursos das organizações profissionais para encontrar recursos de trabalho e desenvolvimento. Associações, fóruns, revistas especializadas, entre outras entidades, oferecem cursos, notícias, e vagas constantemente aos seus associados..

Para o programador que quer trabalhar sozinho, um bom começo para ganhar dinheiro é fazendo um site

Esta é uma outra maneira de fazer dinheiro online. Você pode compartilhar suas idéias de programação e dicas através de seu site. O design deve ser agradável e o que você compartilha dentro do site deve refletir sua identidade e habilidades. Na verdade, você está se valorizando. Você obterá informações sobre se alcance entre diversos públicos alvo. Compartilhe seus portfólios também dentro do site. Responda aos comentários e esclareça as dúvidas dos visitantes regularmente. Este tipo de interações faz você popular nos círculos de blogueiros, e a quantidade de confiança aumenta dia a dia, o que lhe traz renda e clientes de muitas maneiras. Você não precisa focar só em programação, e pode diversificar bastante o conteúdo do site. Exemplos de serviços e produtos que podem te ajudar a ganhar dinheiro com seu site incluem:

Serviços online: uma vez que você construir sua marca e confiança, você receberá trabalhos de clientes online. E é muito diferente do trabalho freelancer, onde o cliente está solicitando o profissional para o trabalho em um preço definido pelo contratante. Aqui, o programador pode fixar o preço e otimizar seus ganhos com base nisso.

Consultoria online: você pode fornecer conferências online ou consultorias com taxas de cobrança na base de horas ou pelo serviço feito. Muitas pessoas fazem isso para ajudar na otimização de sites, programas, sistemas, aplicativos, e até jogos.

Google Adsense: é uma das maiores fontes de renda online. Faça um conteúdo de boa qualidade no seu site e você obterá uma boa quantidade de cliques nas propagandas inclusas no site e que te remuneram por cliques..

Anúncios: você pode vender links, matérias, ou banners em seus sites uma vez que você começar com algum tipo de tráfego.

Programação de jogos

Desenvolvimento de jogos é uma das áreas onde muitos programadores fazem algum dinheiro. Se você tem um gosto e interesse pela indústria dos jogos, você pode certamente fazer alguma renda com programação nesse mercado.

Desenvolvimento de jogos tem várias áreas de atuação. Você pode desenvolver jogos e vendê-los para consoles e PC, para plataformas móveis, ou vender jogos online. Existem plataformas de desenvolvimento que facilitam e intermediam seus jogos e seu público final, facilitando a venda dos jogos e otimizando seus ganhos.

É possível também programar jogos para empresas, seja como empregado contratado ou como freelancer. Basta procurar trabalhos nessa área para atuação.

Programação de apps e programas

Construir um aplicativo ou programa por conta própria e comercializá-los através de diferentes tipos de mídia, não só a internet, mas também outros meios de comunicação, pode ser uma excelente forma de obter ganhos financeiros com a programação. Você pode precisar esperar um longo período para gerar alguma receita disso, mas você certamente vai ganhar algum dinheiro com isso se gerar programas e aplicativos úteis para as pessoas. Não importa se seu aplicativo ficar popular ou saia de moda, se for uma boa ideia e codificado decentemente, você pode vender o seu pedido por um bom preço. Então, finalmente, você terá seu trabalho duro recompensado.

Você pode fazer um bom dinheiro não só através da construção de grandes aplicativos e programas, mas também através de pequenos módulos ou plugins para navegadores e plataformas online, por exemplo.

Participe de concursos de programação

Existem sites que oferecem concursos online de programação, dos quais você pode participar e ganhar algum dinheiro fácil. Eventos como esse funcionam como competições entre você e outros membros, escrevendo códigos para realizar certas tarefas. Aquele que escrever o melhor código sai como vencedor, Isso também lhe trará um bom alcance para grandes empresas que estão à procura de codificadores talentosos. Você pode participar nos concursos de programação lançados por essas empresas junto com outros membros, e o fator interessante é que você pode ver os códigos escritos por outros membros também, transformando os concursos em uma oportunidade de aprendizado. Alguns desses concursos tomam a forma de hackatons, que são competições para quebrar códigos, criar utilidades para certos sites, ou descobrir falhas de software.

Faça o cadastro de seu currículo em empresas da sua área

Você pode cadastrar e listar seu currículo em diversas empresas para procurar um cargo freelancer. Não se esqueça de incluir suas habilidades e demandas de emprego também, procurando as melhores oportunidades de trabalho para suas habilidades. Muitos empregos surgem nas horas mais inesperadas, e estar no banco de dados de uma empresa que precisa de suas habilidades é essencial para conquistar uma vaga. Basta manter sempre seu currículo atualizado para novas oportunidades.

Como você consegue fazer dinheiro com programação? Quais são as oportunidades que já apareceram para você de nossa lista? Como você faz seu planejamento de carreira na programação?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)