Se você é novo no mundo dos negócios ou um veterano experiente, para aumentar o capital de investimento para o seu empreender, você deve desenvolver uma proposta comercial para os investidores. Saber como escrever uma proposta de financiamento adequadamente pode fazer sua ideia decolar ou afundar de vez.

Se você deseja que o seu negócio saia do chão, você precisará de uma proposta feita para os investidores se impressionarem, Você deve estabelecer metas para sua proposta: Seja estruturado; seja persuasivo; seja tecnicamente correto; seja breve, e vá direto ao ponto.

Proposta de investimento: o que é?

Uma proposta comercial é um documento escrito que é enviado ou apresentado aos investidores para propor o esboço do seu conceito de negócios e como ele ganhará dinheiro. Se difere de um plano de negócios na medida em que é usado para oferecer um produto ou serviço a um comprador ou cliente, em oposição a um plano que seja uma declaração formal de um conjunto de metas comerciais. Uma proposta para investimentos se resume a uma declaração de problema, a solução proposta e informações de preços em relação ao seu negócio e indústria.

Ao adaptar uma proposta comercial aos investidores, o retorno sobre o investimento sempre será a primeira e principal preocupação. Eles querem se impressionar sobre como sua empresa vai ganhar dinheiro com você e para os investimentos. Você deve fazer sua proposta de investimento de forma convincente o suficiente para convencer os investidores de que sua ideia será rentável..

Como começar a escrever sua apresentação para investidores?

Assim como sua empresa precisa de um plano, você deve planejar antes de elaborar sua proposta comercial atual. Desenhe um esboço, faça planilhas e estude outras propostas de negócios. Você deve gastar uma quantidade significativa de tempo elaborando um resumo executivo coerente e convincente ou um plano de negócios. Você deve planejar passar semanas, senão meses, aperfeiçoando a proposta.

Posso copiar um exemplo de proposta de negócios?

Copiar outras propostas não lhe dará boas oportunidades com os investidores. Lembre-se de que os provedores de recursos estão avaliando seu plano de ação específico, e não uma ideia geral de negócios. Isso também significa que os investidores que você escolher para apresentar devem ser relevantes para sua empresa. E nossas dicas abaixo podem te ajudar a criar uma proposta original e muito mais eficiente..

Proposta para investidores

Preparar a proposta certa para investidores garante que seu negócio receberá os recursos necessários para o crescimento e competitividade. (Foto: Bossman Nigeria)

Como preparar uma proposta para um investidor?

Tenha uma compreensão detalhada de seu próprio negócio, bem como seus concorrentes e o mercado como um todo. Conduza pesquisas sobre a indústria na qual você está tentando entrar. Planeje cada detalhe de sua proposta cuidadosamente.

Sua pesquisa é a base para a confiança entre você e potenciais investidores.No final do dia, a chave para arrecadar dinheiro é ter um resumo cuidadosamente planejado da proposta de investimento. Os investidores querem que você possa dar suporte às suas afirmações.Se você está se apresentando verbalmente, tenha um plano de negócios em mãos para compartilhar.

Por fim, desenvolva uma expectativa com base em sua empresa de que tipo de investimentos você estará procurando adquirir. Saber como pedir o que você quer começa com saber o que deseja e por quê. Esclareça claramente quanto dinheiro já foi investido em sua empresa e quanto mais você precisa para o próximo nível. Desenvolva um plano impecável que represente seus negócios de forma adequada e extraordinária.

O que incluir em uma proposta de investimento?

Deixe sua escrita ser liderada pelo foco e pela intenção de devolver o dinheiro dos investidores a eles através de sua empresa. Use esse conceito como uma perspectiva para responder às perguntas dos investidores antes que eles possam perguntar: como vão receber o dinheiro de volta. Quanto mais eles vão lucrar? Os investidores tendem a se preocupar com o seu modelo de receita e como você vai ganhar dinheiro

Resumo executivo

Comece com um breve perfil do seu negócio, de 2 a 5 páginas. Este será um resumo de toda a proposta que abrange todas as questões urgentes. O que é sua ideia? Como vai ganhar dinheiro? Onde será localizado? Qual o investimento necessário? Para onde os investimentos irão diretamente? Quem está executando o negócio e por que eles são a melhor pessoa para o trabalho? Quais são os objetivos comerciais de curto e longo prazos?

Visão geral da empresa

Esta seção é particularmente relevante se a sua empresa já estiver em operação. Se não estiver, você pode dar um breve retrato da estrutura da empresa, da árvore financeira, de vários produtos ou serviços oferecidos e de qualquer histórico importante da empresa que possa interessar ou atrair investidores (por exemplo: aquisições, fusões, etc.).

Produtos e serviços

Esta faceta do seu plano de negócios pode ganhar atenção dos investidores e impressionar o propósito da empresa. Depois de expressar quais são os seus produtos e serviços, você precisará responder às seguintes perguntas:

Qual é o seu inventário atual / inventário proposto no futuro? Quais são seus custos de produção por item? Existe potencial para reduzir esses custos e quais são as consequências de fazê-lo? Qual é o preço de varejo do seu produto ou serviço e como você chegou a esse preço? É relativo a produtos comparáveis? É único? Forneça uma previsão de vendas que seja derivada realisticamente de vendas passadas ou pesquisas de mercado nos próximos 3 a 5 anos com base no seu plano de negócios atual. Quem são seus fornecedores e quais são os termos de crédito? Onde estão localizados os seus fornecedores? Você já trabalhou com diferentes fornecedores no passado? Usou algum tipo de investimento?

Conforme mencionado anteriormente, descreva como o dinheiro dos investidores será usado para impulsionar seu negócio. É aconselhável procurar investidores somente para sua próxima ação. Não é seu plano de ação de 5 anos. Se você está pedindo dinheiro, forneça alguns detalhes sobre como você vai gastá-lo. Os investidores vão querer saber e possivelmente opinar em seu plano pelo seu dinheiro.

Outros elementos

Os investidores profissionais como os capitalistas de risco e os grandes investidores anjo não tem um longo período de atenção. Portanto, comece com as informações mais importantes e mantenha sua proposta e apresentação breve ao incluir esses fatores sugeridos pelos investidores e pessoas de negócios.

Plano de marketing deve ser detalhado e adaptado ao seu negócio com base na pesquisa de concorrentes e indústria

Gestão e pessoal da empresa deve responder por que eles estão na posição em que estão? O que os qualifica para essa posição? Proprietários e partes do equipamento comercial proposto, instalações e tecnologia atualmente em uso, bem como adições futuras que talvez sejam necessárias

Previsão financeira, referências financeiras, estratégia de saída de investimento

É grande a importância de sua estratégia de saída. Este é o objetivo final de como o investidor ganhará dinheiro ao investir na sua proposta de negócios. É uma grande recomendação que você deve se preparar para responder às questões óbvias que os investidores terão no final do seu discurso incluindo como o seu investimento será monetizado, o que pode incluir acordos de licenciamento e estratégia de venda de sua empresa para outra empresa maior.

Como vocês preparam suas propostas para investidores? Que dicas dariam para quem precisa começar a investir?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)