A consultoria empresarial está ganhando as notícias, principalmente com o boom do coaching que ocorreu nos últimos anos. Com muitas empresas e empresários buscando se destacar no mercado, a consultoria empresarial ganhou também popularidade e maior destaque.

Consultoria empresarial: o que é?

Um consultor é um especialista em um campo particular que trabalha como um conselheiro para uma empresa ou para outro indivíduo. Parece muito vago, não é? Mas a menos que você esteja completamente desligado do mundo, provavelmente você tem uma boa ideia do que é um consultor.

O trabalho de um consultor é consultar. Nada mais nada menos. É simples assim. Não há fórmula mágica ou segredo que faça um consultor mais bem sucedido que outro.

Mas o que separa um bom consultor de um consultor ruim é uma paixão e um impulso pela excelência. E um bom consultor deve estar bem informado sobre o assunto que ele ou ela está consultando. Isso faz a diferença.

Hoje em dia, qualquer um pode ser um consultor. Tudo o que você precisa descobrir é qual é o seu presente particular. Por exemplo, você está muito confortável trabalhando em computadores? Você acompanha as últimas informações de software e hardware, que parecem estar mudando quase que diariamente? E você é capaz de tomar esse conhecimento que você ganhou e transformá-lo em um recurso que alguém estaria disposto a pagar dinheiro? Então você não teria problemas para trabalhar como consultor de informática, por exemplo.

Mas o que considerar antes de se tornar um consultor?

Consultoria empresarial

O consultor profissional vai auxiliar empresários e empresas a obterem melhores resultados nas áreas em que são especialistas. (Foto: www.quantifye.co)

Como fazer consultoria em uma empresa?

Algumas perguntas e suas respostas vão ajudar um consultor a se tornar um melhor profissional.

Quais certificações e licenciamentos especiais são precisos?

Dependendo da sua profissão, você pode precisar de certificação especial ou de uma licença especial antes de começar a operar como consultor. Além disso, uma certificação garante um renome profissional maior, algo de grande destaque no mercado de consultoria.

Qual a qualificação para se tornar um consultor?

Antes de começar o trabalho de consultoria e esperar que os clientes comecem a bater sua porta para contratá-lo, certifique-se de ter as qualificações necessárias para fazer o trabalho. Se você quer ser um consultor de informática, por exemplo, certifique-se de estar atualizado no departamento de conhecimento com todas as tendências e mudanças no setor de informática.

Você está organizado o suficiente para se tornar um consultor?

Um consultor deve gostar de planejar o dia de trabalho, se tornando um especialista em gerenciamento de tempo com a maior organização possível.

Networking é necessário para o consultor empresarial?

A rede e o networking são fundamentais para o sucesso de qualquer tipo de consultor hoje em dia. Comece a construir sua rede de contatos imediatamente.

Estabelecimento de prazos é essencial para consultores?

Os objetivos devem coincidir com o tempo e a energia necessários para abrir e construir com sucesso um negócio de consultoria, pois prazos e metas são cruciais para um negócio de sucesso nessa área.

Exemplo de projeto de consultoria empresarial

As propostas são os documentos que consultores utilizam para definir suas recomendações para enfrentar um projeto. O documento pode formar uma resposta a uma solicitação de proposta formal de uma agência governamental ou de uma organização grande, ou pode resumir as recomendações do consultor após um briefing do cliente. É também um documento de marketing que visa tornar o consultor destacado e persuadir o cliente a selecionar a proposta do consultor e não as ofertas dos competidores.

Prepare uma estrutura para a proposta para garantir que você inclua todas as informações essenciais

Se você está respondendo a um Pedido de Proposta, escreva seu lance no formato especificado pelo cliente. Para outras propostas, crie uma estrutura lógica que demonstre sua compreensão dos requisitos do cliente, estabeleça objetivos claros, descreva sua abordagem, entregas e custos e descreva suas credenciais.

Agradeça ao cliente a oportunidade de apresentar uma proposta

Descreva os antecedentes do projeto de consultoria, descrevendo o ambiente de negócios do cliente, definindo os desafios que o cliente enfrenta e resumindo os requisitos do projeto. Isso demonstra que você entende as necessidades do cliente. Indique que sua consultoria possui a experiência e as habilidades necessárias para atender aos requisitos do projeto e fornecer ao cliente resultados mensuráveis.

Liste os objetivos para o projeto em termos precisos para que o cliente seja claro sobre o que sua proposta inclui

Um objetivo abrangente, como “transformar o negócio do cliente” pode levar a um mal-entendido sobre o alcance da sua proposta e resultar em disputas sobre custo e desempenho. Mantenha o objetivo específico, como “Desenvolver um programa de treinamento de linha de produção que melhore a produtividade em 5% e reduza os resíduos em 7%”.

Descreva como você abordará o projeto

Inclua informações sobre a pesquisa ou as entrevistas que você realizará. Explique como sua abordagem está em conformidade com as melhores práticas ou introduz um processo inovador para resultados aprimorados. Defina o que você precisa do cliente, como o acesso ao pessoal-chave para entrevistas ou documentos relevantes.

Liste os produtos que você fornecerá no final do projeto

Entregáveis podem incluir um estudo de viabilidade, uma auditoria dos recursos do cliente, um relatório sobre oportunidades de mercado ou um plano de treinamento. Especificar o que você vai entregar, como com a definição de objetivos precisos, ajuda a evitar mal-entendidos e possíveis conflitos. Fornecer um cronograma detalhado e uma estimativa de taxas e custos relacionados para o projeto. Destaque todos os custos que o cliente liquidará diretamente, como o custo de alugar uma sala ou salão para um programa de treinamento. Indique sua preferência pelo tipo de pagamento.

Descreva suas credenciais para lidar com os projetos, incluindo licenças e credenciamentos relevantes

Divulgue sua experiência no gerenciamento de projetos similares, descrevendo os resultados alcançados e incluindo referências a estudos de caso relevantes. Resuma os benefícios de selecionar sua consultoria para o projeto e agradecer ao cliente pela oportunidade de apresentar propostas.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos responder o quanto antes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)