Cargo de analista: descrição

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

O que faz um analista? Esta pergunta está na cabeça de muitos que estão começando nas suas carreiras, quem está buscando entender do mercado de trabalho, e profissionais que precisam escrever descrições precisas para cargos de trabalho de analista.

Apesar de existirem analistas em diversas áreas, como analista de cargos e salários, analista financeiro, analista de departamento pessoal, analçisa de compras, entre outros, o trabalho básico de todos eles é basicamente o mesmo.

O que faz um analista?

Os analistas dão orientação a empresas, entidades governamentais e indivíduos sobre decisões financeiras e de negócios. Um analista coleta dados sobre o desempenho dos negócios e desenvolve relatórios estatísticos. Eles identificam áreas de melhoria e criam um plano recomendado para simplificar os processos. Eles revisam eficiências comerciais para:

Determinar quais dados precisam de rastreamento para refletir o desempenho dos negócios

Usando métodos estatísticos para coletar dados entre os setores de negócios

Medira eficácia das estratégias de negócios

Escrever relatórios fáceis de interpretar

Desenvolver um plano para melhorar os processos operacionais

Trabalharcom a equipe de gerenciamento para implementar mudanças

Qual o salário médio de um analista?

A maioria dos analistas são funcionários em tempo integral, embora alguns possam funcionar como contratados independentes. Os salários para analistas variam dependendo da indústria do empregador e da localização geográfica, bem como a experiência de trabalho e nível de educação do empregado.

O salário do analista varia de acordo com a área em que ele trabalha. Porém, é possível fazer uma média.

Para trainees e analistas juniores, o salário inicial vai até 3 salários mínimos.

Para analistas plenos, o salário médio inicial é de até 4 salários mínimos.

Para analistas master e senior, o salário inicial começa entre 5 e 6 salários mínimos.

Descrição de cargo de analista

A obtenção de uma posição de analista requer algum plano de fundo relevante para o nível do papel para o qual você está aplicando, incluindo:

Educação

Os papéis de analistas geralmente exigem um diploma de bacharel em matemática, administração de empresas, economia, ciência da computação ou outra disciplina relacionada. Os analistas trabalham em uma variedade de indústrias, e pode ser benéfico se o seu grau for relevante para o campo do trabalho para o qual você está se candidatando. Tomando cursos em mineração de dados, cálculo, finanças, comunicações, tecnologia da informação e análise são úteis para os indivíduos que buscam uma carreira de analista.

Treinamento

Um analista ganha treinamento através de cursos universitários, estágios e experiências de trabalho em nível de entrada. Os cursos universitários permitem que os analistas aprendam o conhecimento básico e as habilidades necessárias para entrar em sua indústria. Os alunos podem completar os estágios para praticar sua teoria de analista em um ambiente comercial ou com uma entidade governamental. Muitos empregadores fornecerão breves treinamentos para novos analistas para aprender as complexidades de seus negócios.

Certificações

As certificações provam o conhecimento de um analista e ajudam a avançar sua carreira. Um analista pode ganhar níveis variados de certificações à medida que seu nível de experiência avança.

Descrição do analista

O analista é o profissional que irá analisar e compilar informações para que outros profissionais possam tomar decisões corretas. (Imagem: Simplilearn)

Habilidades para um analista

Os analistas são qualificados em muitas áreas, incluindo matemática, tecnologia, colaboração, pesquisa e desenvolvimento de clientes. Um analista bem sucedido possui uma gama de habilidades e qualidades, incluindo:

Habilidades matemáticas

Analistas devem estar confortáveis ​​trabalhando com números e resolver equações usando fórmulas. O conhecimento das estatísticas, cálculo, álgebra e métodos de resolução de problemas são componentes essenciais de habilidades matemáticas. Um analista usa matemática para compilar dados, revisar o desempenho financeiro e medir o sucesso do negócio.

Atenção aos detalhes

Essa habilidade suave requer efetivamente completar tarefas e revisar dados. Um analista deve considerar todos os aspectos dos resultados dados pelos dados e gravar relatórios detalhados.

Iniciativa

Essa qualidade envolve ter a motivação para completar projetos de forma independente. Um analista usa essa habilidade diariamente para gerenciar sua carga de trabalho e vários projetos simultaneamente sem supervisão constante.

Habilidades técnicas

Analistas usam a tecnologia para coletar, organizar e revisar dados. Eles também usam software, como o Microsoft Office e o Adobe Analytics, para preparar relatórios e apresentações dos resultados de seus dados.

Habilidades de pesquisa.

A pesquisa requer um exame detalhado do sujeito para obter todos os fatos e dados necessários para uma revisão completa. Analistas pesquisam as finanças, o produto e o desempenho geral da empresa para medir a eficiência do negócio.

Comunicação

A capacidade de efetivamente articular pensamentos, dados e recomendações em propostas escritas e apresentações verbais é importante em fortes habilidades de comunicação. Analistas se comunicam com suas equipes diariamente para coletar e compartilhar os resultados de seus dados para aumentar a eficiência de uma empresa.

Ambiente de trabalho do analista

A maioria dos analistas funciona em um ambiente de escritório que requer as seguintes características:

Analistas podem trabalhar em uma variedade de indústrias, como:

Como se tornar um analista?

Siga estas etapas para se tornar um analista:

1. Ganhe um diploma de graduação

Quase todos os analistas têm um diploma de bacharel, onde aprendem habilidades para avaliar os conjuntos de dados comerciais. Muitos analistas continuam a ganhar um mestrado ou outro grau mais alto para expandir suas oportunidades de emprego e aumentar seu potencial de ganho. Seu diploma de graduação pode ser em economia, ciência da computação, matemática ou engenharia.

2. Suplemente seu diploma com cursos de computador

Como os analistas trabalham principalmente em software digital, a alfabetização com computadores é um requisito da indústria. O nível de uso do computador varia em todo o setor, mas o analista é geralmente uma conexão entre o departamento de TI da empresa e o setor empresarial geral. Quanto mais programação computacional e conhecimento técnico você tiver, mais preparado você será para se tornar um analista.

3. Familiarize-se com os requisitos da indústria

Alguns empregadores podem exigir que você tenha uma certificação específica do setor, como uma do Instituto Internacional de Análise de Negócios. Outros requisitos da indústria incluem habilidades críticas de pensamento, comunicação e analítica. Envolver-se nos grupos relacionados com a indústria ajudará a desenvolver essas habilidades e fornecer oportunidades para aprender os requisitos para vários nichos de analistas.

4. Procure estágios

Obtenha um começo cedo para sua carreira com um estágio durante o curso de graduação para obter experiência relevante. Tente encontrar um estágio em um campo ou indústria que lhe interessa. Estágios ajudarão você a construir sua rede profissional e fazer conexões dentro da indústria que puder ajudá-lo a encontrar um emprego depois da escola.

5. Candidate-se a empregos e prepare-se para a sua entrevista

Ao entrevistar para um trabalho analista, é importante destacar sua educação, além de habilidades suaves como o pensamento crítico. Para um papel de analista, enfatize suas habilidades técnicas em análises e computadores complexos de dados. Esteja preparado para compartilhar exemplos de relatórios estatísticos que você compilou e explica quais desafios de dados você teve para superar.

Exemplos de descrição do trabalho do analista

Nossa inicialização em rápida expansão está buscando um analista de dados de negócios para avaliar o desempenho comercial e aprofundar os principais drivers de negócios. Você coletará e revisará os dados estatísticos, preparará relatórios detalhados e fazer recomendações acionáveis ​​para a equipe executiva. Quando você se junta à nossa equipe de analítica, você trabalhará para identificar desaceleração do processo, impactos na demanda e efeitos do produto das estratégias de marketing. Também precisamos de alguém que possa revisar os processos de negócios existentes e fazer recomendações sobre quais dados para rastrear para desenvolver relatórios do KPI para novos setores de negócios.

O candidato ideal tem uma curiosidade intelectual para examinar dados numéricos, minam os dados de insights e traduzi-lo em inglês simples para uso comercial. Estamos à procura de um indivíduo orientado para detalhes com fortes habilidades técnicas, incluindo programação de computadores e codificação. O candidato bem-sucedido será capaz de construir relações colaborativas em toda a organização, gerenciar independentemente tarefas e manter projetos de curto e longo prazo.

O candidato ideal terá:

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário