Um estágio ou programa de trainee pode proporcionar a um estudante sério um olhar dentro da carreira ou na indústria que eles estão interessados ​​em prosseguir. O trabalho é duro e as horas são longas, mas a experiência que você ganha pode durar uma vida. No estágio, sua participação fica mais como coadjuvante, enquanto o programa de trainee foca mais em treiná-lo para um cargo na empresa, ao mesmo tempo em que você é avaliado em suas funções. Seja como for, é importante saber como fazer para passar em um dos processos, já que eles são a porta de entrada para as grandes empresas e obter seu emprego de carteira assinada e muitos outros direitos!

Decida sobre o tipo de estágio/programa trainee que você quer

Estudantes que estão interessados ​​em se tornar advogados deve aplicar para estágios em um escritório de advocacia ou do governo da cidade, enquanto as pessoas que estão interessadas em se tornarem escritores devem considerar um estágio com um jornal ou uma empresa de relações públicas. Quem quer um emprego em grandes empresas de marketing, engenharia, propaganda e outros, pode procurar estágios e programas de trainee que melhor se encaixem em seu perfil. Há opções de programas de estágio e trainee internacionais, via intercâmbio, que podem ser ótimas opções.

Verifique com o seu orientador acadêmico para ver se a sua escola tem um programa de parceria com empresas locais

Estes tipos de conexões podem aumentar suas chances de ser aceito e também direcionar melhor seus esforços para encontrar sua carreira.

Faça uma rede com amigos e parentes, cujos pais ou colegas de trabalham no campo que você deseja atuar

Uma valiosa vaga pode estar bem debaixo do seu nariz, você que não soube  cutucar direito.

Programas trainee

Os programas trainee tem tomado um grande espaço como processos seletivos complexos e o início da carreira para muitos jovens. (Foto: www.pilkington.com)

Prepare um currículo separado que tem como alvo as suas qualificações para cada programa

A maioria das empresas querem contratar os alunos que são intelectualmente curiosos e demonstram desempenho acadêmico na área para a qual se candidata,. Também, inclua detalhes sobre cargos voluntários ou realizações significativas na escola, desde que estejam de acordo com o que é o perfil da empresa.

Obtenha algumas cartas de recomendação

Pergunte aos professores ou supervisores do passado para escrever uma breve carta em seu nome, indicando quaisquer ativos chave que você vai trazer para qualquer posição.

Preencha cada seção da aplicação para a vaga devidamente

Muitas empresas têm requisitos específicos para suas aplicações e ignoram quaisquer candidatos que não podem seguir as instruções. Peça a um professor ou parante para revisar sua aplicação para erros de ortografia ou gramática.

Vista-se adequadamente para a entrevista

O entrevistador estará examinando mais do que apenas a sua aplicação, por isso é importante fazer uma primeira impressão positiva. Esteja preparado para discutir suas razões para a aplicação e que tipos de projetos que você faria bem. Em programas de trainee, pode ser que você participe de várias dinâmica, e um bom preparo e treinamento para isso é essencial.

Envie uma nota de agradecimento ao entrevistador dentro de um dia de sua entrevista

Muitos candidatos ignoram este gesto simples, mas a sua reflexão pode dar-lhe uma vantagem sobre alguém que tem qualificações semelhantes. Educação leva pessoas a muitos lugares.

Trabalho pesado

Vale lembrar que o estagiário tem uma carga de trabalho bem mais pesada e recebe bem menos do que um trainee. (Foto: www.justincase.com.br)

Cuidados especiais

Você pode pensar que ser tão meticuloso sobre uma aplicação não deveria importar para uma posição que envolve o trabalho pesado, mas estágios e programas de trainee levam a uma posição de tempo integral com bons salários e um plano de carreira em pouco tempo, para que a empresa garanta que eles estão atraindo os melhores talentos.

Use uma agenda ou diário para manter-se organizado sobre onde e quando fez sua aplicação para os cargos. Você poderia arruinar suas chances com um empregador se você por engano se referir a eles pelo nome de um concorrente sobre o telefone. Portanto, vá com calma, busque mais de uma vaga e espere pacientemente após fazer todas as aplicações.

Avalie suas aplicações

Depois de conseguir ou não sua vaga, estude os motivos por ter conseguido ela ou não. Analise o que você pode  melhorar. Busque sempre ser mais, não ficar parado. O mercado é dinâmico e rapidamente, alguém poderá tomar seu lugar.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)