Assistente de Recursos Humanos: o que faz? Qual o salário?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Pequenas empresas de sucesso crescem. E com esse crescimento vem a necessidade de incorporar os recursos humanos na gestão da organização.

Os deveres e responsabilidades de um assistente de recursos humanos podem manter as coisas funcionando sem problemas; e eliminar conflitos desnecessários no local de trabalho.

O que o assistente de recursos humanos faz?

A função de recursos humanos é um papel vital que ajuda a garantir a conformidade legal e suporta a experiência do empregado.

O assistente de RH é a pessoa que lida com as responsabilidades do RH do dia-a-dia e é a ligação entre a organização, os funcionários e os vendedores de benefícios.

Essa função essencial ajuda a garantir que as necessidades dos funcionários sejam atendidas e que os arquivos críticos de RH sejam atendidos.

O gerenciamento da função de recursos humanos pode ser uma responsabilidade a tempo parcial por pequenas organizações ou uma posição de tempo integral para organizações maiores.

Vamos entender o assistente de RH com algumas de suas funções na empresa.

1. Assistente de RH e funções na contratação

O assistente de RH ajuda com todo o processo de inscrição de novos contratados.

Uma responsabilidade que inclui a coleta de informações de emprego necessárias, aplicações de emprego, verificações de antecedentes, verificações de referência, e informações de benefícios.

Também envolve ser a pessoa de ponto para questões de candidatos e fluxo de informações entre a organização e o candidato a emprego.

Por exemplo, o assistente de RH pode ser a pessoa de contato que comunica informações entre o gerente de contratação e o candidato a emprego.

2. Assistente de recursos humanos na orientação dos funcionários

O assistente de RH é frequentemente responsável por orientar novos funcionários para a organização e é a pessoa de ponto para todas as novas questões dos funcionários.

O onboarding é uma das principais responsabilidades de um assistente de RH. Essa função ajuda a garantir que novos funcionários tenham uma transição bem-sucedida para o novo ambiente de trabalho.

Um processo de integração eficiente pode incluir passar a nova lista de verificação de orientação dos funcionários e garantir que novos funcionários tenham um telefone designado, login de computador, estação de trabalho, chaves de escritório, etc.

Também pode incluir acolher o novo funcionário para o escritório, introduzir a colegas de trabalho e outros principais membros do pessoal.

Assistente de RH

O assistente de RH vai dar auxílio para decisões nos recursos humanos da empresa. (Imagem: TalentLyft)

3. RH processamento de folha de pagamento

Esta posição também pode ter a responsabilidade de processar a folha de pagamento do funcionário.

O processamento da folha de pagamento pode incluir certificando-se de que todas as horas trabalhadas são contabilizadas e quaisquer férias ou doentes são rastreados e colocados no sistema de folha de pagamento.

O assistente de RH também pode responder às perguntas da folha de pagamento do funcionário e facilitar a resolução de erros de cheque de pagamento.

4. Assistente de RH para manutenção de registros

A manutenção do registro de funcionários é uma importante função comercial. E quanto maior a organização se torna mais críticos esses registros são.

O assistente de RH é responsável por manter arquivos HR organizados e atualizados. Isso inclui arquivos de papel e registros de HR digital.

Por exemplo, os registros podem incluir informações sobre os benefícios dos funcionários, status de emprego, tempo pago, doente, ou qualquer outro horário não produtivo do funcionário.

Outros registros podem ser aqueles de informações, queixas ou ações corretivas de avaliação.

5. O RH como contato com um fornecedor.

O Assistente de Recursos Humanos pode servir como uma ligação entre os fornecedores de organização e seguro ou benefício de aposentadoria.

Isso inclui adicionar ou encerrar os funcionários dos programas de benefícios e ajudar a responder a perguntas ou resolver problemas relacionados ao benefício que possam surgir.

Por exemplo, o assistente de RH pode chamar a companhia de seguros quando um funcionário deixa emprego e inscrevê-los em um benefício.

6. Recursos humanos na auditorias de arquivos

Arquivos de RH bem mantidos são o resultado de auditorias de arquivos em andamento. Essa responsabilidade crítica do trabalho funciona para garantir que os registros sejam precisos e atualizados.

O assistente de RH é responsável por realizar auditorias de arquivos para garantir que todos os documentos necessários sejam coletados e mantidos em arquivos de funcionário.

As auditorias de arquivos devem ser feitas pelo menos anualmente.

Por exemplo, uma auditoria de arquivo pode analisar todos os arquivos de funcionários para garantir que a I-9s seja concluída e esteja disponível em cada arquivo de funcionário.

7. RH como ouvidoria para os funcionários

Organizações bem-sucedidas prestam atenção às necessidades dos funcionários e garantir um processo para os funcionários serem ouvidos.

O assistente de RH geralmente atua como um defensor dos funcionários e transmite questões de funcionários e preocupações ao gerenciamento para resolução.

Eles são os olhos e ouvidos de funcionários e gerenciamento de alertas de questões subjacentes que precisam ser abordadas.

Por exemplo, digamos que sua organização acabasse de concluir uma pesquisa de satisfação do funcionário, o assistente de RH pode ser a pessoa para comunicar questões que foram reveladas por meio desse processo de feedback dos funcionários.

8. Reconhecimento de funcionários pelo RH

Funcionários felizes são aqueles funcionários que se sentem valorizados pela organização.

Um assistente de RH pode ajudar a planejar e supervisionar os eventos de reconhecimento de funcionários.

Isso poderia incluir o planejamento do piquenique anual de funcionários, festa de Natal ou supervisionar um jantar de reconhecimento de funcionários.

Eles são a líder de torcida do empregado e ajuda a criar um ambiente de funcionário divertido e envolvente.

9. Assistente de RH no suporte

Muitos aspectos de uma função de assistente de RH são assistenciais.

Essa pessoa fornece taxas de suporte administrativo para o gerenciador de RH.

Essas responsabilidades podem incluir arquivamento departamental, respondendo ao telefone, arranjos de viagem e outras tarefas diversas.

Qual o salário para assistente de RH?

Organizações menores têm menos funcionários e geralmente gerenciam a função RH com uma pessoa.

No entanto, à medida que a organização cresce, o apoio dos funcionários se torna mais complicado. Quanto mais funcionários existe, a RH mais especializada se torna.

Organizações maiores podem ter funcionários de RH que são especializados em certas áreas, como compensação, benefícios, contratação ou relações trabalhistas.

Tudo isso influencia no salário, que tem as seguintes faixas:

Analista de Recursos Humanos Júnior

Analista de Recursos Humanos Pleno

Analista de Recursos Humanos Sênior

Independentemente do tamanho da organização, o assistente de RH é um papel vital que é a cola para manter uma força de trabalho feliz e produtiva.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário