Outplacement: o que é e como funciona?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

Recolocação, conhecida mais pelo seu nome em inglês de outplacement, é qualquer serviço que auxilia o funcionário que está saindo da empresa na obtenção de um novo emprego ou na transição para uma nova carreira. O acesso a serviços de recolocação é oferecido por alguns empregadores como um benefício para seus funcionários. Os serviços de recolocação podem ser benéficos para todas as partes em termos financeiros, profissionais e emocionais e, na maioria das vezes, garantir um fim pacífico para uma relação de trabalho.

Outplacement: o que é?

A recolocação ou outplacement é um serviço que ajuda um funcionário demitido na transição para um novo emprego, que pode incluir a redação do currículo, a procura de emprego e o coaching de emprego.

A recolocação pode ter benefícios e custos para empregadores e funcionários, como parte do custo total de remuneração da força de trabalho de uma empresa.

A recolocação pode reduzir o estresse e a turbulência para os funcionários em transição e mitigar o risco para o empregador.

A estratégia de outplacement na prática

Ninguém gosta de ser demitido ou demitido de um emprego ou de entregar a notícia a outra pessoa, mas ir além de um pacote de indenização ao fornecer serviços de recolocação pode ajudar ambas as partes em uma transição geralmente difícil.

Às vezes, os serviços são oferecidos internamente pela empresa que está dispensando um funcionário; outros contratam terceiros quando é necessário manter as despesas mais baixas ou se as tensões ou constrangimento forem particularmente altos. Os serviços de recolocação eram tradicionalmente fornecidos em uma empresa de recolocação para que o ex-funcionário pudesse ter acesso às ferramentas de escritório (como telefone e computador) de que precisava para escrever currículos, cartas de apresentação e encontrar um novo emprego.

Hoje, muitos funcionários têm escritórios em casa e talvez só precisem visitar uma empresa de recolocação para aconselhamento de carreira, se for o caso, já que o aconselhamento também pode ser feito por telefone.

De qualquer forma, os serviços permanecem os mesmos: currículo e carta de apresentação, coaching, análise de mercado, habilidades de entrevista de ajuste fino, negociação salarial e outros serviços projetados para dar a um ex-funcionário a melhor oportunidade de encontrar outro emprego o mais rápido possível .

Benefícios da recolocação profissional

Do ponto de vista de um funcionário, a recolocação certamente alivia a carga emocional que vem com a perda do emprego. Muitas vezes, é opressor o suficiente para encontrar um papel rosa em sua mesa. Os serviços de recolocação muitas vezes podem ajudar com sentimentos de insegurança, vergonha, raiva ou medo do desconhecido, o que torna a procura de emprego muito mais difícil.

Por outro lado, os funcionários devem reconhecer que os serviços de recolocação pagos pelo empregador serão, no final, incorporados ao custo total do trabalho do empregador. Isso significa que qualquer dinheiro que o empregador pagar pela recolocação pode ser compensado reduzindo a remuneração total de outras maneiras.

Do ponto de vista do empregador, fornecer serviços de recolocação pode mostrar que a empresa realmente se preocupa com a pessoa como ser humano e pode percorrer um longo caminho para impedir qualquer vingança. As seguradoras que oferecem seguro contra o risco de processos judiciais de rescisão indevida veem com bons olhos as empresas que têm um plano de recolocação sólido, pois isso pode reduzir o risco de problemas jurídicos onerosos. A recolocação compassiva também pode reduzir o risco de violência no local de trabalho e situações de atirador ativo.

É também uma forma de manter um relacionamento contínuo com um funcionário. Isso é particularmente importante se envolver uma dispensa devido ao downsizing, e não por mau desempenho ou comportamento, ou se a pessoa sair por conta própria. É do interesse de uma empresa ser encorajadora e apoiar se ela estiver de olho na possível recontratação da pessoa no futuro.

O outro aspecto da prestação de serviços de recolocação que é um bom augúrio para as empresas é economizar dinheiro em pedidos de seguro desemprego. Embora as empresas não paguem a mais quando um ex-funcionário abre uma reclamação que é aprovada, a taxa de imposto anual que pagam ao estado para o desemprego pode ser afetada.

Isso ocorre porque essa taxa é determinada pelo número de reclamações feitas por funcionários anteriores em um ano. Por exemplo, uma empresa com um negócio de folha de pagamento de R$1 milhão pode economizar mais de R$70.000 por ano evitando processos trabalhistas, ou simplesmente não afastando potenciais candidatos ao demitir alguém que fica chateado com o processo.

Do lado dos custos, os empregadores devem considerar a taxa normal e esperada de rotatividade de sua força de trabalho. As dispensas frequentes ou grandes podem aumentar consideravelmente o custo do fornecimento do serviço de recolocação. Os empregadores devem planejar com antecedência e orçar o custo esperado de recolocação em seu custo total de mão de obra.

Outplacement em empresas

O outplacement é o processo de recolocação do profissional demitido no ambiente de trabalho. Assim, a demissão se torna muito mais humanizada. (Imagem: Risesmart)

Recolocação profissional para os funcionários: o que oferece?

A recolocação fornece um foco para os funcionários que estão em estado de choque com uma dispensa. Quer você tenha avisado sua equipe de que uma grande demissão está chegando ou não, o fim daquele último dia e a incerteza de pelo menos um desemprego temporário são um choque para a psique de uma pessoa. Ao fornecer a eles serviços de recolocação imediata, você está dando a eles uma tábua de salvação naquele mar de incertezas, algo tangível em que se concentrar e que dará valor real, imediatamente. Mas o que isso significa?

1. Suporte aos funcionários

Os serviços de recolocação capacitam os funcionários demitidos a avançar mais rapidamente para o próximo estágio em suas vidas profissionais. Você fornece a eles as ferramentas para definir suas paixões, direcionar seus próximos passos e serem contratados novamente, normalmente mais cedo do que se a recolocação não fosse fornecida.

2. Coaching

O coaching para recolocação é inestimável, especialmente para pessoas que estão há algum tempo fora do mercado de trabalho. Se você está na posição de demitir funcionários antigos, é mais do que provável que eles não estejam atualizados nas últimas tendências de busca de empregos, não sabem a importância do LinkedIn, nunca ouviram falar do Glassdoor e não têm ideia de como estruturar seu tempo de transição.

3. Acelerando o novo emprego

A recolocação acelera o processo de procura de emprego e uma recolocação boa também apoia aqueles com transições mais difíceis. É vital apoiar aqueles com pesquisas mais desafiadoras, não apenas as pessoas que chegam mais rápido. Por exemplo, mudar de setor pode ser difícil e demorado. Planos de recolocação de longa duração são ótimos. E uma vez que soluções de recolocação mais progressivas, desvincularam seus planos do mercado imobiliário, maior duração não precisa significar fora do orçamento.

4. Custo zero aos funcionários

Sem custo para os funcionários. Quando as pessoas perdem seus empregos, a redução da renda é a principal preocupação. Felizmente, os serviços de recolocação são gratuitos para os funcionários. Os empregadores pagam por esses serviços.

5. Estrutura

Fornecer estrutura é importante. Publicar seu currículo não é o primeiro passo para uma busca inteligente de emprego. Aqueles que dedicam tempo para avaliar sua direção e criar uma lista robusta de alvos estarão em melhor forma.

6. Currículo e treinamento de perfil

Encontrar a voz do seu currículo é muito mais fácil quando há clareza sobre seus objetivos. Se já faz algum tempo que seus funcionários estão no mercado de trabalho, os coaches de recolocação podem ajudar a criar documentos que destacam as habilidades adequadas em um formato moderno e profissional e falar diretamente sobre as oportunidades.

7. Preparação da entrevista

Entrevistar para um novo emprego pode ser desesperador. Os coaches de recolocação ajudam as pessoas a se preparar examinando as respostas a perguntas comuns e difíceis, e o software pode ajudá-lo a cortar alguns “hums, curtidas e você sabe”.

8. Visão da carreira

Perder o emprego pode ser o ímpeto para uma mudança de carreira. Se as pessoas quiserem mudar o foco, os serviços de recolocação podem ajudá-las a aprender mais sobre seus talentos e paixões, para que possam escolher com segurança o plano de carreira certo.

9. Conselhos sobre rede

Todo mundo sabe que a rede é um componente essencial para conseguir um novo emprego, mas como exatamente você faz isso? Os serviços de recolocação oferecem orientação, adotando as estratégias de rede mais eficazes.

10. Reforço positivo

Perder o emprego pode deixar as pessoas ansiosas. Uma procura de emprego que se prolonga pode deixá-los deprimidos. Os serviços de recolocação são como ter um melhor amigo que está sempre lá como uma caixa de ressonância para ajudar as pessoas a desabafar e dar-lhe um feedback positivo para que você possa ficar de olho no prêmio.

Como usar um serviço de outplacement?

Agora que você decidiu investir em recolocação, é importante ajudar a orientar os funcionários para obter o máximo do serviço. Aqui estão alguns conselhos para dar aos seus funcionários cessantes para maximizar o benefício da recolocação que você está fornecendo a eles:

Use os serviços oferecidos

Você deseja usar o máximo possível do seu pacote de recolocação, então use que o comprou. Organizações de outplacement fornecem serviços flexíveis, onde sua alocação de coaching pode ser usada mesmo depois de você conseguir uma nova posição, para coisas como o sucesso na integração. Se você conseguir um novo emprego e não ficar satisfeito, seu treinador ou pequeno grupo ainda pode ajudá-lo a resolver quaisquer problemas ou até mesmo encontrar um novo emprego. Aproveite esta oportunidade para desenvolver sua carreira na direção certa.

Mantenha contato com seu coach particular

Pense no seu treinador como um amigo confiável e experiente. Seu coach pode ajudá-lo em tudo, desde escrever seu currículo e carta de apresentação até negociar o salário e transformar entrevistas em ofertas. Muitas pessoas optam por manter contato com seus treinadores por anos. Quanto melhor o seu treinador o conhece, mais ele pode ajudá-lo nos próximos meses e anos.

Aproveite as sessões de grupo de pares

Conhecer pessoas em situação semelhante pode ser divertido e informativo.Geralmente pequenos grupos se concentram no pensamento estratégico. Você terá a chance de apresentar sua situação a todo o grupo e ter todos ajudando em sua busca. Nossa pesquisa prova que aqueles que frequentam regularmente um pequeno grupo conseguem empregos mais rápido e com salários mais altos do que aqueles que só trabalham com seu treinador particular.

Encontre um parceiro de busca de emprego

Peça ao seu coach para combiná-lo com um ou mais parceiros de busca de emprego. Você pode conversar com seu parceiro de procura de emprego frequentemente para discutir seus métodos de procura de emprego ou se simplesmente precisar de incentivo antes de uma entrevista. Claro, você sempre pode ligar para o seu treinador, mas você se sentirá melhor sabendo que há um parceiro de nível semelhante que se relaciona com o que você está passando.

Quanto custa o serviço de outplacement?

O custo da recolocação varia de opções limitadas de software de autoatendimento, que custam algumas centenas de reais, a soluções de médio porte que cobram uma porcentagem de 25% a 50% do último salário do profissional. A contratação de um serviço personalizado para sua empresa pode ter um cálculo feito de acordo com a quantidade de funcionários, cobrando um valor fixo por cada um, ou uma porcentagem do faturamento.

O que posso esperar dos serviços de recolocação?

Os serviços de recolocação desempenham um papel importante na relação pós-emprego entre empregador e empregado. É o único benefício de separação com um componente humano contínuo significativo. Conforme o contato com o empregador diminui, o parceiro de recolocação fica em uma posição única para preencher esse vazio e apoiar a transição de carreira do indivíduo.

OI que esperar em um serviço de outplacement?

Os serviços de recolocação modernos devem oferecer um quadro estratégico de procura de emprego, apoiado por coaching e ferramentas digitais relevantes. As competências típicas incluem avaliações de carreira, currículo e redação de perfil no LinkedIn, estratégias de networking, preparação para entrevistas e negociação salarial.

Que serviços são prestados por empresas de outplacement?

As firmas de recolocação oferecem treinamento e suporte de transição de carreira para funcionários que estão saindo de níveis júnior a muito sênior. Eles consultam os gerentes de RH e fornecem treinamento aos gerentes de linha sobre as melhores práticas de dispensa. Eles podem oferecer workshops sobre vários tópicos relacionados à procura de emprego e podem estar presentes em dias de notificação.

Por que oferecer o serviço de outplacement?

Ao ajudar o funcionário a progredir em sua carreira, a empresa de recolocação promove os interesses do empregador patrocinador e do indivíduo. Os funcionários que recebem apoio para a transição de carreira conseguem novos cargos com mais rapidez e são mais propensos a dizer coisas boas sobre seu antigo empregador, tanto online quanto offline.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário