Contrato de prestação de serviços: como fazer?

Em Legislação trabalhista e MTE por André M. Coelho

Um contrato de prestação de serviços é um contrato firmado por duas entidades em que se concorda em fornecer um serviço especificado para o outro. Normalmente, ele define os limites do serviço que está sendo fornecido e a compensação ou pagamento que o provedor de serviços receberá. A assinatura de um contrato de prestação de serviços pode ajudar um projeto a ir mais suavemente. Ele fornece proteção legal para o provedor de serviços e o empregador e garante que todos estejam concordando com os mesmos termos.

O que é um contrato de prestação de serviços?

“Contrato de prestação de serviços” é um termo amplo que pode ser usado para descrever qualquer contrato onde duas partes concordam que um irá fornecer um serviço e um pagará pelo serviço. Um contrato de prestação de serviços serviço também pode ser chamado de contrato de serviço, um acordo de nível de serviço ou um contrato de consultoria.

Quando é usado um contrato de prestação de serviços?

Um contrato de prestação de serviços pode ser usado para serviços de marketing, serviços de publicidade, serviços de testes, serviços de consultoria, serviços de gerenciamento ou qualquer outro serviço profissional onde uma pessoa tenha concordado em fornecer um serviço para outro.

Um contrato de serviço também pode ser um recurso de garantia oferecido com um produto. Este tipo de contrato de serviço significa que o fabricante do produto concorda em corrigir ou substituir o produto se ele quebra ou mau funcionamento dentro de um determinado período de tempo.

Um contrato de serviço mantém as duas partes responsáveis. Dessa forma, ambas as partes são protegidas em vez de apenas uma.

Estrutura de um contrato de prestação de serviços

Existem diretrizes específicas para que linguagem e termos devem ser incluídos em um contrato de serviço para torná-lo legalmente vinculativo e proteger ambas as partes.

Um contrato de serviço deve incluir:

Uma descrição de que serviço será fornecido

Um prazo em que o serviço será fornecido

Identificação da pessoa ou pessoas que fornecerão o serviço

Notificação de qualquer supervisão ou monitoramento que seja necessária

Descrição do calendário de pagamento

Uma provisão do que acontecerá caso uma das partes não cumpra o contrato

Um plano de contingência, caso haja problemas

Contrato de prestação de serviços

Um contrato de prestação de serviços garante segurança para o contratante e o contratado. (Imagem: Field Service News)

Quando é necessário um contrato de serviço?

Um contrato de serviço é necessário a qualquer momento que uma pessoa vende seus serviços ou a qualquer momento que uma empresa adquire um serviço de outra entidade.

Por que um contrato de prestação de serviços é importante?

Um contrato de serviço é especialmente importante porque os serviços são mais difíceis de provar do que um produto. Quando uma empresa compra um produto, há um objeto físico para mostrar por isso. Este é sempre o caso quando uma empresa compra um serviço. Um contrato de serviço garante que todos entendam o que será entregue e quando.

Alguns serviços, como marketing ou publicidade, são subjetivos. Por exemplo, uma agência de marketing pode fornecer seus serviços sem que sua empresa veja um retorno. É aqui que um contrato de serviço pode ser útil. Certifique-se de que tanto a agência de marketing quanto sua empresa saberem o que o resultado final será e o custo para chegar lá.

Ao trabalhar com um contratante ou como empreiteiro, a proteção é necessária. Até mesmo um empreiteiro com uma grande reputação pode falhar. Se algo der errado, um contrato de serviço atua como a proteção para ambas as partes.

Como fazer um contrato de prestação de serviços?

Para criar seu próprio contrato de serviço, considere o nível de proteção que você precisa. Para a verdadeira proteção legal, é importante ter o seu contrato de serviço elaborado ou revisado por um advogado.

É possível encontrar modelos de contrato de serviço legítimo online.

Aqui estão algumas etapas recomendadas para criar seu próprio contrato de serviço:

Identifique o cliente e o provedor de serviços.

Adicione as informações de contato das duas partes.

Descreva os serviços que serão fornecidos. Quanto mais detalhada esta descrição for, melhor. Isso reduzirá a chance de mal-entendidos depois.

Descreva uma programação para pagamentos.

Qual é o pagamento?

É pagamento por hora, taxa fixa ou projeto?

Quando o contratante será pago?

Existe um limite ou orçamento?

Penalidades de pagamento atrasado?

Estabelecer quaisquer termos legais necessários.

Confidencialidade

Acordo de não concorrência

Se os serviços são criativos, decida quem é dono do produto criativo.

Personalize em qualquer outra maneira que se adapte ao seu negócio ou da transação específica do serviço.

Por que fazer um contrato de prestação de serviços?

Há uma multiplicidade de razões pelas quais um contrato de serviço será benéfico para o seu negócio, seja um contratante ou uma empresa grande.

1. Economiza dinheiro e tempo

Quando você administra um negócio, o tempo é dinheiro. O tempo gasto criando, discutindo e assinar um contrato de serviço será muito menor do que gastaria resolver um mal-entendido com um empreiteiro.

Como um contrato de serviço descreve as especificidades de pagamento, também ajuda a evitar quaisquer custos surpresa. Quando você assina o contrato, você deve saber exatamente o que o serviço lhe custará.

2. Previne o mal-entendido

Um contrato de serviço, no seu núcleo, lista os serviços que serão fornecidos, o prazo em que será fornecido e a compensação. Uma vez que ambas as partes assinem, deve ser claro o que é esperado.

Porque tudo é acordado na frente e escrito em papel, o risco de um mal-entendido é bastante reduzido.

Se um mal-entendido surgir, o contrato de serviço deve deixar claro quem está certo e como resolver o problema.

3. Reduz o risco de litígios

O mal-entendido pode levar a litígios, e ações judiciais são caros. Um contrato de serviço reduz o risco de mal-entendidos e, portanto, o potencial de litígio.

Modelo de contrato de serviços

Recomendamos você consultar com um advogado para personalizar o contrato de serviços para sua área. Use o modelo abaixo apenas como base.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Este Contrato Geral de Serviço (o “Acordo”) data do dia ___ de ____________, 2___ é entre [o cliente], aqui referido como “cliente” e [provedor de serviços], aqui referido como “provedor de serviços”.

O provedor de serviços concordou em fornecer serviços ao cliente nos termos e condições estabelecidos neste Contrato, enquanto o Cliente é de opinião que o prestador de serviços tem as qualificações, experiência e habilidades adequadas e necessárias para fornecer serviços ao cliente.

Por conseguinte, em consideração dos assuntos descritos acima, o recebimento e a suficiência dos quais é reconhecido, o cliente e o prestador de serviços concordam da seguinte forma:

1. Escopo do trabalho

O provedor de serviços é fornecer ao cliente os seguintes serviços (os “Serviços”):

[Descreva os serviços que serão fornecidos].

Os serviços incluirão quaisquer outras tarefas que o cliente e o prestador de serviços possam concordar.

2. Termo de Acordo

Este Contrato começará em [data de início] e permanecerá em pleno vigor e efeito até a conclusão dos serviços. Este Acordo pode ser estendido por acordo por escrito mútuo das partes.

3. Terminação

Se uma das partes procura a rescisão deste Contrato, a Parte de Terminação deve fornecer uma notificação por escrito de 30 dias para a outra parte.

4. Compensação

O cliente fornecerá compensação ao provedor de serviços de R$ ____ por hora/dia/projeto para os serviços prestados pelo provedor de serviços, conforme exigido por este Contrato. A compensação é paga na conclusão dos serviços.

5. Empreiteiro independente

O provedor de serviços está atuando como um contratante independente no fornecimento dos serviços sob este Contrato, não como funcionário. As partes concordam que este acordo não cria uma joint venture ou uma parceria entre eles.

6. Modificação do acordo

Quaisquer modificações ou alterações a este Contrato serão vinculativas se forem evidenciadas por escrito assinadas por cada parte.

7. Aviso

Todos os avisos ou demandas exigidos ou permitidos pelos termos deste Contrato serão dados por escrito e entregues às partes.

_________________________

nome do cliente

_________________________

Assinatura do cliente

_________________________

Nome do provedor de serviços

__________________________

Assinatura do provedor de serviços

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário