Já não é novidade que a terceirização esteja assumindo o ambiente de negócios. As empresas hoje, graças a uma flexibilização nas leis, podem praticamente terceirizar qualquer função de seus negócios, desde o setor jurídico até o setor contábil, passando por setores administrativos, de tecnologia da informação, assistência, fabricação, desenvolvimento de conteúdo, e qualquer função comercial. Essa demanda maciça pela terceirização está vinculada a fatores muito importantes, como a economia de custos, e outros benefícios, como vantagem competitiva e habilidades de alavancagem que faltam internamente a uma empresa. Se o seu negócio ainda não está buscando a terceirização, é provável que você esteja perdendo oportunidades de ganhar vantagens competitivas.

Serviço terceirizado: o que é?

A terceirização nada mais é do que delegar a terceiros uma função ou tarefa específica de sua empresa. Isso significa que outros profissionais passam a executar certas tarefas na empresa através de um contrato, mas estes não são vinculados diretamente à empresa principal mas sim, à empresa terceirizada. A terceirização traz muitas vantagens para uma empresa principalmente por reduzir custos com mão de obra e possibilitar a realocação de recursos para setores mais importantes da empresa, proporcionando uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Afinal, se sobra mais dinheiro e ele é reinvestido na atividade principal da empresa, a tendência é de que processos, produtos, e serviços melhorem.

Tipos de serviços terceirizados

Existem diferentes tipos de serviços de terceirização que as empresas podem contratar com uma empresa de terceirização. Basicamente, os serviços de terceirização são agrupados em quatro tipos:

  • Serviços profissionais
  • Serviços de fabricação
  • Serviços de processos específicos
  • Serviços operacionais

À medida que mais empresas procuram diminuir seus custos indiretos, esses serviços de terceirização tornaram-se cada vez mais populares. Como mencionado anteriormente, o maior benefício que vem da terceirização é a economia de custos, tanto em termos de custos trabalhistas quanto de custos de equipamentos. No entanto, há preocupação no aspecto de qualidade e controle. Mas não há motivo de preocupação nessas áreas, desde que uma empresa adote o devido processo e a diligência na contratação de um provedor de serviços terceirizados.

Examinemos cada um dos serviços de terceirização acima mencionados;

Tipos de terceirização: serviços profissionais

As funções de negócios listadas nos serviços profissionais de terceirização incluem serviços jurídicos, contabilidade, tecnologia da informação, compras, bem como outros serviços especializados. Este tipo de arranjo oferece economias de custos potencialmente maiores, tornando a terceirização nessas áreas uma tendência popular. A vantagem mais notável é que uma empresa ganha acesso a recursos de alta qualidade e não paga além dos serviços utilizados. O resultado final é uma redução significativa nos custos indiretos de uma empresa.

Funcionamento da terceirização

A terceirização é o processo de delegar certas atividades da empresa a outras mais especializadas, buscando otimizar o negócio como um todo. (Foto: Thecon)

Tipos de terceirização: serviços de fabricação

Este tipo de serviço de terceirização é muitas vezes específico da indústria em sua natureza. Um exemplo típico é uma empresa de fabricação de automóveis que pode decidir contratar um serviço terceirizado para fazer e instalar janelas em seus automóveis. A maior vantagem que vem do uso do serviço de terceirização de fabricação é a redução de custos, além de diminuir o tempo de montagem. No entanto, também há algumas preocupações, tais como problemas de qualidade e tempo para finalização do produto. Conforme mencionado anteriormente, essas preocupações podem ser bastante reduzidas ao garantir que o processo devido seja seguido na contratação de uma empresa de terceirização, com um bom treinamento e adaptação dos profissionais aos processos da empresa.

Tipos de terceirização: serviços de processos específicos

O serviço de terceirização também pode ser específico para um procedimento interno ou processo exclusivo. Esta é uma opção adequada para organizações de serviços em que áreas específicas do serviço podem ser passadas para outra organização, para que a empresa possa se concentrar nas áreas principais da prestação de serviços. Um exemplo típico é uma empresa de padarias; Aqui, o aspecto de entrega do negócio pode ser terceirizado para uma empresa de distribuição, fornecendo contatos de clientes, contatos de entrega, e repassando os custos.

Tipos de terceirização: serviços operacionais

Este tipo de arranjo de terceirização é comum na indústria de fabricação. Isso ocorre porque existem toneladas de funções operacionais específicas necessárias na indústria de fabricação. Por exemplo, reparos de equipamentos e manutenção de máquinas podem ser terceirizados para uma empresa especializada em terceirização. O maior desafio aqui é contratar uma empresa capaz de respeitar os prazos da empresa contratante, de forma que o negócio principal não seja prejudicado na execução de tarefas.

Ficou alguma dúvida sobre os tipos de terceirização? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos esclarecer suas dúvidas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)