Ao avaliar suas opções de terceirização, tenha em mente que há vantagens e desvantagens ao optar por ela. Olhe para cada uma das características terceirização listadas abaixo e decida qual o impacto que esse item teria em um negócio. Se as desvantagens de terceirização superarem as vantagens terceirização, então você deve evitar a terceirização de certas operações. Vale lembrar que a terceirização deve ser avaliada caso a caso, para cada diferente setor e atividade da empresa.

Riscos da terceirização: perda de controle gerencial

Quando você assina um contrato para que outra empresa execute a função de um departamento inteiro ou de uma única tarefa, você está transferindo o gerenciamento e o controle dessa função para outra empresa. Você terá um contrato, mas o controle gerencial pertencerá à outra companhia. Sua empresa de terceirização não será conduzida pelos mesmos padrões e missão que impulsionam sua empresa. Eles são motivados pelo lucro a ser obtido com os serviços que eles estão fornecendo para você e outras empresas como a sua.

Desvantagens da terceirização: custos ocultos

Você assinará um contrato com a empresa de terceirização que irá cobrir os detalhes do serviço que fornecerão. Qualquer coisa que não seja coberta no contrato será a base para você pagar taxas adicionais. Além disso, você terá taxas legais para manter um advogado para revisar os contatos que você assinará. Lembre-se, isso é a terceirização de negócios da sua empresa. A empresa terceirizada já fez isso antes e são eles que escrevem o contrato. Portanto, você estará em desvantagem quando as negociações começarem.

Terceirização em empresas

A terceirização carrega vantagens e desvantagens para uma empresa, e sua boa implantação é que faz toda a diferença. (Foto: Lean Testing)

A terceirização pode ser uma ameaça para a segurança e confidencialidade da empresa

A vida de qualquer negócio é a informação que o mantém funcionando. Se você tiver folhas de pagamento, registros médicos ou qualquer outra informação confidencial que será transmitida à empresa terceirizada, existe o risco da confidencialidade ser comprometida. Se a função terceirizada envolver o compartilhamento de dados ou conhecimento da empresa proprietária (por exemplo, desenhos de produtos, fórmulas, etc.), isso deve ser levado em consideração. Avalie cuidadosamente a empresa terceirizada para garantir que seus dados estejam protegidos e o contrato tenha uma cláusula de penalidade se ocorrer um incidente durante o processo de terceirização.

Podem ocorrer problemas de qualidade com a terceirização

A empresa terceirizada será motivada pelo lucro. Uma vez que o contrato irá firmar o preço exato, a única maneira de aumentar o lucro será diminuindo as despesas. Enquanto eles preencherem as condições do contrato, você vai continuar pagando. Além disso, você perderá a capacidade de responder rapidamente às mudanças no ambiente de negócios. O contrato será muito específico e você pagará extra pelas mudanças, o que pode gerar uma desvantagem competitiva.

A terceirização gera uma dependência do bem estar financeiro de outra empresa

Uma vez que você vai passar uma parte das operações do seu negócio para outra empresa, agora você estará vinculado ao bem-estar financeiro dessa empresa. A empresa terceirizada pode acabar falindo e deixar você na mão em atividades cruciais para o funcionamento da empresa, gerando grandes prejuízos.

Terceirização tem uma má reputação

A palavra “terceirização” traz à mente coisas diferentes para pessoas diferentes. Se você mora em uma comunidade que tem uma empresa terceirizada e eles empregam seus amigos e vizinhos, a terceirização é boa. Se seus amigos e vizinhos perderam seus empregos porque a empresa deles terceirizou as tarefas pelas quais eles eram responsáveis, a terceirização trará uma má publicidade. Se você terceirizar parte de suas operações, seus funcionários podem ter a moral e a produtividade afetadas.

As vantagens da terceirização

Há três principais vantagens na terceirização de processos em uma empresa: redução de custos, delegação de tarefas à empresas especializadas, e foco nas atividades centrais da empresa.

A primeira vantagem é a mais óbvia. Uma empresa terceirizada geralmente presta serviços a mais de uma empresa. Ao terceirizar as atividades para essa empresa, é possível reduzir os custos na folha de pagamento da empresa e em diversos impostos, já que a empresa terceirizada cobrará um valor fixo pelo trabalho prestado. Isso é diferente da atividade sendo realizada pela própria empresa, que terá de arcar com todos esses custos e funcionários que nem sempre estão contribuindo para as principais atividades empresariais.

A segunda vantagem é a delegação de tarefas à empresas especializadas na atividade que foi terceirizada. Isso pode gerar uma maior eficiência nas tarefas, já que o trabalho delegado será feito por uma empresa que foca apenas naquela atividade, gerando maior eficiência para o negócio.

A terceira vantagem é a possibilidade da empresa focar em sua atividade fim. Ao terceirizar atividades não cruciais para o dia a dia da empresa, mas que são necessárias para seu funcionamento, a empresa principal disponibilizará recursos para poder focar em sua atividade principal, melhorando o desempenho e a competitividade no mercado.

Ficou alguma dúvida sobre a terceirização? Deixe nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)