A atividade secundária pode ser assumida por qualquer empresa ou MEI, desde que esteja de acordo com o enquadramento tributária da mesma. Por exemplo, um MEI não pode ter como atividade secundária uma atividade que não seja aceita pelo MEI, o mesmo valendo para empresas que se enquadram dentro do SIMPLES.

O que é atividade secundária?

Uma atividade secundária é uma parte de uma corporação que não faz parte de suas funções principais, mas a complementa. Uma empresa secundária pode contribuir para a saúde geral da corporação e pode manter ativos como qualquer outra unidade de negócios. É mais provável que seja mencionado durante a reorganização ou distribuição de uma empresa multi-negócios, e pode ser parte da empresa que faz a aquisição ou a empresa-alvo.

As empresas secundárias que foram criadas para fornecer um serviço a uma empresa controladora ou a seus clientes podem se tornar empresas consideráveis, independentes e lucrativas por si próprias. Mesmo se uma atividade secundária for desmembrada, vendida ou abrir o capital em uma nova empresa, ela ainda poderá continuar a fornecer serviços para a corporação de origem, dependendo do investimento restante. Exemplos de um negócio secundário são o departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de um fabricante de automóveis ou sua unidade de financiamento ao consumidor.

No caso de MEI e SIMPLES, a atividade secundária geralmente engloba atividades que o(s) sócio(s) da empresa desejam realizar em algum momento, não necessariamente quando abrem a empresa.

Incluir atividade secundária no CNPJ

Para incluir uma atividade secundária no CNPJ, o empresário ou os sócios precisam seguir alguns passos, junto a um contador capacitado para tais alterações:

  1. Verificar se a atividade secundária é permitida na localidade da empresa, pois algumas atividades tem limitações geográficas em uma mesma cidade.
  2. Modificar o objetivo da organização no contrato social, geralmente apenas para empresas SIMPLES, Lucro Real ou Lucro Presumido.
  3. Registrar a alteração na Junta Comercial e no órgão que regula a nova atividade
  4. Solicitar autorização ao Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária
  5. Alterar o cadastro na Prefeitura para receber o alvará de funcionamento

O MEI pode alterar os dados no Portal do Empreendedor, fazendo login em sua conta e adicionando a atividade secundária desejada, depois de uma pesquisa do CNAE. Empresas no regime SIMPLES, Lucro Real e Lucro Presumido, e até mesmo o MEI, devem fazer a modificação com o auxílio de um contador para evitar problemas.

Atividades secundárias

Atividades secundárias são as atividades não principais de uma empresa e que devem constar no registro. (Foto: actualizateprofesionalt.blogspot.com)

Exemplos de atividades secundárias

Existem inúmeros exemplos de empresas secundárias que foram desmembradas, independentes de seus pais ou até mesmo menores do que as empresas às quais eram subordinados. Alguns exemplos incluem:

Bancos de montadoras

Anteriormente partes integrantes das montadoras, essas instituições financeiras foram crescendo e se tornando entidades separadas para fornecer financiamento a compradores de automóveis. Também se envolvem no fornecimento de seguros, empréstimos hipotecários e outros serviços financeiros. Começaram como atividade secundária e hoje são empresas completamente independentes.

Empresas financeiras na indústria

Muitas empresas industriais acabam abrindo ramos financeiros oferecendo empréstimos comerciais, leasing, e outros serviços específicos aos seus clientes. Essas atividades secundárias acabam, geralmente, se desmembrando e formando empresas separada para uma melhor gestão.

Tecnologia

Empresas de tecnologia, geralmente, vão criando ideias e novas empresas a media que crescem, se tornando grandes conglomerados. Uma empresa pode fornecer informações de mapeamento, congestionamento e monitoramento de condições das estradas que podem ajudar as cidades a planejarem uma maior eficiência em projetos rodoviários, de estacionamento e de trânsito. Outra, dentro da mesma empresa, pode trabalhar com esses dados para criar um veículo autônomo.

MEI

Um MEI pode ter uma atividade principal, como escritor, professor ou mecânico, por exemplo, e trabalhar com uma atividade secundária de venda de produtos. Isso complementa a atividade e pode, em algum momento, até se tornar a atividade principal ou se desmembrar em mais uma empresa.

Como decidir a atividade secundária de sua empresa?

O ideal é que a atividade secundária complemente a atividade principal da empresa, sempre, e não começar pensando na atividade secundária como uma empresa separada. Por exemplo, se você tem uma empresa de vendas de produtos, você pode ter como atividade secundária a logística ou entrega dos produtos pelo menos em sua região. Uma empresa metalúrgica por trabalhar também com a venda direta ao consumidor. Um restaurante pode oferecer serviços de buffet.

Seja como for, a pesquisa, planejamento, e um bom plano de negócios são essenciais para decidir boas atividades secundárias.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)