Os líderes usam exercícios de formação de equipes em todos os tipos de ambientes: escolas, locais de trabalho, equipes esportivas, grupos de artes cênicas e organizações religiosas. Essas atividades podem variar de um simples exercício de dois minutos a um evento mais complexo e prolongado que ocorre durante vários dias ou semanas.

A escolha de atividades que exijam silêncio dos participantes pode aprimorar habilidades de equipe importantes, como comunicação, confiança e atenção a sugestões não verbais, e a atividade de espelho pode ser exatamente o que sua equipe precisa.

Dinâmica do espelho: como ela funciona?

A atividade de espelhos está entre as atividades favoritas que muitos times usam para quebrar o gelo durante o início de seus programas. É simples e eficaz em “quebrar o gelo” dentro do grupo. No início do programa de treinamento ou logo após os intervalos, os espelhos certamente vão trazer o clima certo para seu grupo de trabalho.

Materiais: Nada realmente além de música otimista para deixar o humor das pessoas mais animado.

Participantes: pelo menos dois participantes. É bom ter um número par de participantes para a atividade, pois todos serão divididos em pares.

Objetivo: encontrar um par e se divertir fazendo as instruções dadas.

Dinâmica de espelhos

A dinâmica de espelhos contribui para a formação de equipes. (Foto: Forbes)

Como fazer a atividade dinâmica do espelho?

O primeiro passo da atividade do espelho é encontrar um par.

Depois de encontrar um par, é preciso decidi quem é a pessoa A e que é a pessoa B.

A pessoa A colocará a palma da mão alguns centímetros na frente do rosto da pessoa B. É como estar de frente para um espelho normal.

Quando a música começa, as pessoas A podem mover as mãos para onde quiserem.

A pessoa B terá que seguir e manter distância entre o rosto e a palma da mão do parceiro até que a música pare.

Depois de acabar a primeira música, a pessoa A e a pessoa B mudam de papéis.

Dinâmica de espelhos quebra gelo: o que fazer depois?

Espelhos é usado principalmente como uma dinâmica quebra-gelo. Aqui estão algumas perguntas que podem ajudar a avaliar a experiência da equipe após terminar o primeiro estágio.

Como você se sente após a atividade?

Como você se sente em relação ao seu parceiro após a atividade? Em direção à multidão?

Há mais atividades divertidas e indutoras de aprendizado esperando por você e sua equipe, e variações desta mesma brincadeira. Se você tem um time mais introvertido, por exemplo, pode fazer uma brincadeira de espelhos onde cada um realiza as atividades profissionais do outro, espelhando o que o outro faria. Assim, pode um compreender melhor o que o outro faz na empresa.

O exercício de espelhamento é outro aquecimento de dinâmicas que se adapta facilmente a qualquer atividade de formação de equipe. Pode ser realizado em pares ou com todos em pé em círculo. Uma pessoa lidera fazendo movimentos lentos com os braços, mãos, cabeça e corpo. Seu parceiro ou os outros membros do círculo tentam imitá-la exatamente.

O truque deste exercício é evitar hesitar e seguir o líder. Todos devem tentar cronometrar suas ações o mais próximo possível – uma imagem espelhada – para que seja difícil distinguir quem lidera e quem segue. O líder deve garantir que seus movimentos possam ser imitados. O contato visual pode ajudar as outras pessoas a antecipar o próximo passo.

Como vocês fazem atividades de quebra-gelo? Como fariam a atividade de espelhamento?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)