A aposentadoria é o sonho de muitos brasileiros que trabalharam por anos a fio, pagaram seus impostos, e desejam ter um merecido descanso. Mas como saber quanto tempo você precisa para poder se aposentar? Vamos ensinar no passo a passo para você saber quanto tempo falta para a aposentadoria.

Simulação da contagem de tempo de contribuição

Você pode acessar o site da Previdência Social e fazer uma simulação baseada nos dados que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Você terá acesso a todas as informações de vínculos empregatícios e contribuições realizadas pelo empregado, em uma base de dados usada para concessão de benefícios como auxílio doença, pensão, e aposentadoria. Na simulação, você pode calcular tanto o tempo de contribuição quanto o valor do benefício usando dados da sua carteira de trabalho.

Cálculo de aposentadoria por idade ou por contribuição: informações importantes

Ao acessar a simulação para o cálculo da sua aposentadoria, é importantíssimo verificar se todas as informações de seus empregos anteriores estão cadastradas no banco de dados da Previdência Social. Você deve conferir se os valores das contribuições estão de acordo com o que foi descontado dos seus holerites de pagamento, e se as datas de saída e entrada nos empregos anteriores e do atual estão corretas. Caso haja algum erro, pode ser necessário entrar em contato com o antigo empregador ou ir até uma agência da Previdência Social em sua cidade para solicitar as correções.

Como verificar as informações sobre sua aposentadoria

A aposentadoria é muito importante para se manter uma boa qualidade de vida. Por isso, verifique sempre os dados da Previdência Social para garantir que tudo está OK. (Foto: The Fiscal Times)

Tempo de contribuição para aposentadoria: confirmando a simulação

Após a simulação da sua aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, o que você deve fazer é anotar todas as informações, inclusive divergências, para confirmar tudo que está no banco de dados. Com todos os dados em mãos, o primeiro lugar que você deve ir é no sindicato da sua categoria. Lá, os profissionais que trabalham especificamente com aposentadoria dos trabalhadores de uma dada área poderão informá-lo sobre muitas questões importantes. Por exemplo, certas categorias tem direitos adicionais em suas aposentadorias, tais como direitos a aposentar mais cedo ou a valores adicionais no salário. O sindicato vai te ajudar em todas essas informações, inclusive com correções de dados que você não conseguiu ver como errados durante a simulação.

Após a correção de informações, e informações extras que o sindicato tenha te passado, é necessário ir até uma agência da Previdência Social para corrigir as informações e confirmar sua simulação de aposentadoria. Lá tudo será repassado a você corretamente, com os valores exatos, inclusive o tempo que falta para você poder se aposentar tanto por idade quanto por tempo de contribuição.

Como confirmar se posso me aposentar?

Após a confirmação de todas as informações, você terá um bom retrato sobre sua possível aposentadoria. É possível saber a porcentagem do salário atual que você irá receber, bem como quanto tempo você precisaria contribuir a mais para receber uma aposentadoria maior. É com essas informações que você poderá tomar uma decisão mais consciente e bem planejada para se aposentar com segurança, sem perder muito dinheiro.

E o tempo que falta para se aposentar?

Para terminar nosso artigo, é importante dizer que o tempo que falta para você se aposentar pode ser relativo. Isso porque, como é possível aposentar por tempo de contribuição ou por idade, os dois prazos podem ser diferentes. Na simulação, é possível saber essas informações, garantindo uma aposentadoria tranquila.

É possível, por exemplo, estender o tempo de contribuição para se aposentar com valores maiores, assim como é possível que aposentar por idade seja um negócio melhor para você do que por tempo de contribuição. É importante fazer todas as simulações para garantir uma aposentadoria mais próxima do teto quanto possível.

Ficou alguma dúvida sobre como calcular quanto tempo falta para se aposentar? Se ficou, deixe suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)