Você pode ter passado muito tempo pensando sobre a idade certa para se aposentar, mas você já pensou sobre o mês do ano em que isso seria melhor? O mês de se aposentar pode afetar benefícios e pagamento de férias, tendo sérias implicações para benefícios da Previdência Social e impostos.

Sonhando com uma longa pausa de primavera? Dependendo da sua situação financeira, você pode pagar para esperar.

Coleta da previdência social

Se você está trabalhando quando você começa a coletar sua contribuição para a previdência social e são mais jovens do que a idade de aposentadoria do programa, seus benefícios podem ser reduzidos exponencialmente. Isso geralmente dá um incentivo para se aposentar mais tarde, preferencialmente após seu aniversário, pois o cálculo leva em consideração que quanto mais velha a pessoa é, maiores serão os benefícios que ela poderá coletar de aposentadoria.

Atrasos no pagamento do INSS

Outra razão alguns aposentados podem querer se aposentar no final do ano tem a ver com planejamento tributário. Trabalhadores de renda mais alta, por exemplo, pode querer fazê-lo para empurrar o início de benefícios para o ano seguinte e evitar maiores impostos sobre a renda. Além disso, atrasando benefícios fica mais perto de sua idade de aposentadoria integral e outros benefícios.

Outra vantagem considerável é que o futuro aposentado pode aumentar a contribuição dele para o INSS algum tempo antes de se aposentar e aumentar assim sua aposentadoria total.

Melhor época para se aposentar

Ao se aposentar no momento certo, você aumenta seus ganhos de aposentadoria e melhora sua folga financeira na terceira idade. (Foto: business.time.com)

Pagamentos de férias atrasados?

Se você tiver acumulado o pagamento das férias no momento da aposentadoria, observe quando você pode receber essa quantia. Algumas empresas não pagam até um mês ou mais depois que você se aposentou. Pagamento de férias é considerado ganho de renda, assim, atrasar a aplicação de benefícios da Previdência Social até que depois de ter recebido o cheque pode evitar uma bocada maior do Imposto de Renda.

Ainda sobre as férias, tente combinar suas férias para depois de seu aniversário e entrar com o pedido de aposentadoria assim que voltar das férias. É como uma prévia e também um preparativo para seu futuro financeiro.

Nas forças armadas?

Militares tem questões específicas de aposentadoria, como pensões e outros benefícios, que você tem de estar ciente ao fazer o pedido. A melhor forma para saber sobre estes benefícios é entrar em contato com o departamento pessoal de seu batalhão ou um contador que possa fazer todos os cálculos necessários para que você compreenda a legislação militar no Brasil e os benefícios aos quais tem direito.

Foi demitido pouco antes de completar o tempo de aposentadoria?

Você pode postergar um pouco a aposentadoria para poder arrecadar os recursos que faltam para uma aposentadoria integral. Desta forma, você ganha um tempo a mais para garantir uma terceira idade mais folgada financeiramente.

Tem investimentos e previdência privada?

Quanto mais velho for o contribuinte, maior será sua aposentadoria. Isso vale tanto para investimentos quanto para a previdência privada. Desta forma e com o planejamento certo, você pode conseguir poupar o suficiente para ter um salário até maior que o seu atual com sua aposentadoria. Portanto, sempre depois do seu aniversário é melhor para se aposentar.

Deixamos de responder alguma pergunta? Se deixamos, coloque suas questões nos comentários abaixo e teremos o prazer de respondê-la!

2 comentários para “Qual a melhor época do ano para pedir sua aposentadoria?”

  1. Geraldo

    Tenho 60 anos e em Novembro de 2015 completo 35 anos de contribuição. Gostaria de saber de devo solicitar pedido em Novembro de 2015 ou janeiro de 2016, devido reajuste da tabela em Janeiro. Se em janeiro qual a data?
    Grato

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Geraldo, vá a um posto de atendimento da Previdência ou entre em contato com um contador especializado. Só asism, você poderá ter respostas exatas.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)