Para a maioria das pessoas, a chave para uma aposentadoria feliz e gratificante é simples: ficar ocupado. Infelizmente, ao planejar a aposentadoria, muitas pessoas se concentram apenas nas finanças e não conseguem pensar, nem planejar, como elas passarão seu tempo.

Por que se preocupar com as atividades de aposentadoria agora, quando a aposentadoria está há anos, ou até mesmo décadas de distância? Porque as pessoas que contam com o desenvolvimento de novos interesses e envolvimentos depois dos 65 freqüentemente não planejam nada. E isso causa uma velhice aborrecida e deprimida.

O que fazer após a aposentadoria?

Nunca é cedo demais para planejar o que você fará nos seus anos dourados. Para começar, demore alguns minutos para anotar as coisas em que espera participar ativamente. Não conte atividades exclusivas, como ler, assistir TV ou fazer caminhada. Embora sejam perfeitas por si mesmas, não são suscetíveis de mantê-lo energizado e interessado por muito tempo. Seja o mais específico possível. Por exemplo, se você planeja participar de atividades de caridade destinadas a ajudar a educar as crianças necessitadas, com quem você vai trabalhar e o que você fará?

Tenha em mente que participar de apenas algumas atividades não vão te manter interessado na vida e para os outros. Se sua lista consistir em cursos, viagens, educação para adultos e esportes, você precisará fazer mais planejamento. Aqui estão algumas outras atividades a serem consideradas, e como planejar para elas.

O que fazer na aposentadoria

Aproveite sua aposentadoria com um bom planejamento, garantindo uma boa qualidade de vida após chegar o merecido descanso. (Foto: Investopedia)

Como ocupar o tempo depois da aposentadoria: trabalho de meio período

Muitas pessoas que apreciam a agitação e a criatividade do local de trabalho acham que trabalhar em meio período após a aposentadoria oferece a melhor oportunidade de se envolver na vida. E, é claro, trabalhar alguns anos extras pode percorrer um longo caminho para ajudar a resolver problemas de dinheiro.

Você deve planejar com antecedência se você deseja estabelecer uma nova carreira, transformar um hobby em um negócio. ou encontrar um emprego de meio período que seja mais desafiador do que preparar hambúrgueres. Investigue se você precisará de mais educação, experiência ou habilidades para executar seus planos. Em seguida, aproveite o tempo antes de se aposentar para desenvolver as ferramentas que você precisa.

Por exemplo, se você quiser converter sua paixão pela jardinagem em um negócio de paisagismo, talvez seja necessário fazer cursos de marketing e contabilidade, aprender como e onde comprar plantas e começar a desenvolver uma base de clientes. Isso pode significar recortar o trabalho atual e fazer alguns sacrifícios financeiros a curto prazo.

Estou aposentado. E agora, o que fazer? Que tal o voluntariado?

Muitas organizações sem fins lucrativos estão envolvidas em um trabalho que é fascinante. Por exemplo, há organizações sem fins lucrativos que preservam as florestas tropicais, registram histórias orais de imigrantes idosos, e ensinam crianças de baixa renda a lerem. Se você verificar, você encontrará uma organização que se conecta com seu interesse ou paixão.

Saber que você está fazendo o bem e o trabalho necessário pode tornar sua vida mais significativa. Trabalhar para melhorar a qualidade da vida dos outros ajuda algumas pessoas a lidar com a inevitabilidade de sua própria morte. Ajudar os outros dá a muitas pessoas mais velhas também a oportunidade de transmitir o amor e o apoio que já receberam.

Os locais de trabalho regulares são ótimos lugares para fazer amigos também, mas os grupos sem fins lucrativos tendem a atrair pessoas de mentalidade semelhante (como pessoas interessadas na alfabetização de adultos, na educação bilíngue, ou animais). O voluntariado pode ajudá-lo a formar amizades duradouras.

No começo, você pode pensar que isso não é uma boa ideia fazer trabalho voluntário. Afinal, você não está pedindo para ser pago, apenas para ajudar. Cada vez mais, porém, as organizações sem fins lucrativos maiores dependem de equipe remunerada e tecnologia para realizar muitas tarefas do dia a dia, usando apenas um pequeno grupo de voluntários experientes para assessorar o conselho de administração e os comitês consultivos. As pessoas que conhecem o campo e tem habilidades atualizadas estão em grande demanda, mas aqueles que tem pouco a oferecer além do desejo de ajudar podem ter dificuldade em encontrar um trabalho satisfatório.

A lição é a mesma coisa que no setor privado: explore sua carreira sem fins lucrativos bem antes de se aposentar e realmente precisar desse tipo de trabalho.

Dicas para aposentados: explore seus hobbies

Aposentadoria é um ótimo momento para dedicar mais tempo aos seus hobbies. Mas muitas pessoas não desenvolvem interesses fora do trabalho e da família em seus anos mais jovens e médios, pensando que irão fazê-lo depois que se aposentarem.

Se este é o seu plano, cuidado! Poucas pessoas que não cultivaram interesses autênticos durante seus anos de vida são capazes de fazê-lo após os 65 anos de idade. Muitos deles ficam entediados e desapontados. Então, aproveite o tempo agora para aproveitar a vida, desenvolver interesses e buscar hobbies. Quando você se aposenta, você pode dedicar mais tempo às suas atividades existentes e adicionar algumas outras.

O que você pretende fazer quando se aposentar? Quais atividades mais gostaria de realizar?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)