Você já pensou em ser um trabalhador voluntário? O voluntariado, além de ser um gesto nobre e humanitário, também pode trazer vários benefícios e aprendizados para sua vida. Muitas empresas hoje em dia utilizam o trabalho voluntário nos currículos inclusive como critério de desempate em processos seletivos, porque eles mostram o engajamento que as pessoas tem com uma causa e a preocupação com o outro, criando um ambiente mais saudável. Se isso não te convence, vamos ver algumas das vantagens em ser um trabalhador voluntário.

Recompensador

O voluntariado te dá uma oportunidade de fazer uma diferença na vida das pessoas em sua comunidade. Você pode usar suas habilidades e experiência para ajudar e enriquecer a comunidade local ou um grupo de pessoas que precisa de atenção, carinho ou apenas a sua presença. Busque algo que te emociona e com o qual você se identifica para tornar essa recompensa algo ainda maior.

Melhorar as perspectivas de emprego e empregabilidade

A gente já citou brevemente sobre isso, mas não custa nada reforçar. O voluntariado pode melhorar as suas perspectivas futuras de emprego e permitir aos empregadores ver que você desenvolveu competências necessárias que podem ser necessárias em uma organização. É especialmente útil quando você estiver completando os formulários de candidatura e durante entrevistas de emprego para ilustrar as habilidades que você desenvolveu através dessas experiências de voluntariado.

O lado bom de ser um voluntário

Seja um voluntário e faça uma diferença no mundo! (Foto: sustentavel.blog.br)

Experiência

Voluntariado é uma oportunidade para obter experiência em um campo dentro de uma área na qual você gostaria de trabalhar. E assim, além de melhorar suas habilidades, você pode também ter certeza de que está trabalhando na área que quer.

Treinamento

Muitos dos projetos de voluntariado vão incluir treinamentos, o que será útil tanto no projeto quanto mais tarde em sua vida.

Experiência com a diversidade

Ser um voluntário te dá a oportunidade de conhecer pessoas, tanto de dentro quanto fora da Universidade, que você normalmente não encontrará. Esta experiência lhe ensinará a ser mais compreensivo com diferentes pessoas e perfis, além de ser mais compreensivo.

Escolher sua carreira

O voluntariado te dá a oportunidade de testar opções de carreira em potencial.

Oportunidade de formação, desenvolvimento e network

O voluntariado oferece oportunidades de desenvolvimento que nem sempre são possíveis com trabalho remunerado, por exemplo, a comunicação e as pessoas, habilidades organizacionais e de gestão de tempo, planejamento e habilidades de orçamentação. Ele pode ajudar a abrir novas oportunidades e é uma maneira de explorar novas carreiras. Também, é onde muitos contatos de trabalho podem ser feitos, visando encontrar o emprego de seus sonhos.

Construir relações com organizações

O voluntariado pode ajudar a construir vínculos com organizações particulares como Escolas, Faculdades FE e organizações comunitárias específicas. Muitos trabalhos voluntários são patrocinados por grandes empresas. Quem sabe aí você já não consegue seus primeiros passos para trabalhar em uma delas?

Diversão

Voluntariado é divertido e gratificante, permitindo-lhe experimentar muitas oportunidades que nem sempre estão disponíveis para você em outros lugares.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)