Certas características são comuns a todos os grandes líderes. Acontece também que esses grandes líderes podem ser mais fortes em uma ou outra dessas características, e aprender mais sobre eles pode ser importante na hora de encontrar inspiração para seu próprio modelo de liderança. Vamos conhecer exemplos desses grandes líderes a partir das características que eles tem mais fortes.

Os principais líderes mundiais são flexíveis

Nem tudo vai sair como planejado. Os concorrentes mudam de táticas, os governos impõem novos regulamentos aos negócios, os ataques param o fluxo de produtos e, ocasionalmente, ocorrem desastres naturais. E em momentos como esses, os líderes tem que ser capazes de mudar de rumo, ou seja, primeiro certificarem-se de que seus negócios vão sobreviver e em seguida, encontrar uma nova maneira de atingir seus objetivos.

Exemplos de líderes flexíveis: Alexandre o Grande, Nelson Mandela, Jan Carlzon, Rainha Elizabeth II.

Grandes líderes mundiais da atualidade são bons comunicadores

Alguns líderes são grandes oradores, mas falar bem não é tudo o que é exigido de um líder. Como todos sabemos, há muitas pessoas que falam bem, mas entregam resultados. Os líderes que se comunicam bem são aqueles que não só compartilham seus pensamentos com os funcionários, mas também deixam sua força e caráter pessoal se mostrarem através de sua comunicação, capacitando aqueles que trabalham para eles, definindo as metas da empresa e mostrando como chegar lá.

Exemplos de líderes comunicadores: Elon Musk, Richard Branson, Oprah Winfrey, Martin Luther King, Steve Jobs.

Inspiração de grandes líderes

Bons líderes podem ser exemplares em uma série de aspectos, cultivando em seus liderados a vontade por melhores resultados e aumentando a capacidade de cada um deles de conseguir mais. (Foto: Morunda)

Grandes lideres empresariais tem coragem, tenacidade, e paciência

Ter a coragem de ficar sozinho em um campo, a tenacidade para não sucumbir à pressão, e a paciência para continuar lutando até que você ganhe o dia e às vezes, ser capaz de fazer os três ao mesmo tempo, é algo que você terá que desenvolver se quiser ser um líder verdadeiro e bem sucedido.

Exemplos de líderes corajosos, tenazes e pacientes: Jack Ma, Mahatma Gandhi, Dalai Lama, Desmond Tutu, Amelia Earhart, Madre Teresa, Maria da Penha, Flávio Augusto da Silva

Grandes lideres atuais tem humildade e presença

Agindo distante, ou acima de seus empregados não faz um líder. Os líderes tem de ser capazes de falar e ouvir seus funcionários em todos os níveis empresariais. Ao mesmo tempo, eles devem ter o respeito de seus empregados, o tipo de respeito que é obtido por ser honesto, ter integridade, e ser duro, mas justo.

Exemplos de líderes humildes e com presença: Bill Gates, Melinda Gates, João Dória, Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Maiores lideres da atualidade são responsáveis

Um empresário tem que perceber que um negócio tem problemas em todos os níveis, mas a responsabilidade sobre eles é dele. Isso significa que quando há culpa para ser aceita, o proprietário deve ser o primeiro a aceitá-la. Mas também significa que quando elogios são apropriados, eles devem ser espalhados entre os funcionários. E quando isso acontece, um líder nasce.

Exemplos de líderes responsáveis: Dwight Eisenhower, Winston Churchill, Margaret Thatcher, Luiza Helena Trajano.

Os benefícios de aprender com os maiores líderes

Aprender com um líder permite que você seja eficaz e eficiente na determinação do destino da sua empresa e criar uma equipe que se concentra em obtê-lo lá. Significa definir e exibir coragem moral e ética e dar um exemplo para todos na empresa, além de ajudar a ensinar habilidades de liderança para seus funcionários, que então ajudarão eles a fazer o trabalho pesado de mover a empresa de onde ela está hoje para onde ela precisa estar no futuro.

Os grandes ensinam como recrutar, contratar e promover funcionários que demonstram habilidades de liderança. Eles obrigam você a analisar seus próprios pontos fortes e fracos, bem como os da empresa, e permitem que você desenvolva um bom senso de realidade. A inspiração com os grandes líderes ajuda a ditar a conduta apropriada dos empregados enquanto ao mesmo tempo, impede que os funcionários sejam muito duros, cruéis ou maldosos para com os outros membros da equipe. Você aprenderá a enfatizar o valor dos clientes da empresa, como eles são tratados e a importância do retorno deles.

As realidades da liderança no mundo atual

Sua empresa pode cumprir as metas que você estabelece apenas se você liderar o caminho, motivando e incentivando seus funcionários a se tornarem uma equipe coordenada focada no destino.

Quando você está conduzindo sua empresa para novos ambientes, como nem você nem seus funcionários já estiveram lá antes, erros e a inexperiência aumentam o desafio, e sua liderança é a chave para enfrentar esses desafios.

Você tem que entender e ser bom o suficiente na liderança para ensiná-la aos seus funcionários, tanto pelo exemplo quanto pelo ensino. Quanto mais líderes você puder desenvolver, mais forte será o negócio e menos você terá que se preocupar sobre como o negócio está operando.

O sucesso da liderança

Há essencialmente três coisas que você deve realizar se você espera fazer da empresa um sucesso. Essas três coisas não representam todas as facetas da liderança, mas formam a base sobre a qual a liderança é construída e são parte integrante da liderança em todos os níveis.

A primeira delas é atingir o objetivo. Isso não é algo que você, ou qualquer um, pode fazer sozinho, o que significa que você terá que trabalhar com os outros para realizar.

O segundo é construir e manter a equipe. Dizer que você precisa de uma equipe para realizar algo é uma coisa, mas desenvolver uma e consistentemente incentivá-la e motivá-la é outra coisa, e algo que você deve fazer.

A terceira e última coisa que você tem a fazer é desenvolver indivíduos dentro da empresa. Afim de conseguir isso, você deve liderar pelo exemplo, ensinar os funcionários o que a liderança significa para que eles possam ensinar seus subordinados diretos, estabelecendo um ambiente para o sucesso, eliminando desculpas, reconhecendo quando os trabalhos são bem feitos, e tendo a coragem de tomar as decisões difíceis, incentivando a capacitação dentro de certos parâmetros, entre outros.

Liderança pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, mas em um negócio, a liderança deve sempre começar com o proprietário, que tem que definir exatamente o que a liderança significa para ele ou ela, e depois decidir o sucesso significa para o negócio. No entanto, ser um líder também significa articular essa visão para todos os outros na empresa, convencê-los de sua importância e incentivá-los e motivá-los a trabalhar juntos para alcançar os objetivos. E ao fazê-lo, pode vir mais naturalmente para alguns do que para os outros, mas nunca é fácil. Na verdade, ao contrário da opinião de muitas pessoas, os líderes não nascem assim. Os líderes são feitos, e são feitos pelo esforço e pelo trabalho duro.

Se você quiser dar a sua empresa um bom começo para o sucesso, tem de começar com a liderança, e a liderança tem de começar com você. Como você lidera seus subordinados? Quais exemplos de liderança você segue?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)