Nunca foi mais fácil de obter uma educação de qualidade no mundo. Enquanto as faculdades e universidades permanecem caras, existem centenas de opções diferentes para aqueles que querem se capacitar mas não podem pagar pela sua aprendizagem. E não estamos falando apenas de opções online: há também opções presenciais para aqueles que tem poucas condições para fazer o pagamento pelos cursos para te habilitar melhor para o mercado de trabalho.

Mas quais as formas de aprender se pagar?

Pesquisando por cursos online

Há centenas de cursos gratuitos e programas de aprendizagem online. Você pode fazer cursos de matemática, anatomia e programação de computadores, se preparar para exames que certificam seu conhecimento. Você poderá desde aprender os fundamentos de encanamento ou dar os primeiros passos na astronomia. Se você souber uma língua estrangeira, melhor ainda: as melhores faculdades do mundo fornecem cursos online gratuitos para quem estiver interessado.

Um dos aprendizados mais comuns online é o de um novo idioma através de inúmeros sites que oferecem cursos de idiomas tradicionais, como francês, alemão, ou os mais avançados, incluindo chinês e árabe. De quebra, alguns sites ainda oferecem links para cursos gratuitos ministrados por universidades.

Como pesquisar por cursos gratuitos online?

Procure o curso ou assunto de sua escolha em um mecanismo de pesquisa e adicione a palavra “gratuito” para encontrar diferentes opções. Muitas universidades estrangeiras também oferecem cursos online, por isso, não limite a pesquisa a sites brasileiros.

Lembramos: existem cursos gratuitos sobre tudo. Mas não são a única forma de aprender.

Pesquisando por outras formas de aprendizado online

Não se limite a sua pesquisa apenas aos cursos. Muitos cursos são agora oferecidos também por podcasts, ebooks gratuitos, redes interativas e aplicativos freeware. Alguns podem exigir algum conhecimento prévio ou você pode precisar se registrar para um certo tipo de atividade que você possa realmente fazer o curso, mas você certamente será capaz de encontrar algo, se você é uma pessoa mais visual ou auditiva.

No YouTube, existem muitos usuários bem intencionados que compartilham seus conhecimentos através de vídeos, sem cobrar nada por isso. O limite aqui é apenas sua imaginação e necessidade de aprendizado.

Aprendendo gratuitamente

Aprender gratuitamente não está limitado apenas ao ambiente online. Você pode aprender de graça em cursos de ONGs, universidades e entidades que promovem a educação no Brasil. (Foto: www.thinksmartgames.com)

Pesquisando por formas de aprendizado offline

O governo percebeu que há uma grande demanda do mercado por profissionais qualificados. Por isso, patrocina vários programas de capacitação profissional que são gratuitos. A maioria deles pode ser encontrado através de uma pesquisa básica com os termos “cursos gratuitos (nome da sua cidade)”. A maioria irá precisar de algum tipo de comprovação de renda, mostrando que você não poderá pagar pelo curso.

Além disso, são várias as faculdades e universidades no Brasil que disponibilizam cursos comunitários gratuitos e eventos dos quais você pode participar e aprender sem gastar nenhum dinheiro com isso. As prefeituras das cidades também são uma boa fonte de informação, assim como as instituições do sistema S, tais como SEST, SENAT, SEBRAE e SENAI.

Considerações finais

A maioria dos cursos gratuitos online não oferecem um diploma ou certificado, mas são uma ótima maneira de se preparar ou simplesmente para saber mais sobre um tema que lhe interesse. Já os cursos presenciais tem um pouco mais de exigência para que você possa fazer gratuitamente.

Nossa recomendação é que você faça cursos constantemente e a partir daí, aperfeiçoar suas habilidades constantemente. Isso não pode impedir de procurar alguns cursos pagos de qualidade. O negócio é nunca limitar suas opções.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)