Em algumas profissões, a capacidade de aprender com um erro é um privilégio. Pense em um piloto de avião, por exemplo: quantos erros podem fazer no trabalho antes que um acabe custando suas vidas? Não é nenhuma surpresa então saber que muitos pilotos tomam bastante tempo todos os meses para ler sobre acidentes de avião, simplesmente para descobrir o que outro piloto fez de errado para que eles possam aprender com esse erro.

Em situações profissionais, poucos de nós são confrontados com essas situações de vida ou morte, mas é importante saber como aprender coisas da maneira mais difícil. E com quatro passos simples, é muito mais fácil aprender com seus erros.

Aprenda com seus erros: seja o possuidor do seu erro

Poucas coisas funcionam contra nós mais do que uma atitude defensiva quando tentamos aprender com um erro. É natural querer nos defender de algum erro. Afinal, estragar algo é desconcertante e até humilhante. Mas onde está o ponto em defender um erro? O que você ganha protegendo o que você fez de errado em frente a uma crítica? No final, você acaba “vendendo” o erro para os outros, quando você deveria simplesmente ser o dono do seu próprio erro.

Em vez de tentar colocar a culpa em fontes externas, tais como as ações dos outros, a natureza, um horário errado, e alegando que outros merecem parte da culpa, aceite a culpa como a sua própria. É quase impossível aprender de um erro se você não pode sequer admitir que você o cometeu, e que você é responsável por isso. Se você perder um prazo, por exemplo, não culpe o tráfego ou colegas de trabalho. Se você calcular mal alguns números, aceite que era o seu trabalho ter feito isso direito.

Como aprender com seus erros

Aprender com seus próprios erros é uma das melhores formas de crescer pessoalmente e profissionalmente. (Foto: Be Well Buzz)

Aprender com os erros: o erro como estratégia de mudança em sua mentalidade

A chave para a realização e o sucesso é a perspectiva de uma pessoa sobre a noção de habilidade: Você acha que a habilidade é inerente, o que quer dizer que você tem ou não ela, ou você acha que habilidade é algo que pode ser desenvolvido? A postura que você toma representa uma parte de sua personalidade; Assumindo que o primeiro é verdadeiro é adotar uma mentalidade fixa, que desencoraja a resolução de problemas, enquanto a segunda representa uma mentalidade de crescimento, e encoraja a resolução de problemas.

Assim, o próximo passo na aprendizagem de um erro é ter certeza do que você está assumindo uma mentalidade de crescimento. Como as pessoas com uma mentalidade fixa tendem a se concentrar no desempenho, ao querer aparecer sob controle das situações, eles tem a tendência de não aprender a partir de um erro. Você deve considerar um erro como uma motivação para a melhoria, não como um golpe em seu ego ou uma ampliação de alguma deficiência pessoal..

Aprenda com seus erros não se sinta um covarde para chegar a raiz do problema

Investigue a principal causa de seu erro, sondando seus motivos e seus processos de pensamento para ajudar a determinar onde você fez errado e por quê. Também é importante procurar aconselhamento externo e imparcial para encontrar essas respostas. Você está olhando primeiro para o que você fez de errado e em seguida, verificando como você pode fazer do jeito certo.

Você superestimou sua inteligência? Não é incomum fazê-lo, embora ser capaz de admitir ter feito isso é muito menos comum do que deveria ser. Você subestimou o esforço necessário? Talvez você tenha entendido mal as instruções; Se assim for, não seja tão rápido para culpar as instruções. Afinal, talvez você não tenha tido clarificação ou simplesmente supôs que você sabia o que estava fazendo.

Aprenda com os erros implementando novas abordagens

Se possível, ponha em prática o que aprendeu o mais rápido possível para reforçar o processo de fazer as coisas do jeito certo. Desde que você tenha uma visão abstrata, que ajuda a visualizar o problema, você deve ser capaz de colocar qualquer coisa que você aprendeu em prática com bastante rapidez.

Uma visão abstrata permitirá que você veja todos os seus erros envolvendo superestimação, falta de esforço, falta de entusiasmo ou mal-entendidos, como sendo semelhantes o suficiente para te dar mais tempo disponível para projetos que se traduzirão em outros empreendimentos. É um método muito mais eficiente, na esperança de aprender o máximo de cada um de seus erros.

Como você corrige seus erros? Como você faz para aprender com os erros que comete?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)