10 erros de currículo que te atrapalham a encontrar emprego

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

A criação de um currículo bem organizado e poderoso é um dos aspectos mais importantes de estar no mercado de trabalho. Mas todo o seu trabalho duro em seus materiais de aplicação de emprego pode ser desfeito em um segundo se você cometer alguns desses erros de currículo graves. Visualizá-los vai te ajudar a entender por que você pode estar passando dificuldades em conseguir entrevistas de emprego.

1. Erros nos currículos prontos

Erros de ortografia, erros gramaticais, erros de pontuação ou outros ticos são muitas vezes um desqualificador total para os empregadores e podem enviar seu documento diretamente para a lata de lixo digital. Para evitar que estes pequenos (e, por vezes, não tão poucos), revise erros que passam por você antes de enviar.

E sempre certifique-se de ter pelo menos um ou dois amigos altamente orientados para os detalhes e meticulosos escanear seus currículos para erros. Às vezes, você está tão perto do documento que é fácil perder erros que um leitor externo pegaria imediatamente. É sempre bom ter um novo par de olhos para qualquer um dos seus materiais de aplicativos de emprego antes de enviar.

2. Mentir no currículo

Mesmo pequenas mentiras ou exageros podem cair em água muito quente com um empregador prospectivo ou atual. Embelezando seu currículo com falsidades é provável que o maior erro que você pode fazer no mercado de trabalho, e o risco para sua candidatura e sua reputação profissional é muito grande sobre qualquer recompensa de curto prazo que você acha que pode ganhar ao mentir.

3. Formatação do currículo

Os gerentes de contratação normalmente levam apenas alguns segundos para digitalizar o seu currículo e apontar alguns erros de currículo antes de decidirem passar para a próxima rodada. Não deixe sua formatação ficar no caminho do conteúdo em seu currículo, pois qualquer tipo de layout confuso ou organização desajeitada pode frustrar seu leitor e desligá-los para sua candidatura.

Erros no currículo comuns

Evitar os erros no currículo aumenta as chances de garantir uma entrevista de emprego. (Imagem: Fortune)

4. Informações desnecessárias no currículo

Seu currículo não é o resumo abrangente de toda a sua vida acadêmica e profissional. Não deve incluir coisas como suas notas do ensino médio, experiência de trabalho irrelevante que não tem nada a ver com sua vida profissional agora ou o trabalho para o qual você está aplicando, ou experiência de trabalho extremamente desatualizada de décadas passadas.

5. Resumo de objetivo no currículo

Declarações objetivas sobre currículos – algumas frases em que você resume o tipo de trabalho ou posição que você está procurando – são tudo menos obsoletas agora e têm sido substituídos pelo resumo ou “Resumo Executivo”.

Em vez de fazer os erros de currículo de explicar o que você está procurando (afinal, se você estiver se candidatando à sua posição, um empregador já terá uma boa ideia de posições que você está interessado), tome 2-3 frases para resumir ou explicar a experiência, conhecimentos, ou habilidades que você pode oferecer ao empregador.

6. Informações pessoais demais no currículo

No que diz respeito à informação pessoal, a maioria dos currículos deve incluir apenas seu nome e endereço de e-mail como campos obrigatórios, com o seu número de telefone, cidade ou estado em que você está localizado e um link para o seu perfil ou site do LinkedIn. Deixe fora um endereço residencial extra e qualquer informação sobre sua família, como o estado civil ou outros marcadores demográficos.

7. Endereços de e-mail não profissionais

Largue o endereço de e-mail adolescente ou inadequado do ensino médio ou da faculdade. Esses tipos de erros de currículo representam uma característica não profissional. Certifique-se de que seu e-mail de contato é simples ou profissional e não levanta nenhuma bandeira vermelha. Faça um novo email no Google, o que é bem simples e rápido.

8. Foto para o currículo

Em alguns casos, uma imagem pode ser apropriada, mas para a maioria dos campos ou indústrias, isso é considerado pouco profissional e pode até mesmo levantar questões sobre viés ou discriminação.

Não coloque a foto, deixando seu currículo bem minimalista.

9. A frase “referências disponíveis mediante solicitação”

Esta frase outrora comum é agora considerada datada e um dos erros de currículo. Para um, um empregador em potencial só assumirá que você fornecerá referências a pedido, então é uma espécie de afirmar o óbvio. E muitos empregadores fornecem um espaço na aplicação ou instruções específicas em torno de como enviar referências. Não desperdice espaço valioso na página com linhas inúteis como esta.

10. Hobbies pessoais

A menos que seu hobby tenha uma correlação muito clara e direta para o trabalho, exclua esta seção do seu currículo. Enquanto interessante, seu empregador não precisa saber sobre seu passatempo competitivo de montador de cubos mágicos ou que você ensina a yoga todo fim de semana.

Portanto, lembre-se sempre de evitar os erros de currículo acima mencionados ao redor de um currículo para a próxima entrevista de emprego.

E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário